sexta-feira, 31 de agosto de 2012

VENEZA 2012: LONGA ITALIANO APLAUDIDO, BATALHA AMBIENTALISTA NO PARAGUAI E 'O PORTAL DO PARAÍSO' RESTAURADO E REEDITADO


Confira nessa postagem o que de melhor aconteceu ontem - quinta - no 69º Festival de Cinema de Veneza:

ITALIANO 'GLI EQUILIBRISTI' É APLAUDIDO POR 10 MINUTOS

O filme "Gli Equilibristi" ("Os Equlibristas"), do diretor Ivano De Matteo, estreou ontem em Veneza 2012 e foi aplaudido por dez minutos pelo público presente.

EFE/Daniel Dal Zennaro
Ivano de Matteo (2º a esquerda)com seu filho Lupo, a atriz eslovaca Barbora Bobulova e o ator italiano Valerio Mastandrea (dir) na apresentação de "Gli Equilibristi"

Durante a projeção do filme - que concorre na seção Horizontes - o público já tinha aplaudido a cena que destaca o humor sarcástico da personagem interpretado pelo ator italiano Valerio Mastandrea, um funcionário público a procura de uma nova casa após a separação da mulher.

Confira o trailer do longa:


DOCUMENTÁRIO FRANCO-ARGENTINO, 'O IMPENETRÁVEL' NARRA BATALHA AMBIENTALISTA

O documentário franco-argentino "O Impenetrável", que narra a batalha ambientalista do cineasta Daniele Incalcaterra, foi exibido ontem em uma sessão paralela de Veneza 2012 e recebeu aplausos unânimes.

Partindo de carro de Buenos Aires em direção a Assunção, no Paraguai, para se desfazer de uma herança indesejada de cinco mil hectares de uma floresta no Chaco paraguaio, Incalcaterra descobre em si mesmo uma alma ambientalista que lhe fará empreender uma luta de dois anos contra a burocracia paraguaia e contra os interesses latifundiários e petrolíferos para doar o terreno à população indígena original.

O filme, dedicado a seu filho Aurelio, é assinado com a colaboração de sua esposa, Fausta Quattrini, que o ajudou com a direção, roteiro e câmera na aventura que teve final feliz, mas incerto.
"Na realidade, não ganhei a guerra que me propus para criar um enclave ambientalista no Chaco paraguaio, mas tão somente a primeira batalha", disse.

Depois da estreia mundial, "O Impenetrável" deverá ser apresentado no Festival de Mar del Plata - o lançamento em Buenos Aires está previsto para novembro.

Na França, país co-produtor, o documentário será distribuído no início de 2013.

'O PORTAL DO PARAÍSO': MICHAEL CIMINO APRESENTA NOVA VERSÃO

A lenda de Hollywood Michael Cimino falou com emoção ontem em Veneza 2012, onde fez o anúncio de uma nova versão de seu "Heaven's Gate/O Portal do Paraíso", um dos maiores fracassos do cinema de todos os tempos.

O filme de 1980, estrelado por Kris Kristofferson, Christopher Walken, John Hurt, Sam Waterston, Brad Dourif, Isabelle Huppert, Joseph Cotten e Jeff Bridges foi muito criticado quando saiu, depois do vencedor do Oscar "O Franco Atirador" (1978) - filme anterior de Cimino.

O fracasso ajudou a derrubar a United Artists - estúdio histórico e fundado por, entre outros Charles Chaplin e Mary Pickford - que hoje pertence à MGM mas é administrado por Tom Cruise e sua sócia, Paula Wagner.

Gabriel Bouys/AFP
O diretor Michael Cimino recebe o prêmio Persol Award 2012 no Festival de Veneza (30/8/2012)

Muitos agora culpam uma edição ruim e a versão digitalmente remasterizada do épico de faroeste mostrada pela primeira vez nesta quinta e que teve supervisão de Cimino.

"Minha primeira reação foi: 'Eu não quero revisitar "O Portal do Paraíso"'. Eu tive rejeição suficiente por 33 anos", disse Cimino antes da exibição em que ele se juntou aos espectadores dizendo que não tinha visto o longa no cinema desde o lançamento.

Confira um trailer de "Heaven's Gate/O Portal do Paraíso:


"Ser infame não é divertido. Torna-se uma ocupação estranha em si", disse Cimino, que viveu como recluso em Hollywood por muitos anos.

*****
Com agências de notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário