quinta-feira, 21 de agosto de 2014

'OS MERCENÁRIOS 3': SE COM OS 'VELHINHOS' A SAGA DAVA CERTO, PRA QUE ENFIAR JOVENS NA TRAMA?


SINOPSE:

Conrad Stonebanks (Mel Gibson) foi um dos fundadores do grupo Os Mercenários junto com Barney Ross (Sylvester Stallone).

No passado, os dois tiveram uma rixa e Ross não viu outra alternativa a não ser tirar a vida de Conrad.

O que ele não esperava era que o algoz na verdade havia forjado a própria morte e retorna, mais poderoso do que nunca, querendo vingança.

Para derrotar a ameaça, Ross decide reunir novos Mercenários para o grupo para tentar manter a hegemonia de uma vez por todas.

Fotos dessa postagem: Divulgação/Lionsgate

CRÍTICA:

'Os Mercenários 3' - que estreia hoje em 473 salas em todo o Brasil - não é o achado que foi o último filme da franquia, uma bem acertada fórmula de cenas de ação e humor, porquê neste terceiro episódio resolveu partir para escolhas equivocadas de seu roteiro, como inserir um monte de personagens jovens e dispensáveis, num longa desde sempre pensado para os fãs reverem, juntos,  nossos melhores atores de filmes de ação dos anos 80 e 90.


Ainda bem que nossos 'velhinhos' estão todos lá - Stallone, Schwarzenegger, Lundgren, Statham, Crews e Li - mais as participações especiais dos também veteranos Harrison Ford, Wesley Snipes, Antonio Banderas e Mel Gibson.


Só com eles o longa já estaria de bom tamanho, e ao espectador bastava muita ação – e o filme começa com uma boa sequência – e continuar não se levando a sério.


Mas Stallone e seus parceiros de roteiro sismaram de ir além de seu público cativo e dialogar com os jovens, introduzindo um grupo de novos personagens - interpretados por Glen Powell, Victor Ortiz, Ronda Rousey e Kellan Lutz - recrutados por Barney Ross (Stallone) para formar uma juvenil equipe de mercenários.


As motivações de Ross para deixar de lado os velhos parceiros não convencem, nem seus amigos e muito menos o público e o espectador sofre com o demorado recrutamento da nova equipe.


Kelsey Grammer interpreta o cara que ajuda Barney a encontrar seus novos guerreiros e como manda o roteiro, Barney cruza com cada um deles justamente no momento em que estão exibindo suas habilidades.


Mel Gibson convence como o vilão, um ex-mercenário que abandonou a carreira para se transformar em milionário traficante de armas e Antonio Banderas interpreta um soldado ansioso e excessivamente falador - juntamente com Gibson, são responsáveis pelos melhores momentos do filme.


Harrison Ford não brilha tanto como chefão da CIA, mas também não compromete o conjunto.


Pena que o longa perca muito de seu tempo tentando o impossível, fazer com que o espectador se interesse pela trupe de jovens mercenários, que ocupam espaço demais dentro da trama e não convencem ninguém.


Como a história - justamente pelos jovens - se desenvolve mal, as cenas de ação se tornam vazias e repetitivas, apesar de bem feitas.


Pior: para conseguir uma classificação etária mais baixa, os produtores desistiram totalmente de sequências mais violentas, o que soa como um desrespeito com a geração que, como eu, cresceu assistindo aos filmes protagonizados pelas lendas reunidas aqui.


Enfim, querer agradar fãs veteranos de ação com uma trama com classificação para crianças de 14 anos, realmente não dá.



Ainda bem que quando os velhinhos estão em cena, o espectador treme de emoção - a divertida cena final, que mostra que os personagens de Schwarzenegger e Jet Li são gays e tem um caso, prova isso.

Pra que mexer tanto assim num time que estava ganhando?

CONFIRA O TRAILER DO LONGA:



FICHA TÉCNICA:
Título no Brasil:
'OS MERCENÁRIOS 3'
Título Original:
'THE EXPENDABLES 3'
Gênero:
Ação
Direção:
Patrick Hughes (que também dirigiu os outros dois)
Roteiro:
Creighton Rothenberger, Dave Callaham, Katrin Benedikt, Sylvester Stallone
Elenco:
Antonio Banderas, Arnold Schwarzenegger, Dolph Lundgren, Harrison Ford, Jason Statham, Jet Li, Kellan Lutz, Kelsey Grammer, Mel Gibson, Sylvester Stallone, Terry Crews, Wesley Snipes
Produção:
Avi Lerner
Fotografia:
Peter Menzies Jr.
Montador:
Paul Harb, Sean Albertson
Trilha Sonora:
Brian Tyler
Duração:
126 min.
Ano:
2014
País:
Estados Unidos
Cor:
Colorido
Estreia no Brasil:
21/08/2014
Estúdio:
Millennium Films / Nu Image Films
Classificação:
14 anos
Cotação do Klau:

Nenhum comentário:

Postar um comentário