<>
Há exatos 80 anos, o último filho de Krypton aparecia pela primeira vez nos quadrinhos
<>
O Superman é um super-herói criado pela dupla Joe Shuster e Jerry Siegel e sua primeira aparição foi apresentada na revista Action Comics #1 em 18 de abril de 1938, nos Estados Unidos.
Capa da Action Comics #1 - Reprodução
Sua biografia é uma das mais conhecidas do mundo: Kal-El nasceu no planeta Krypton e foi mandado à Terra por seu pai, Jor-El, um cientista, momentos antes do planeta explodir.
O foguete aterrissou na Terra, na cidade de Smallville, Kansas (no Brasil, Pequenópolis), onde o bebê foi acolhido pelo casal de fazendeiros Jonathan e Martha Kent.
Idosos, Jonathan e Martha não tinham filhos e logo o adotaram - e Kal-El ganhou o nome de Clark Kent.
Conforme foi crescendo, ele descobriu que tinha habilidades diferentes dos humanos - graças à radiação do sol amarelo do nosso sistema solar, seu corpo funciona como uma bateria, acumulando energia e muitos poderes.
Quando não está com o tradicional uniforme azul e vermelho, ele vive disfarçado como Clark Kent, repórter no jornal 'Daily Planet' ( aqui, 'Planeta Diário').
No jornal, Clark trabalha com a intrépida e destemida repórter Lois Lane (o grande amor da sua vida) e também com o jovem repórter fotográfico Jimmy Olsen.
Através dos tempos, Superman foi licenciado e adaptado para diversas mídias, desde rádio até televisão, animação, games e cinema, se tornando, assim, um dos mais importantes personagens da cultura pop ocidental, sendo o primeiro herói dos quadrinhos a ter uma revista intitulada com seu nome: Superman #1, publicada no verão de 1939.
Confira os Supermen live action:
A origem e poderes do personagem foram sendo expandidos e alterados gradativamente ao longo dos anos para acompanhar a evolução do público.
A história do Superman foi alterada para permitir as aventuras do Superboy e outros sobreviventes de Krypton, como a sua prima Kara Jor-El, a Supergirl e Krypto, o supercão.
Krypto e a Supergirl - DC Comics |
O personagem foi revisado e atualizado mais recentemente em 1986, quando John Byrne recriou o personagem, reduzindo os poderes do Superman e apagando diversos personagens da versão oficial das histórias, o que atraiu a atenção dos meios de comunicação.
A capa da edição Brasileira - Abril |
Na década de 1990, com 'A Morte do Superman', uma história na qual o personagem era dado como morto (Superman na verdade não morre, ele só tinha ficado inconsciente/em coma temporário) - o herói recebeu suas características atuais.
A partir de 2011, a DC Comics decidiu relançar toda sua linha de quadrinhos, e reformulou todos seus heróis e suas origens, inclusive o Superman.
Nessa nova versão do herói, os pais dele são mortos por um motorista bêbado, e ele não é casado com Lois Lane.
Em meados de 2015, durante o lançamento da linha DC YOU (ou DC e Você), a identidade do herói foi revelada nos quadrinhos.
O relacionamento dos dois fez com que o casal ganhasse uma revista best-seller em que ambos eram protagonistas.
Por fim, em 2016, a DC Comics decidiu relançar novamente toda sua linha de quadrinhos e nessa fase, a versão do Superman dos Novos 52 acaba morrendo, e o Superman Pré-Flashpoint acaba assumindo seu lugar.
Nessa nova fase da DC Comics (conhecida como DC Rebirth e Renascimento), o Superman é casado com Lois Lane e têm um filho, que herdou os poderes kryptonianos do pai.
O site IGN contou os 80 anos do herói nas HQs em 7 minutos - veja:
Depois do rádio, o personagem apareceu em diversos seriados e animações.
Marcaram época os seriados dos anos 40, anos 50 (o primeiro live action foi estrelado por Kirk Allen e o segundo, por George Reeves) até chegar à icônica interpretação para o cinema de Christopher Reeve, que começou em 1978 - em 'Superman - O Filme' e passou pelas séries 'Superboy' (anos 80/90), 'Lois & Clark' (onde foi vivido por Dean Cain), nos anos 1990 e 'Smallville' (onde Clark foi interpretado por Tom Welling), já nos anos 2000.
