Começou hoje a 71ª edição do Festival de Veneza, a mais antiga mostra cinematográfica do mundo.
O Brasil mais uma vez está fora da mostra competitiva – o curta 'Castillo y El Armado', uma animação gaúcha de Pedro Harres, será o único representante nacional – e a seleção de filmes privilegia o cinema americano e europeu, relata a repórter Janaína Pereira.
Nesta manhã ensolarada com vento frio no Lido - bela ilha veneziana onde até dia 6 de setembro se realiza o evento - foi exibido 'Birdman – or the Unexpected Virtue of Ignorance', que abrirá o Festival à noite, apenas para convidados.
O longa do mexicano Alejandro González Iñarrítu ('Babel'), trouxe a Veneza um elenco hollywoodiano, liderado por Michael Keaton.
A trama se passa nos bastidores de uma peça de teatro, e conta como um artista que interpretava um super-herói (Keaton) precisa lutar para se sustentar.
As piadas irônicas envolvendo nomes de celebridades, e as próprias situações propostas por Iñarrítu no filme são de uma ousadia poucas vezes vista em festival considerado conservador como Veneza.
Na sessão para a imprensa, realizada hoje cedo, o filme não agradou muito, mas vale ressaltar que é o tipo de obra que precisa de perspicácia para entender a proposta do diretor.
Inteligente, 'Birdman' é sem duvida um filme ousado para um cineasta que estreou já fazendo muito sucesso com 'Amores Brutos', e que se tornaria uma promessa no cinema americano com o ótimo '21 gramas' e indicado ao Oscar com 'Babel'.
Iñarrítu muda o rumo e vai para o caminho da crítica ao sistema que ele mesmo pertence, escalando nomes como a queridinha da mídia Emma Stone e o quase galã Edward Norton.
Bom começo para Veneza, que vem perdendo público e crítica para o Festival de Toronto, mas que mostra que ainda tem fôlego para apostar em ousadias cinematográficas.
E só para constar: 'Birdman' estreia somente em 22 de janeiro de 2015, aqui no Brasil.
Assista ao trailer de 'Birdman':
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