quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

'STEVE JOBS': MICHAEL FASSBENDER IMPECÁVEL E KATE WINSLET NO MELHOR PAPEL EM ANOS


SINOPSE:

O longa retrata três momentos importantes da vida do inventor, empresário e magnata da Apple,  Steve Jobs (vivido por Michael Fassbender): os bastidores do lançamento do computador Macintosh, em 1984; da empresa NeXT, doze anos depois e do iPod, no ano de 2001.

CRÍTICA:

Um roteiro de uma cinebiografia tem como meta  manter a unidade da narração, já que a vida de uma pessoa é cheia de reviravoltas e na hora de contar essa trajetória, é preciso muito cuidado para  tudo não ficar despretensioso demais ou chapa branca de menos.

'Steve Jobs', em exibição em 50 salas em todo o Brasil, felizmente consegue se livrar de todos esses clichês.

A vida do fundador da Apple (interpretado por Michael Fassbender, ainda em cartaz aqui no Brasil com o ótimo 'Macbeth: Ambição E Guerra') é narrada em três pontos cronológicos, de apresentações de novos produtos de suas empresas: em 1984, era anunciado o Macintosh, em 1988 foi a vez do falido NeXT, e finalmente em 1998, o revolucionário iMac.

Steve Jobs : Foto Michael Fassbender
Michael Fassbender como Steve Jobs, em cena do longa - Fotos dessa Postagem: Divulgação/Universal Pictures 
Com essa tática, o bom roteiro de Aaron Sorkin (que levou o Globo de Ouro no domingo por este texto) evidencia a estrutura clássica em três atos, mas a efervescência de conflitos que surgem nos bastidores das apresentações pode soar forçada.

Afinal, tudo acontece ao mesmo tempo, há oportunidades de discutir vários assuntos minutos antes dos grandes eventos e, assim, não tem como o espectador encarar o filme quase como uma releitura para ser levado a sério.

Em alguns flashbacks, eventos anteriores a 1984 estão presentes e é justamente nesses momentos que a edição corajosa de Elliot Graham ('Trash - A Esperança Vem Do Lixo') brilha, muitas vezes numa montagem paralela no meio de diálogos acalorados nos dois espaços cênicos.

Steve Jobs : Foto Kate Winslet
 Kate Winslet é Joanna Hoffman
Apesar da liberdade narrativa na estrutura, o conteúdo é fiel à realidade, principalmente ao retratar a personalidade excêntrica e difícil do protagonista.

O tratamento frio que dispensa à ex-mulher (Katherine Waterston), a construção gradativa do afeto por sua filha mais velha, as rixas com o sócio Steve Wozniak (Seth Rogen) e com o parceiro Andy Hertzfeld (Michael Stuhlbarg), a aliança com Joanna Hoffman (Kate Winslet, Globo de Ouro no domingo por este papel) e a montanha-russa de acertos com o executivo John Sculley (Jeff Daniels) estão no filme, uma vez que seria impensável esconder.

Steve Jobs : Foto Jeff Daniels, Michael Fassbender
 Jeff Daniels é John Sculley
O caráter de Jobs se espelha nos princípios da empresa, como o controlador sistema fechado, que impossibilita a conversa dos produtos da Apple com periféricos da concorrência, por exemplo.

Ou o perfeccionismo no design atraente, mesmo que isso acarrete em um preço final elevado - tudo está no longa.

Fora da psique do protagonista e suas relações pessoais, também é possível ver no filme a recepção dos fãs: multidões invadem os eventos para saber as novidades e para eles os produtos anunciados são mais do que computadores, mas objetos de desejo - outro elemento que não poderia ficar de fora do competente roteiro.

Steve Jobs : Foto Michael Fassbender, Seth Rogen
 Seth Rogen interpreta o sócio de Jobs, Steve Wozniak
Assim, o longa cumpre todos os requisitos que se espera de uma cinebiografia do empresário e conta com boas atuações, especialmente de Kate Winslet.

Não à toa, por esse papel, o melhor dela em anos, ela já levou o Globo de Ouro e segue cotadíssima para o Oscar.

E sim, é milhões de vezes melhor que a cinebiografia anterior, 'Jobs', protagonizada por Ashton Kutcher, principalmente pela direção segura de Danny Boyle, que não se sabe porquê, não foi indicado ao Oscar 20126.

TRAILER:


INDICAÇÕES AO OSCAR 2016:
Melhor Ator (Michael Fassbender)
Melhor Atriz Coadjuvante (Kate Winslet)

FICHA TÉCNICA:
'STEVE JOBS'
Título Original:
STEVE JOBS
Gênero:
Biografia
Direção:
Danny Boyle
Roteiro:
Aaron Sorkin
Elenco:
Adam Shapiro, Alice Aoki, Jackie Dallas, Jeff Daniels, John Ortiz, Kate Winslet, Katherine Waterston, Makenzie Moss, Michael Fassbender, Michael Stuhlbarg, Perla Haney-Jardine, Ripley Sobo, Sarah Snook, Seth Rogen, Vanessa Ross
Produção:
Christian Colson, Danny Boyle, Guymon Casady, Mark Gordon, Scott Rudin
Fotografia:
Alwin H. Kuchler
Montador:
Elliot Graham
Trilha Sonora:
Daniel Pemberton
Duração:
123 min.
Ano:
2015
País:
Estados Unidos
Cor:
Colorido
Estreia:
14/01/2016 (Brasil)
Distribuidora:
Universal Pictures
Estúdio:
Cloud Eight Films / Decibel Films / Legendary Pictures / Scott Rudin Productions / The Mark Gordon Company / Universal Pictures
Classificação: 
10 anos

COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário