domingo, 24 de agosto de 2014

RICHARD ATTENBOROUGH: ATOR, DIRETOR E PRODUTOR DE 'GANDHI', 'CHAPLIN' E 'JURASSIC PARK'


Educado, talentoso, irreverente, humor refinado, um lorde, enfim.

E não é que ele era Lorde - e Barão - do Império Britânico mesmo?

Lorde Richard Samuel Attenborough, O Barão Attenborough, nasceu na cidade inglesa de Cambridge em 29 de agosto de 1923 e se consagrou como ator, produtor e diretor de cinema, dos melhores de todos os tempos.

Começou a atuar aos doze anos de idade, cursou a Royal Academy of Dramatic Art e fez sua estréia profissional nos palcos aos 18 anos, com a peça de Agatha Christie, 'The Mousetrap' ('A Ratoeira') uma das produções para palcos mais longevas de todos os tempos.

Em foto promocional de 1947 - Daily Mail

No final da década de 1950 ele criou sua própria produtora de filmes, a Beaver Films, com Bryan Forbes e a partir daí,  sua carreira - tanto como ator, quanto como diretor  e produtor - deslanchou.

O ápice da carreira como produtor e diretor veio com 'Gandhi' (1982) - grande vencedor da maioria dos prêmios daquele ano - inclusive Oscar, Globo de Ouro e BAFTA - e que catapultou o protagonista, Sir Ben Kinsley, ao estrelato.

Dirigindo Sir Ben Kinsley nas filmagens de 'Gandhi' (1982) - Columbia Pictures
Também como produtor e diretor, é sempre lembrado por outra cinebiografia igualmente ótima: 'Chaplin' (1992), filme que marcou a estreia de Robert Downey Jr. como protagonista.

Com Robert Downey Jr., num intervalo das filmagens de 'Chaplin' (1992) - Carolco/TriStar Pictures
Como curiosidade, Sir Kinsley e Downey Jr se encontraram recentemente em 'Homem de Ferro 3'.

Como ator, depois de uma infinidade de bons filmes, foi imortalizado na mega obra de Steven Spielberg 'Jurassic Park' (1993), interpretando o Dr. John Hammond, criador do parque dos dinossauros dá que nome ao longa.

Em cena como o Dr.John Hammond, em 'Jurassic Park' (1993) - Universal Pictures

Attenborough foi presidente da British Academy of Film and Television Arts (BAFTA), a academia britânica responsável pela premiação anual dos melhores trabalhos realizados em cinema, televisão e outras mídias áudio-visuais.

Foi também presidente da RADA, dirigente da Capital Radio, presidente da Mahatma Gandhi Foundation e presidente da National Film and Television School.

Sua carreira foi produtiva até 2007.

PRINCIPAIS PRÊMIOS E INDICAÇÕES:

OSCAR:
1982 - Melhor Filme, por 'Gandhi'
1982 - Melhor Diretor, por 'Gandhi'

Com Sir Ben Kinsley, posando com todos os Oscars por 'Gandhi' - Sportsphoto

GLOBO DE OURO:
1982 - Melhor Diretor, por 'Gandhi'
1982 - Melhor Filme Estrangeiro, por 'Gandhi'
1985 - Indicado na categoria de Melhor Diretor, por 'Chorus Line'
1987 - Indicado na categoria de Melhor Diretor, por 'Cry Freedom'

BAFTA:
1982 - Melhor Diretor, por 'Gandhi'
1982 - Melhor Filme, por 'Gandhi'
1987 - Indicado na categoria de Melhor Diretor, por 'Cry Freedom'
1993 - Indicado na categoria de Melhor Diretor, por 'Shadowlands'

Com Sir Ben Kinsley, posando com o Bafta por 'Gandhi' - Bafta.org.

Richard Attenborough morreu aos 90 anos, após lutar contra uma longa doença - anunciou a rede BBC neste domingo.

"Seu papel em 'Brighton Rock' era brilhante. Sua direção em 'Gandhi' era surpreendente. Richard Attenborough era um dos grandes do cinema", escreveu o primeiro-ministro britânico, David Cameron, em sua conta no Twitter.

Ele era o irmão mais velho do famoso naturalista Sir David Attenborough, era casado com a atriz britânica Sheila Sim desde 1945 e era pai do diretor cinematográfico Michael Attenborough e da atriz Charlotte Attenborough.

Segundo a BBC, a família do ator, diretor e produtor, que no próximo dia 29 teria completado 91 anos, emitirá um comunicado entre segunda e terça.

Segundo o jornal londrino "The Guardian", Attenborough vivia desde 2013 em um lar para idosos no oeste de Londres e se movimentava em uma cadeira de rodas desde que sofreu um derrame há cinco anos, que o deixou em coma vários dias e do qual nunca se recuperou totalmente.

Mais uma lenda que se vai - mas, felizmente, deixa vida e obra para todos desfrutarmos por muito tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário