SINOPSE:
Thanos (Josh Brolin) enfim chega à Terra, disposto a reunir as Joias do Infinito.
Para enfrentá-lo, os Vingadores precisam unir forças com os Guardiões da Galáxia, ao mesmo tempo em que lidam com desavenças entre alguns de seus integrantes.
CRÍTICA:
Como bem lembramos, 'Os Vingadores - The Avengers' (2012) marcou nossas mentes com a união de Homem de Ferro, Thor, Capitão América, Hulk, Viúva Negra e Gavião Arqueiro.
Três anos depois, 'Vingadores: Era de Ultron' contou com a adição da Feiticeira Escarlate, Mercúrio, Visão e Máquina de Combate.
Agora, passados mais três anos, temos 'Vingadores:Guerra Infinita', que estreia hoje aqui no Brasil, com um número de heróis que deixa os dois primeiros filmes comendo poeira.
Após entrarem na franquia fazendo barulho - com 'Capitão América 2 - O Soldado Invernal' e 'Capitão América: Guerra Civil' - os diretores Joe Russo e Anthony Russo agora são os grandes responsáveis pela maior marca do Universo Marvel.
E eles não decepcionaram, já que o desafio de colocar vários heróis juntos agora é ainda maior, uma vez que temos vários lugares onde a ação rola diferentes.
A trama mostra a manobra definitiva de Thanos (Josh Brolin, sensacional) em busca das Joias do Infinito.
Josh Brolin como Thanos - Fotos dessa Postagem: Divulgação/Disney |
Além de tentar descobrir onde se encontra a Joia da Alma, ele divide seu time em busca das restantes, sendo que duas estão na Terra.
O que torna o filme interessante e irresistível é como os diretores conseguem dividir sua narrativa por diversos pontos da galáxia, algo que não tínhamos visto antes.
Ainda que falhe em apresentar melhor os membros da Ordem Negra, o filme tem como grande mérito o seu vilão.
É isso mesmo: em um filme com mais de 20 heróis, é Thanos quem rouba a cena.
Graças aos efeitos visuais - que melhoraram muito desde a primeira ponta do personagem em 'Os Vingadores' - e a uma grande atuação/trabalho de voz de Josh Brolin, ao contrário do que temos normalmente nos filmes da Marvel (Loki e Killmonger, lógico, também são excepcionais), temos aqui um antagonista com profundidade e até mesmo humanizado.
Cena do longa Sua missão é inaceitável, mas não é impossível se relacionar com sua jornada e, principalmente, com sua dor, com o longa se preocupando em mostrar um pouco de sua história pregressa, especialmente com relação às filhas Gamora e Nebula.
As interações do personagem com os heróis também são sempre interessantes e bem desenvolvidas, tornando o vilão inesquecível.
|
Cena do longa |
Do lado dos heróis, o principal destaque é Thor (Chris Hemsworth), que assume uma posição central na história, sem a levada cômica vista em 'Thor: Ragnarok'.
Cena do longa |
A divisão de tempo entre os heróis (ou núcleo de heróis) é bem feita, mas, mesmo assim, alguns acabam pouco aproveitados - casos de Viúva Negra (Scarlett Johansson), Pantera Negra (Chadwick Boseman) e até mesmo o Capitão América (Chris Evans).
Por fim, Tony Stark (Robert Downey Jr) segue roubando a cena e o Homem-Aranha (Tom Holland) é o principal alívio cômico.
Interessante vermos a evolução de Holland no papel: seu aracnídeo é absolutamente perfeito, épico, finalmente assumindo ser o principal herói da Marvel, como Stan Lee sempre nos lembra.
Cena do longa
Com um final apoteótico e obscuro, o longa abre caminho não apenas para 'Vingadores 4', mas também para outras produções do estúdio.
'Guerra Infinita' é entretenimento de primeira qualidade e com uma escala raramente vista na telona.
Cena do longa |
Se há uma certa frustração com o ápice da história e com o fato de que o filme não consegue entregar nada tão empolgante quanto a cena do aeroporto de 'Guerra Civil', o principal mérito dos Irmãos Russo está em unir todo mundo num mesmo filme.
