quarta-feira, 27 de agosto de 2014

'MARY POPPINS': UM DOS MAIORES MUSICAIS DE TODOS OS TEMPOS FAZ 50 ANOS HOJE


Baseada na série de livros da escritora australiana Pamela Lyndon Travers, a adaptação das histórias da babá Mary Poppins à telona foi um empenho pessoal de Walt Disney, que teve que se esforçar muito para conseguir concluir a missão.

A gênese do projeto dos sonhos de Walt Disney foi recentemente contada no longa "Walt nos Bastidores de Mary Poppins" (2013), que traz Emma Thompson no papel da escritora e Tom Hanks como Disney e mostra todos os dissabores que o mago do cinema passou, já que o ciúmes doentio  que a escritora sentia por sua personagem fez com que ela rejeitasse todas as propostas de adaptação cinematográfica recebidas, especialmente pela vontade de Disney de fazer do livro um musical que misturasse personagens reais com imagens de animação.

Mas foi justamente a junção desses dois elementos que diferenciaram o filme dos demais.

Se hoje em dia é muito comum filmagens com fundos verde ou azul para depois imagens, cenários, efeitos especiais ou animações sejam inseridos na cena, em 1964, ano das filmagens de 'Mary Poppins', isso ainda não tinha acontecido - e só por isso, Walt Disney pode ser chamado eternamente de gênio por prever isso.

A equipe de efeitos especiais - formada por Peter Ellenshaw, Eustace Lycett e Hamilton Luske - desenvolveu uma técnica muito inovadora para aquele momento, mas que seria absorvida rapidamente pelo cinema.

O segredo era o vapor de sódio, etapa prévia do que hoje se conhece como "tela azul" ou  'cromaqui'.

Confira o trailer original de "Mary Poppins":


A técnica trouxe um grande realismo às cenas, como naquela em que todos os protagonistas - Dame Julie Andrews, Dick Van Dycke e as crianças Karen Dotrice e Matthew Garber - sobem em um carrossel para percorrer um parque ou na qual um simpático grupo de pinguins atua como garçons.

O musical resultou em uma obra espetacular, ainda que Pamela Lyndon Travers tenha não só odiado, como proibido a Walt Disney Company de filmar as outros sete livros que tinham a babá com poderes mágicos como protagonista.

Felizmente, só a autora estava errada e essa história fantasiosa, familiar e musical rendeu a Dame Julie Andrews o seu primeiro e único Oscar - o filme recebeu no total cinco Oscar, prêmios que também reconhecem as proezas de sua personagem.

Isso porque, por trás das tarefas de uma babá qualquer, Mary Poppins escondia um universo cheio de magia, cores e vida.

Mas nada lembra mais "Mary Poppins" do que suas próprias canções, como "Supercalifragilisticoespialidoso", cantada facilmente mesmo 50 anos depois de sua estreia.

Relembre Julie Andrews e Dick Van Dycke, cantando "Supercalifragilisticoespialidoso":


A música foi elemento fundamental, principalmente pelo fato de o filme abordar uma história tão pouco original como efetiva: crianças criadas por um pai ocupado encontram em uma mágica babá a válvula de escape e a melhor forma de ensino para toda família.

A trilha sonora do filme - composta pelos irmãos Richard M. Sherman e Robert B. Sherman - que conseguiram dois prêmios Oscar por seu trabalho: o de melhor trilha sonora e o de melhor canção, por "Chim Chim Cher-ee".

Confira o clipe de "Chim Chim Cher-ee":


Canções inocentes e divertidas que encontraram sua perfeita combinação na extraordinária voz de Dame Julie Andrews e nas cômicas interpretações de Dick Van Dycke.

A mistura de humor, drama, história familiar, amor e amizade fez deste filme o maior sucesso da carreira do diretor Robert Stevenson (também responsável por "Se Minha Cama Voasse") e o lançamento definitivo de Dame Andrews no cinema.

Foi o filme que mais arrecadou nas bilheterias de 1964, mesmo ano em que estreou "Minha Bela Dama", um filme que Dame Julie Andrews esperava fazer após ter interpretado brilhantemente a protagonista Elisa Dolittlle  no teatro, mas que, por pressão da Warner, foi estrelada por Audrey Hepburn, também indicada ao Oscar nesse ano.

Dame Andrews ganhou o Globo de Ouro e o Oscar de Melhor Atriz pelo papel e em seus discursos, 'fez a má' ao dedicar os prêmios a Jack Warner, chefão da Warner Bros. - que disse que ela não era conhecida suficientemente para interpretar "Minha Bela Dama" no cinema.

Confira Andrews e Dick Van Dycke, em 'The Penguin Dance':


Como sabemos, Jack Warner estava errado, Dame Andrews revelou-se mais e mais uma grande atriz, tanto, que a partir daquele momento, tornou-se uma grande estrela, em sucessos como "A Noviça Rebelde", "Cortina Rasgada" e "Vitor ou Vitória", entre muitos outros.

Hoje, faz 50 anos que "Mary Poppins' estreou nos EUA - 27 de agosto de 1964 - e Dame Andrews, em uma entrevista ao jornal "USA Today", afirmou:

 "Sou uma mulher afortunada por ter feito este maravilhoso filme. É um desses golpes de sorte que ocorrem apenas uma vez na vida e na carreira. Eu soube então e sei agora".

O DVD de 'Mary Poppins' pode ser adquirido a partir de R$ 19,90.


Nenhum comentário:

Postar um comentário