quinta-feira, 7 de agosto de 2014

'O MENINO NO ESPELHO': NADA PIROTÉCNICO, NADA TECNOLÓGICO, MAS CONTANDO UMA BOA HISTÓRIA PARA AS CRIANÇAS


Se vivemos tempos em que a pirotecnia digital impera nos filmes infanto-juvenis, principalmente nos norte-americanos, é muito bem vindo vermos que nem tudo está perdido no tocante a bom roteiro, boas atuações e, principalmente, inteligência cinematográfica em longas dirigidos para esse público, aliás o que mais vai - e lota - as salas de cinema.

Partindo de uma trama baseada no livro homônimo do escritor mineiro Fernando Sabino (1923-2004) que narra memórias de sua infância em Belo Horizonte da década de 1930, 'O Menino no Espelho', de Guilherme Fiuza Zenha, que estreia hoje em 05 salas paulistanas, retrata as aventuras do jovem Fernando (Lino Facioli).

O Menino no Espelho : Foto
Lino Facioli, em cena como o protagonista Fernando - Fotos dessa Postagem: Divulgação/Downtown Filmes
Com oito anos, sua criatividade é tão acelerada quanto sua capacidade de se envolver em encrencas.

Enquanto seu pai (Mateus Solano, mais uma vez num ótimo papel) é indulgente com seu comportamento, sua mãe (Regiane Alves) já se mostra cansada e pensa seriamente manda-lo para um colégio interno militar.

O Menino no Espelho : Foto
Mateus Solano e Regiane Alves interpretam os pais de Luciano
Líder de seu grupo de amigos, Fernando tem um sonho: ter um duplo que faça seus deveres escolares e cumpra com suas obrigações familiares, restando a ele todo o tempo livre para praticar suas estripulias.

E não é que o sonho de Fernando se torna realidade?

Sua imagem no espelho, Odnanref (seu nome ao contrário), ganha vida e agora, comandando seu duplo, Fernando pode, enfim, aproveitar suas tardes em pescarias, sem nada pra fazer e ainda com tempo de desvendar os mistérios de uma casa mal-assombrada.

O Menino no Espelho : Foto
Fernando é o líder da sua turma
Lógico, que essa situação não duraria muito, já que Odnanref revela sua verdadeira personalidade e pior, assume o controle da vida de ambos.

Filmado em Cataguases, interior de Minas Gerais, o diretor Zenha contou com um trabalho excepcional do diretor de arte José Roberto Eliezer (de "O Cheiro do Ralo"), além também de uma pesquisa histórica que insere alguns personagens que, possivelmente, exigirão certa explicação para as crianças depois da projeção, como é o caso dos integralistas, liderados pelo Major Faria (Ricardo Blat).

O Menino no Espelho : Foto
Ricardo Blat interpreta o  Integralista Major Faria
Nostálgica, a produção fala de uma época nada tecnológica,  sem games, tablets e computadores e nessa visão do diretor (que também assina o roteiro), a história remete o espectador a uma  mais que bem vinda infância mágica, em que o espaço do brincar (a rua, a praça, o quintal) ainda era imprescindível.

Você e seus filhos vão se divertir a cada cena - e que danado de bom é esse garoto, Lino Facioli!

Estreando na semana em que comemoramos o Dia dos Pais, o longa é poesia pura e não deixa de ser uma senhora mensagem, enfim, a todos os pais também.

Confira o trailer do longa:


*****
'O MENINO NO ESPELHO'
Direção:
Guilherme Fiúza Zenha
Roteiro:
André Carreira e Guilherme Fiúza Zenha
Elenco Principal:
Gisele Fróes, Laura Neiva,Lino Facioli, Mateus Solano, Murilo Grossi, Regiane Alves, Ricardo Blat
Produção:
André Carreira e Guilherme Fiúza Zenha
Preparadora de Elenco:
Lais Corrêa
Produção:
Camisa Listrada Ltda.
Co-produção:
Solo Filmes/Canal Brasil/Quanta Post/ANCINE
Distribuidor brasileiro (Lançamento):
Donwtown Filmes
Cotação do Klau:

Nenhum comentário:

Postar um comentário