sábado, 16 de agosto de 2014

'AS TARTARUGAS NINJA': AVENTURA COM A MÃO DE MICHAEL BAY E DESEMPENHOS ESPETACULARES DO ELENCO EM CAPTURA DE MOVIMENTOS


Nas comemorações de 30 anos do lançamento dos quadrinhos criados por Kevin Eastman e Peter Laird, ninguém menos que o atual 'rei da ação' Michael Bay assina a produção que marca a volta dos quelônios alienígenas às telonas - e que volta!

Embora não seja o diretor - coube a Jonathan Liebesman, de 'Fúria de Titãs' tocar o barco - a mão de Bay se faz presente a todo instante em 'As Tartarugas Ninja', que estreou nesta quinta (14) aqui no Brasil em 479 salas e que recria as origens do quarteto.

Por isso, espere o melhor e o pior que o diretor da franquia 'Transformers' oferece: excelentes efeitos especiais e cenas de ação, em meio a uma história mal amarrada, mas com desempenhos memoráveis dos protagonistas.

Megan Fox interpreta a repórter April O'Neil - fotos dessa postagem: Divulgação/Paramount Pictures Brasil
E em vez de ir direto à fonte (os quadrinhos), o roteiro traz uma mudança radical na formação dos personagens, com o objetivo de amarrar possíveis sequências.

No original, Leonardo, Michelangelo, Donatello e Raphael são quatro tartarugas  com nomes de pintores da Renascença italiana que, por acidente, são expostas a um material radioativo, crescem nos esgotos de Nova Yok, criadas por um rato mutante, o Splinter, que ensina a arte marcial ninjutsu e valores morais ao quarteto.

O rato Splinter , interpretado por captura de movimentos pelo ator Danny Woodburn
Quando se tornam adolescentes, passam a lutar contra o crime, em especial, combater o vilão Destruidor e seu Clã do Pé, formado por ninjas.

Nesta nova versão, os personagens são mantidos, mas os heróis são produto de uma experiência genética promovida por Erick Sachs (William Fichtner) e o Dr. O'Neil (Paul Fitzgerald), cujo objetivo está nos planos do Destruidor (Tohoru Masamune).

Donatello é  interpretado por captura de movimentos pelo ator Jeremy Howard
Após um incidente fatídico no laboratório, tanto o rato Splinter (Danny Woodburn) como as tartarugas Leonardo(Pete Ploszek), Michelangelo (Noel Fisher), Donatello (Jeremy Howard) e Raphael (Alan Ritchson) são dados como mortos, mas vão parar nos esgotos, onde se tornam adolescentes e, então, vigilantes na luta contra o Clã do Pé.

Leonardo é  interpretado por captura de movimentos pelo ator Pete Ploszek
Será a jornalista April O’Neil (Megan Fox) que, na busca por um furo, revelará a existência das tartarugas ninja a Erick Sachs, que finalmente poderá dar cabo aos planos do Destruidor.

Resta à repórter, então, ajudar os heróis a enfrentar os problemas que causou.

Michelangelo  é  interpretado por captura de movimentos pelo ator Noel Fisher
Curiosamente, embora recomece do zero, a produção exige do espectador um conhecimento prévio para entender as motivações das personagens.

Quem é o Destruidor? 

De onde surgiram os ninjas que o acompanham em seu clã? 

Splinter aprendeu artes marciais apenas lendo livros velhos? 

O que é “cowabunga”?

Raphael  é  interpretado por captura de movimentos pelo ator Alan Ritchson
Nada aqui faz muito sentido para quem nunca ouviu falar dos quadrinhos, das séries de TV ou da trilogia original no cinema (1990–1993), mas a diferença maior e bem vinda é que agora os heróis e Splinter são interpretados pela técnica de captura de movimentos e os atores escalados para cada papel, definitivamente, dão show a cada cena - especialmente Noel Fisher, que como Michelangelo é definitivamente o alívio cômico, com suas constantes piadas sobre April (algumas bem sexuais), sendo o mais carismático dos quatro.

Apesar da frouxidão da narrativa, abre-se uma boa brecha ao humor, com a participação especial de Will Arnett e Whoopi Goldberg, que dão conta do recado direitinho.

A ganhadora do Oscar Whoopi Goldberg, em cena do longa
Com sequência confirmada para 2016, é de se esperar que a nova produção preencha as lacunas da história contada aqui já que, por mais fantástico que seja este universo, há uma lógica narrativa que parece ter sido esquecida no roteiro de
Josh Appelbaum, André Nemec (ambos de 'Missão: Impossível – Protocolo Fantasma') e Evan Daugherty (de 'Divergent'e), aprovado por Michael Bay.

Vestindo a roupa para captura de movimentos, o intérprete de Raphael, Alan Ritchson aguarda para filmar uma cena nas ruas de NY com Megan Fox (April)
Com direção de arte e figurinos primorosos e direção de fotografia do brasileiro Lula Carvalho, você, com certeza,  não verá Nova York tão linda em filmes recentes.

Jonathan Liebesman faz o que Michael Bay manda e o resultado é um longa divertido, repleto de ação e que todos da família vão gostar.

Confira o trailer do longa:

*****
'AS TARTARUGAS NINJA'
Título Original:
TEENAGE MUTANT NINJA TURTLES
Gênero:
Aventura
Direção:
Jonathan Liebesman
Roteiro:
André Nemec, Evan Daugherty, Josh Appelbaum, Kevin Eastman, Peter Laird
Elenco:
Abby Elliott, Alan Ritchson, Alexandra Jordyn, Alison Fernandez, Ami Sheth, Braeson Herold, Casey Roberts, Chris J. Cullen, Danny Woodburn, David Hill, Dennis Lauricella, Dolores Winn, Jeremy Howard, John Stepanian, Joseph Paul Kennedy, K. Todd Freeman, Keith Mackler, Malina Weissman, Matthew Gooley, Megan Fox, Minae Noji, Noel Fisher, Paul A Nielsen, Paul Thornton, Pete Ploszek, Philip Odango, Raquel Merediz, Reginald L. Barnes, Rich Petrillo, Richard R. Corapi, Stephen Sapienza, Steven Weisz, Toshiko Onizawa, Venida Evans, Whoopi Goldberg, Will Arnett, William Fichtner
Produção:
Andrew Form, Bradley Fuller, Galen Walker, Michael Bay, Scott Mednick
Fotografia:
Lula Carvalho
Montador:
Glen Scantlebury, Joel Negron
Trilha Sonora:
Brian Tyler
Duração:
101 min.
Ano:
2014
País:
Estados Unidos
Cor:
Colorido
Estreia no Brasil:
14/08/2014
Distribuidora:
Paramount Pictures Brasil
Estúdio:
Paramount Pictures
Classificação:
12 anos
Cotação do Klau:

Nenhum comentário:

Postar um comentário