Tudo funciona em sintonia e as transições de núcleos são bem interessantes.
Cena do longa |
O núcleo de 'Guardiões da Galáxia' traz músicas e cores no estilo da produção e o mesmo acontece quando a ação vai parar em Wakanda, em cenas tão exuberantes quanto as que vimos em 'Pantera Negra'.
Com mais acertos do que erros, o longa acerta, inclusive, no uso de sua cena pós-crédito - sim, temos apenas uma cena, importante, que abre portas para o futuro e deixa um gostinho de quero mais.
Cena do longa |
É que um filme com um final tão impactante e sensacional não merece várias cenas de piadinhas durante os créditos - felizmente, isso não ocorre.
Mesmo sendo o filme mais longo da Marvel - quase duas horas e meia de duração - 'Avengers: Infinity War' (no original) surpreendentemente não apresenta problemas de ritmo e fecha com chave de ouro e cravejada com as joias do universo os 10 excelentes anos do MCU.
Na verdade, quando acaba, a sensação é de poderíamos ficar ali, sentados e extasiados mais um tempinho.
Infelizmente, teremos que esperar até 2019.
Filmaço.
SPOILER
Se você já viu o filme, pode conferir as informações abaixo.
Se ainda não, aconselhamos que só leia o texto abaixo, depois de assistir ao filme, que funciona BEM melhor sem o espectador saber detalhes da trama.
* HERÓIS QUE NÃO APARECEM NO LONGA
'Vingadores: Guerra Infinita' contou com a presença de mais de 60 personagens dos quadrinhos - entretanto, alguns dos importantes heróis do Universo Cinematográfico Marvel não apareceram no filme.
São eles:
Homem-Formiga (Paul Rudd); Hope Van Dyne/Vespa (Evangeline Lilly) e Hank Pym (Michael Douglas); Agente 13/Sharon Carter (Emily VanCamp) e Everett Ross (Martin Freeman); Tia May (Marisa Tomei); Happy Hogan (Jon Favreau); Erik Selvig (Stellan Skarsgård); 'Os Defensores' - Jessica Jones (Krysten Ritter), Punho de Ferro (Finn Jones), Demolidor (Charlie Cox) e Luke Cage (Mike Colter); Nakia (Lupita Nyong'o); Valkyria (Tessa Thompson) e Korg (Taika Waititi); Gavião Arqueiro (Jeremy Renner); Capitã Marvel (Brie Larson).
* O PERSONAGEM DE PETER DINCKLAGE NO FILME
Um dos maiores mistérios do longa era o personagem de Peter Dincklage - diminuto astro de 'Game of Thrones'.
Muito foi especulado sobre seu papel no filme e, no fim das contas, ele apareceu como Eitri – um importante personagem na mitologia de Thor e até dos Novos X-Men.
O anão é pouco conhecido pelo grande público, mas tem relação direta com uma das armas mais conhecidas do Universo Marvel e sua origem nos quadrinhos é antiga.
* CENA PÓS-CRÉDITOS
Diferente dos longas mais recentes da Marvel, o filme só conta com uma cena extra, beeeem lá no final dos créditos, pouco antes da frase "Thanos vai voltar".
Ela mostra Maria Hill e Nick Fury no carro, comentando sobre o desaparecimento de Tony Stark e tentando entrar em contato com o Gavião Arqueiro (que não aparece no filme, assim como o Homem-Formiga), quando um carro fecha eles.
Rapidamente ele saem do carro, checam e percebem que não tem ninguém dirigindo.
Em seguida, um helicóptero cai em um prédio.
Quando decidem avisar a central, Maria Hill começa a sumir, efeito da vitória de Thanos, que eliminou metade da vida do universo com o poder das seis joias do infinito.
Imediatamente antes de Nick Fury sumir, ele aciona um pager modificado, aparelho clássico dos anos 90, e quando a conexão é feita, aparece o símbolo da Capitã Marvel - ela vai ganhar um filme em breve, ambientado nos anos 90.
