sexta-feira, 31 de agosto de 2012

'INTOCÁVEIS': COMÉDIA FRANCESA CAMPEÃ DE BILHETERIA FAZ GRAÇA COM O POLITICAMENTE INCORRETO


Dirigida a quatro mãos e também roteirizado por Olivier Nakache e Eric Toledano,"Intocáveis" busca fazer humor dos contrastes entre um milionário branco, rico e tetraplégico, Philippe (François Cluzet) e seu cuidador negro, pobre e ex-presidiário, Driss (Omar Sy).

Recordista de bilheteria na França em 2011 - cerca de 30 milhões de espectadores - "Intocáveis" tem um grande achado, o ator de origem senegalesa Omar Sy, que, aos 34 anos, conseguiu derrotar o favorito, Jean Dujardin, por "O Artista", tirando dele o César 2011 de interpretação masculina em sua própria pátria.

Sy tem uma presença impactante na telona e está completamente à vontade no papel de um provocador de mudanças, além de uma química mais que perfeita com o premiado veterano Cluzet.

Imagens: Divulgação - California Filmes
Cena de "Intocáveis"

A primeira cena já é ótima, ao mostrar Driss dirigindo em alta velocidade pelas ruas de Paris e levando o patrão no banco do carona.

Perseguidos por policiais, que veladamente tem uma reação racista ao motorista, os dois são liberados quando Philippe simula um ataque epiléptico - sen-sa-cio-nal!

Depois, o espectador descobre que não é a primeira vez que os dois fazem isso -  sempre acaba com uma escolta policial à dupla até o hospital mais próximo, de onde saem pouco depois, rachando o bico.

Esses momentos de pura e incorretíssima aventura dão novo ânimo à vida de Philippe depois que ele mesmo relaxa as regras na hora de contratar um novo cuidador – ele, que ficou tetraplégico depois de um acidente, depende totalmente dessa pessoa para as mínimas funções do cotidiano, inclusive banho, banheiro e etc.

Cena de "Intocáveis"

Cansado de profissionais "bonzinhos", Philippe contrata Driss, que na verdade nem queria o emprego pois, como ex-ladrão em condicional, precisa sempre procurar trabalho, senão perde o seguro-desemprego.

A decisão deixam chocados a assistente de Philippe, Yvone (Anne Le Ny) e todos os demais empregados do milionário - que mora num apartamento maravilhoso -  acham que o patrão pirou e que sua segurança está em risco.

Cena de "Intocáveis"

A partir daí,com a aproximação entre dois homens com vidas tão diferentes e que sentem-se à vontade um na companhia do outro, boas surpresas vão surgindo na trama que vai na contramão da maioria dos clichês habituais em produções hollywoodianas com deficientes físicos ou personagens de origem social ou racial diferente.

Desempenhos bons, direção segura e algumas falhas de roteiro, que não tiram, em absoluto, os méritos dessa comédia, que nos faz rir muito - e também pensar.

Confira o trailer de "Intocáveis":


*****
"INTOCÁVEIS"
Título Original:
Intouchables
Diretor:
Olivier Nakache, Eric Toledano
Elenco:
François Cluzet, Omar Sy, Anne Le Ny, Audrey Fleurot, Clotilde Mollet, Alba Gaïa Kraghede Bellugi, Cyrril Mendy, Christian Ameri
Produção:
Nicolas Duval-Adassovsky, Laurent Zeitoun, Yann Zenou
Roteiro:
Olivier Nakache, Eric Toledano
Fotografia:
Mathieu Vadepied
Trilha Sonora:
Ludovico Einaudi
Duração:
112 min.
Ano:
2011
País:
França
Gênero:
Comédia Dramática
Cor:
Colorido
Distribuidora:
Califórnia Filmes
Estúdio:
Chaocorp / Gaumont / TF1 Films Production / Quad Productions
Classificação:
14 anos
Cotação do Klau:

Nenhum comentário:

Postar um comentário