Atualmente, temos em exibição duas séries baseadas no universo do Superman: 'Supergirl' - do canal The CW, que o Warner Channel exibe no Brasil e é estrelada por Melissa Benoist - e 'Krypton' - que mostra as aventuras do seu avô no planeta e que o SyFy estreou recentemente.
Em 'Supergirl', o herói é vivido por Tyler Hoechlin.
Confira:
A série com George Reeves foi a primeira a ser filmada e exibida em cores na TV americana e durou de 1951 a 1958.
Confira cenas, as aberturas e os créditos finais:
O site Omelete também fez um vídeo em homenagem aos 80 anos - veja:
Fora as muitas animações, desde a criação dos irmãos Fletcher até os recentes e espetaculares desenhos da 'Liga da Justiça'.
Até em versões Lego nosso herói já apareceu.
Confira:
Recentemente, o herói ganhou novas versões para o cinema - a primeira foi 'Superman: O Retorno', com Brandon Routh, em 2006.
Desde 'O Homem de Aço' (2013), o último filho de Krypton vem sendo interpretado por Henry Cavill - ele já atuou também em 'Batman Vs. Superman: A Origem da Justiça (2016) e no recente 'Liga da Justiça' (2017).
Desde 'O Homem de Aço' (2013), o último filho de Krypton vem sendo interpretado por Henry Cavill - ele já atuou também em 'Batman Vs. Superman: A Origem da Justiça (2016) e no recente 'Liga da Justiça' (2017).
Relembre o trailer de 'O Homem de Aço':
Para mim, porém, a melhor aparição do Superman se deu em 'Superman 2 - A Aventura Continua', longa dirigido por Richard Lester em 1980.
Na trama, três criminosos vindos de Krypton, planeta natal do protagonista, pretendem dominar a Terra, mas, antes, precisam acabar com o herói.
Possuindo poderes parecidos com o do Superman, os três se mostram o maior desafio já enfrentado pelo Homem de Aço e, mesmo assim, a pureza do herói é mantida.
Novamente vivido por Christopher Reeve (que já tinha feito 'Superman - O Filme' (1978) e depois ainda faria 'Superman 3' (1983) e 'Superman 4 - Em Busca Da Paz' (1987) - Superman é um herói que mantém a bondade acima de tudo, o deixando mais próximo do personagem como conhecemos e o colocando ainda mais no papel de salvador da humanidade.
Banner do longa - Warner Bros. |
Novamente vivido por Christopher Reeve (que já tinha feito 'Superman - O Filme' (1978) e depois ainda faria 'Superman 3' (1983) e 'Superman 4 - Em Busca Da Paz' (1987) - Superman é um herói que mantém a bondade acima de tudo, o deixando mais próximo do personagem como conhecemos e o colocando ainda mais no papel de salvador da humanidade.
Tanto que General Zod (Terence Stamp), vilão kryptoniano, não é morto nessa versão apesar de todo mal que causa - diferente do que acontece no filme de 2013.
Terence Stamp como o general Zod - Warner Bros. |
Mesmo com a escassez de recursos tecnológicos da época, a história sobressai e, mesmo com a falta de riqueza nos detalhes técnicos, o filme é mais muito mais envolvente e interessante do que o longa dirigido por Zack Snyder.
O que conhecemos do personagem Zod, vivido por Terence Stamp, foi definido lá trás, apesar de o vilão retornar em 'Homem de Aço' - com Michael Shannon, em versão que não agradou a todos os fãs.
O Homem de Aço de Henry Cavill, recriado por Snyder, é capaz de matar e destruir uma cidade sem aparentar remorso (um dos motivos de maior crítica ao herói na versão contemporânea).
Já o Superman de Christopher Reeve traz a inocência de Clark Kent e a capacidade de usar seus poderes apenas para o bem.
Lois Lane (Margot Kidder) até o faz querer desistir de sua identidade secreta a fim de ter uma vida normal, mas a vocação para salvar vidas fala mais alto sempre.
'Superman 2' é um grande filme, com uma história clássica e leve sobre o maior herói de todos os tempos.
Confira trailer:
Por fim, o site brasileiro Legião dos Super-heróis também fez seu vídeo em homenagem aos 80 anos - veja:
Que venham outros 80 anos brilhantes, com muitas e muitas histórias legais do maior herói de todos os tempos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário