sexta-feira, 10 de agosto de 2012

'A TENTAÇÃO': FUNDAMENTALISMO RELIGIOSO COM ROTEIRO E ELENCO PRIMOROSOS


A trama de "A Tentação" se inicia com o detetive Hollis (Terrence Howard), fazendo uma descoberta terrível sobre sua família num consultório médico, destruindo sua felicidade e segurança: ele não é o pai dos filhos que criou até agora.

Abalado, ele não está nas melhores condições para atender a um candidato ao suicídio, mas tem de fazê-lo, porque naquele momento não há nenhum outro policial por perto.

Imagens: Divulgação - Vinny Filmes
Terrence Howard, em cena do longa

No alto de um prédio, Gavin Nichols (Charles Hunnam), um jovem subgerente de hotel, parece hesitar e o detetive aproveita e tenta ganhá-lo na conversa, que dá oportunidade para que a história de Gavin se desenrole em flashback e chegue até uma situação surpreendente: Gavin tem que morrer para que alguém continue vivendo.

Partindo dessa história trivial, o diretor e roteirista inglês Matthew Chapman, radicado nos EUA, sustenta a tensão, e entrega um drama envolvente, onde outros personagens - Joe Harris (Patrick Wilson) e Shana (Liv Tyler), um casal que se mudou para o apartamento ao lado de Gavin - são cruciais, já que o jovem não esconde sua atração pela bela vizinha e até lhe arruma emprego como arrumadeira em seu hotel.

Charles Hunnam e Liv Tyler, em cena do filme

Mas é o fanatismo protestante de Joe que é o que realmente pega no relacionamento com o vizinho, que divide o apartamento com um amigo gay, Chris (Christopher Gorham).
Joe vive pregando, e como todo fundamentalista chato, vê pecado em tudo e em todos,o que provoca acaloradas discussões com Gavin.

Shana tem razões no passado para compartilhar - até certo ponto - do fervor do marido, mas não o suficiente para evitar um envolvimento com Gavin, que está por trás da situação de risco em que ele se encontra, no alto do prédio.

Interrogando Gavin sobre sua vida, o policial Hollis conduz uma investigação que alimenta o suspense em torno do paradeiro dos outros integrantes desta trama que atingiu um ponto dramático.

Patrick Wilson, em cena do longa

Com este recurso, sustenta-se um eficiente drama familiar, entremeado de paixões difíceis e tecendo uma relação de irmandade entre o quase suicida e o policial – que, enquanto escuta a história do outro, pensa na sua própria, que está pendente de uma grande decisão.

O celular que toca é um constante lembrete dessa angústia, assim como o relógio que se aproxima do meio-dia, hora fatal para a decisão final de Gavin.

Liv Tyler e Charles Hunnam, em outra cena do filme

Roteirista experiente - como em "Jogos de Adultos" (1992), de Alan J. Pakula - Chapman, casado com a atriz e produtora brasileira Denise Dummont - também radicada a tempos nos EUA - faz aqui seu quarto longa como diretor, imprimindo ritmo na condução da narrativa, com bons diálogos e situações para extrair belos momentos solo a cada um de seus bons atores.

Melhor lançamento das telonas nessa semana.

Confira o trailer do filme:


*****
'A TENTAÇÃO'
Título Original:
The Ledge
Diretor:
Matthew Chapman
Elenco:
Charlie Hunnam, Terrence Howard, Liv Tyler, Patrick Wilson, Jaqueline Fleming, Christopher Gorham, Geraldine Singer, Dean J. West, Jillian Batherson, Mike Pniewski
Produção:
Mark Damon, Moshe Diamant, Michael Mailer
Roteiro:
Matthew Chapman
Fotografia:
Bobby Bukowski
Trilha Sonora:
Nathan Barr
Duração:
101 min.
Ano:
2011
País:
EUA
Gênero:
Drama
Cor:
Colorido
Distribuidora:
Vinny Filmes
Estúdio:
Film & Entertainment VIP Medienfonds 4 GmbH & Co. KG (I)
Classificação:
14 anos
Cotação do Klau:

Nenhum comentário:

Postar um comentário