sexta-feira, 10 de agosto de 2012

À BEIRA DO CAMINHO': PÉ NA ESTRADA EMOCIONANTE AO SOM DE ROBERTO CARLOS


Até eu mesmo ter uma fase "road" na minha vida - de 1989 a 1994 - confesso que eu nem gostava tanto de "road movies", gênero mais eficiente para se discutir as mudanças entre o ser e o estar - e só quem rodou milhares de quilômetros, como eu, sabe que a estrada e o profundo aprendizado que ela traz é a intermediária entre essas duas condições.

Em "À Beira do Caminho", dirigido por Breno Silveira - de "2 Filhos de Francisco" - e que estreia hoje, seu protagonista, João (João Miguel, de "Xingu"), não "é" um motorista de caminhão, ele "está" motorista de caminhão.

Os flashbacks mostram, há um motivo sério e cair na estrada pode ser a superação de uma dor, enquanto a chegada é o novo estado, a redescoberta de si mesmo.

Imagens: Divulgação - Fox Film
João Miguel e Vinícius Nascimento, em cena do longa

O longa orbita em torno das canções de Roberto Carlos - o caminhoneiro é apaixonado por elas - e seu título vem nome de uma música que, embora não esteja no filme (não foi liberada pelo cantor), tem seus versos ecoando fortes na narrativa - "Preciso acabar logo com isso, preciso lembrar que eu existo" - e aponta também para os elementos que João vai juntando ao longo de suas experiências - a física, nas estradas pelo Brasil, e a espiritual.

O ser e o estar ressurge quando a estrada é um referencial na vida de João - e se para a maioria das pessoas, a estrada é apenas o meio de viagem que será concluído com a chegada, no caso do protagonista, que vive em fuga, a estrada é o seu lar.

O elemento mais forte, que promove mudanças, é o menino Duda (Vinicius Nascimento), que perdeu a mãe e foge para São Paulo em busca de um pai que nunca conheceu - do pai, só tem uma foto e um endereço.

Assim, o longa mostra que o que está à beira do caminho é mais rico do que a estrada asfaltada e o reencontro com um ex-amor da juventude, Rosa (Dira Paes, maravilhosa), começa a demonstrar melhor o conflito que consome João.

Rosa, Duda, ou mesmo dona Maria do Carmo (Denise Weinberg) revelam-se aos poucos e, por eles, a vida de João é então revelada.

Dira Paes e Ludmila Rosa, em cena do longa

Na voz de Roberto Carlos, as músicas - quatro que ele liberou para o filme em suas gravações originais: "A distância", "O portão", "Amigo" e "Outra Vez" – dão o tom ao filme e à jornada do caminhoneiro.

Assumidamente emotivo, o longa não se envergonha de provocar lágrimas e o diálogo estabelecido com as canções está mais no tom do que no sentido literal, mas a melancolia da casa na qual as pessoas parecem tocar a vida – porque não têm outra coisa para fazer enquanto esperam – é uma imagem que corresponde com a mesma força aos versos de "O portão".

Muitas outras músicas de Roberto podem não estar explicitamente no filme - são a força da trama e dos personagens - mas é em "É preciso saber viver" que o recado é dado - eu, assim como o João, aprendi a duras penas que não adianta fugirmos milhares de quilômetros, pois os nossos problemas e as decisões que devemos tomar estão conosco, sempre.

João Miguel e Dira Paes, em cena do filme

Roberto não podia estar mais coberto de razão - e nem o marchandising escancarado da Volvo - montadora que foi coprodutora e forneceu o caminhão do protagonista - tira esse brilho.

O longa foi vencedor de seis prêmios no Cine PE: Filme pelo júri oficial e pelo popular, Melhor Ator, Ator Coadjuvante e Roteiro, além do troféu de honra Gilberto Freyre.

Confira o trailer do filme:

*****
'À BEIRA DO CAMINHO'
Diretor:
Breno Silveira
Elenco:
João Miguel, Dira Paes, Vinicius Nascimento, Ludmila Rosa, Denise Weinberg, Ângelo Antônio
Produção:
Breno Silveira, Lula Buarque de Hollanda
Roteiro:
Patrícia Andrade
Fotografia:
Lula Carvalho
Trilha Sonora:
Roberto Carlos
Duração:
102 min.
Ano:
2010
País:
Brasil
Gênero:
Drama
Cor:
Colorido
Distribuidora:
Fox Film
Estúdio:
Conspiração Filmes / Fox International Productions
Classificação:
14 anos
Cotação do Klau:

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