segunda-feira, 25 de agosto de 2014

EMMY AWARDS: PRINCIPAL PRÊMIO DA TV AMERICANA SERÁ ENTREGUE HOJE À NOITE


Três séries estreantes e um punhado de estrelas do cinema podem agitar a cerimônia de premiação do Emmy nesta segunda-feira e confirmar a tendência de narrativas sofisticadas e de fôlego na indústria televisiva norte-americana.

Liderada pelo seriado policial " True Detective", da HBO, a minissérie cerebral "Fargo", do FX, e a comédia online "Orange Is the New Black”, do Netflix, uma nova safra de atrações aponta os novos rumos da televisão.

“Temos muitas estreias atraentes”, disse Tom O'Neil, editor do site de previsões Goldderby.com.
“Não é só a velha comédia pastelão com cara nova”.

Juntas, as três séries receberam 42 indicações e refletem a força crescente das produções fora do padrão – desde as temporadas inteiras disponibilizadas de uma vez pelo Netflix aos seriados " True Detective" e "Fargo", com novos elencos e novas tramas a cada temporada.

Divulgação/HBO

“Elas não têm só um reconhecimento extraordinário da crítica”, afirma O'Neil.
“Têm um charme extraordinário, geram um burburinho extraordinário e uma enorme repercussão”.

Na cerimônia de entrega dos Emmys, teremos mais um ano no qual as grandes redes de TV ficaram de fora da categoria de melhor drama.

Assim, "Breaking Bad" - do canal AMC - e que exibiu seu último episódio em setembro passado, irá defender seu título diante do suspense político "House of Cards" - do Netflix - de "Mad Men", panorama do mundo da propaganda - também da AMC - da série de época "Downton Abbey" - da rede britânica PBS - e do épico de fantasia "Game of Thrones" e da já citada " True Detective” - ambos da HBO, canal do grupo Warner recordista em indicações esse ano.

Divulgação/AMC

As atrações estreantes também têm a vantagem da experiência de astros do cinema como Matthew McConaughey e Woody Harrelson (" True Detective”) e Billy Bob Thornton e Martin Freeman ("Fargo"), que concorrem nas principais categorias de atuação.

“O que vemos agora é 'True Detective' e 'Fargo' na vanguarda da direção para a qual boa parte dos roteiros estão seguindo”, opinou Andy Greenwald, que escreve no blog de cultura e esportes Grantland.com, acrescentando que o formato de minissérie permite aos talentos de Hollywood testarem as águas da TV sem arriscar suas carreiras cinematográficas.

"Prestígio e aceitação são a nova moeda no mercado televisivo”, afirmou.

O'Neil reconhece que “o Emmy é o prêmio de uma indústria conservadora que tende a premiar a mesma coisa, entra ano sai ano”, mas que a simples presença dos novos seriados na competição já renova os ares da cerimônia.

Já na lista das melhores produções de comédia há mais equilíbrio entre concorrentes antigos e novos.

Entre as veteranas, estão 'The Big Bang Theory', 'Veep', 'Louie' (ainda inédita no Brasil), 'Modern Family' - no páreo com as novatas 'Orange Is the New Black' e 'Silicon Valley'.

Elenco de 'The Big Bang Theory' - Warner

A força das produções mais recentes está presente na disputa pelo troféu de melhor ator de drama, em que Matthew McConaughey e Woody Harrelson - ambos de 'True Detective' - podem ficar com o prêmio almejado por Kevin Spacey ('House of Cards') Bryan Cranston ('Breaking Bad'), Jeff Daniels ('The Newsroom', vencedor de 2013) e do azarado Jon Hamm ('Mad Men'), que já foi indicado 12 vezes ao Emmy - incluindo ator convidado em '30 Rock' - mas nunca saiu vitorioso.

Jeff Daniels, em cena de 'The Newsroom' , da HBO- Divulgação

Com menos badalação que as séries, porém relevantes no quesito qualidade, estão na briga os telefilmes 'Quem Matou Kennedy?', 'Muhammad Ali’s Greatest Fight', 'Sherlock: His Last Vo'w, 'The Trip To Bountiful' e 'The Normal Heart'.

Além das categorias mais conhecidas, o Emmy tem outras pouco comuns, como a de 'melhor reality com temática de competição', em que estão as versões norte-americanas de 'The Amazing Race', 'So You Think You Can Dance', 'Project Runway', 'Top Chef', 'The Voice' e 'Dancing with the Stars' - equivalente ao quadro 'Dança dos Famosos', do 'Domingão do Faustão'.

Os Emmy Awards serão entregues nesta segunda à noite, direto do Nokia Theatre, em Los Angeles.

Com apresentação do comediante Seth Meyers, o 66º Emmy Awards será exibido no Brasil pelo canal pago Warner, com exclusividade.

A transmissão está marcada para começar às 20h30 (horário de Brasília) e meia hora antes da cerimônia, a emissora mostrará os destaques do tapete vermelho.

Mas aqueles que gostam de acompanhar todo o aquecimento antes entrega não ficarão desamparados: no canal E!, a transmissão do desfile dos astros, com suas roupas de gala, e de suas entrevistas feitas pelas estrelas do canal como Giuliana Rancic, começa às 17h30.

O comediante Seth Meyers, apresentador do Emmy de 2014 - Getty Images

Depois da cerimônia, o E! também exibirá a tradicional festa de comemoração do prêmio, com início previsto para meia-noite.

Além de mostrar as novidades pela televisão, a cobertura poderá ser vista pelas redes sociais (Facebook, Twitter e Instagram) e pelo site oficial do E!

Divulgação

EMMY WARDS
Quando: hoje (25.8)
Red Carpet: a partir das 17h30, no E! e a partir das 20h no Warner Channel
Cerimônia: 20h30 no Warner Channel

Nenhum comentário:

Postar um comentário