Sim, Nick Fury chama uma das entidades mais poderosas da Marvel para ajudar a salvar o universo - e pela cena, ela recebeu o chamado.
* RETORNO DE UM VILÃO
Outro momento que muita gente ficou na dúvida é o retorno do Caveira Vermelha.
O vilão da H.I.D.R.A. visto em 'Capitão América: O Primeiro Vingador' foi banido para Vormir após tentar dominar o Tesseract e se tornou guardião da joia da alma, punição justa para alguém que passou a vida em busca de uma joia do infinito.
Ele passa a saber o nome de todos que procuram a joia final e não pode conquistar o tesouro que sempre quis.
Sua maldade continua presente - afinal, ele incentiva Thanos a matar sua filha Gamora.
* CENA FINAL
Pois é, após eliminar metade da vida do Universo, Thanos se refugia numa cabana num local paradísiaco e aproveita sua glória.
Apesar de ferido, ele pretende viver seus dias finais em paz, sabendo que fez o que acreditava certo.
É preciso entender que 'Vingadores: Guerra Infinita' é um filme sobre Thanos - e a história de Thanos termina nesse longa.
Logo, falar que o filme não tem final é um grande erro.
Esse momento é uma referência direta à HQ Desafio Infinito, arco que inspira esse longa.
* QUEM MORRE NO LONGA
A lista é enorme - vamos lá:
Heimdall
Loki
O Colecionador
Gamora
Groot
Drax
Peter Quill
Mantis
Pantera Negra
Soldado Invernal
Falcão
Visão
Feiticeira Escarlate
Doutor Estranho
Homem-Aranha
Fauce de Ébano
Cull Obsidian
Próxima Meia-Noite
Corvus Glaive
Maria Hill
Nick Fury
Metade de toda a vida do Universo
* 3O EASTER-EGGS E SEGREDOS DO LONGA
Como sempre faz, o site Omelete listou os spoilers e easter-eggs do longa - confira.
TRAILER:
FICHA TÉCNICA:
'VINGADORES: GUERRA INFINITA'
Título:
THE AVENGERS: INFINITY WAR
Gênero:
Ação
Direção:
Anthony Russo, Joe Russo
Elenco:
Angela Bassett, Annie Pisapia, Anthony Mackie, Benedict Cumberbatch, Benedict Wong, Benicio Del Toro, Blair Jasin, Bradley Cooper, Callan Mulvey, Chadwick Boseman, Chris Evans, Chris Hemsworth, Chris Pratt, Danai Gurira, Dave Bautista, Don Cheadle, Elizabeth Olsen, Ethan Dizon, Florence Kasumba, Floyd Anthony Johns Jr., Gwyneth Paltrow, Hye Jin Jang, Idris Elba, Isabella Amara, Jeremy Renner, Jon Favreau, Josh Brolin, Karen Gillan, Kerry Condon, Letitia Wright, Linda Cardellini, Mark Ruffalo, Matthew Zuk, Michael Pierino Miller, Paul Bettany, Paul Rudd, Perla Middleton, Peter Dinklage, Pom Klementieff, Robert Downey Jr., Scarlett Johansson, Sean Gunn, Sebastian Stan, Terry Notary, Tiffany Espensen, Tom Hiddleston, Tom Holland, Tom Vaughan-Lawlor, Vin Diesel, Winston Duke, Zoe Saldana
Roteiro:
Christopher Markus, Stephen McFeely
Produção:
Kevin Feige
Fotografia:
Trent Opaloch
Trilha Sonora:
Alan Silvestri
Montador:
Jeffrey Ford, Matthew Schmidt
Estúdio:
Marvel Studios
Distribuidora:
Walt Disney Pictures/Buena Vista
Ano de Produção:
2018
Duração:
156 min.
Estréia Brasil:
26/04/2018
Classificação Indicativa:
12 anos
COTAÇÃO DO KLAU:
Nenhum comentário:
Postar um comentário