quinta-feira, 28 de agosto de 2014

'LUCY': PARTINDO DE UMA MENTIRA QUE SE TORNOU VERDADE, LUC BESSON ACERTA NOVAMENTE


SINOPSE:

Quando a jovem Lucy (Scarlett Johansson) é obrigada a transportar drogas dentro do seu estômago, ela não conhece muito bem os riscos que corre e acaba absorvendo as drogas, e um efeito inesperado acontece: Lucy ganha poderes sobre-humanos, incluindo a telecinesia, a ausência de dor e a capacidade de adquirir conhecimento instantaneamente.

CRÍTICA:

Em 'Lucy', longa que estreia hoje em 232 salas em todo o Brasil, o aclamado roteirista e diretor Luc Besson abusa da informação de que humanos usam apenas 10% da capacidade de seus cérebros para criar a trama.

Embora esteja cientificamente provado que isso não é verdade, muita gente acredita nessa informação e se esse é o seu ou caso, então você achará o longa bastante divertido.

Para todos os outros, vai depender da capacidade de cada um de ignorar ou não esse fato, pois o longa usa essa desculpa constantemente para brincar com questões filosóficas e existenciais, por sinal nada novas para qualquer um que viu 'Matrix', em meio a muitas cenas de ação exageradas.

Scarlett Johansson é Lucy, garota comum que ganha poderes extraordinários e decide guiar a humanidade a um novo futuro, depois de se vingar, claro.

Scarlett Johansson em cena do longa - Fotos dessa postagem: Divulgação/Universal Pictures do Brasil
Depois de viver uma heroína em 'Os Vingadores', uma A.I. em 'Ela' e uma alien em 'Sob A Pele', a atriz se supera novamente e fecha o ciclo como uma personagem que se transforma em uma deusa.

É graças à ela que o espectador permanece interessado, mesmo quando a protagonista se torna um ser frio e calculista.

Tudo começa quando a jovem estudante é raptada por bandidos que implantam cirurgicamente pacotes de super-drogas em seu abdômem para forçá-la a agir como mula (pessoas que carregam drogas entre países) para a Europa.

Quando um dos pacotes estoura dentro dela, ao invés de matá-la, algo muda em seu DNA, como todo bom filme de super-heróis, e a capacidade do cérebro de Lucy aumenta a taxas impressionantes, revelando habilidades mentais e físicas muito além da imaginação.

Como esperado, Bessom garante grandes sequências de ação, incluindo uma perseguição de carro completamente louca pelas ruas de Paris.

Cena do Longa
Os tiroteios não empolgam tanto, mas as lutam que envolvem os poderes de Lucy são bem produzidas e não devem nada a nenhum filme de super-heróis.

O problema é que as coisas começam a ficar bem esquisitas quando a garota passa a marca de 60% de capacidade cerebral.

Seus poderes crescem de forma exorbitante e a tornam praticamente uma divindade, acabando com todo o suspense e qualquer sensação de perigo da trama.

A partir daí as lutas perdem a graça de vez, já que ela só precisa acenar para vencer os inimigos.

Além disso, o discurso existencial começa a pesar cada vez mais perto do final e, eventualmente, a narrativa tenta emular, sem sucesso, o final de '2001: Uma Odisseia No Espaço'.

Para situar o espectador em meio a tanta loucura, Morgan Freeman tem o ingrato papel de explicar o que está acontecendo, algo muito parecido com o que fez recentemente em 'Transcendence' - um desperdício do seu enorme talento, enfim.

Morgan Freeman e Scarlett Johansson, em cena do longa
Apesar do final bizarro - que para muita gente pode fazer o longa-metragem soar como algo inteligente e reflexivo - o longa funciona com seu jeito extravagante e pulp.

Scarlett Johansson segura a onda e mantém a personagem interessante até o final.

Além disso, a narrativa é tão absurda que faz com que você fique curioso para ver o que vai acontecer em seguida - mérito do diretor francês que arrisca criar algo maluco sem medo de ultrapassar os limites do bom senso, como fez tão bem em 'O Quinto Elemento' e volta a repetir nesta produção.
(Crítica de Daniel Reininger)

CONFIRA O TRAILER DO LONGA:


FICHA TÉCNICA:
'LUCY'
Título Original:
Lucy
Gênero:
Ação
Direção:
Luc Besson
Roteiro:
Luc Besson
Elenco:
Amr Waked, Analeigh Tipton, Cédric Chevalme, Christophe Tek, Claire Tran, Frédéric Chau, Jan Oliver Schroeder, Mason Lee, Min-sik Choi, Morgan Freeman, Paul Chan, Pilou Asbæk, Scarlett Johansson, Yvonne Gradelet
Produção:
Christophe Lambert, Luc Besson, Virginie Silla
Fotografia:
Thierry Arbogast
Trilha Sonora:
Eric Serra
Duração:
89 min.
Ano:
2014
País:
Estados Unidos
Cor:
Colorido
Estreia no Brasil:
28/08/2014
Distribuidora:
Universal Pictures
Estúdio:
Universal Pictures
Classificação:
16 anos
Cotação do Klau:

Nenhum comentário:

Postar um comentário