<>
Uma das mais importantes sagas da cultura pop começou com uma série de TV de baixo orçamento
<>
Nos anos 1960, Genne Roddenberry tinha um projeto, de uma série de ficção científica ambientada no século 23 e com o elenco principal sendo a tripulação de uma nave estelar, mas nenhum canal de TV americano quis bancar.
Até que a dupla Lucille Ball e Dezi Arnaz Jr, o icônico casal da icônica série 'I Love Lucy', via produtora dos dois, a Desilu, resolveu bancar a produção da série, que falava de um universo compartilhado por diferentes civilizações, com naves singrando o espaço à velocidade da luz e com uma delas, chamada Enterprise, com um capitão destemido, absolutamente fora dos manuais e uma tripulação simplesmente sen-sa-cio-nal.
Todas as naves chamadas 'Enterprise' : as que realmente existiram e as da saga 'Star Trek' - Starfleet Command |
'Star Trek' - no Brasil também conhecida por 'Jornada nas Estrelas' - virou fenômeno por mostrar roteiros de ficção científica absolutamente originais e quase reais - Isaac Asimov era o consultor - e soluções para a produção simplesmente geniais.
Se faltava dinheiro para os efeitos - como uma pequena nave de transporte saindo da Terra e indo ao encontro da Enterprise em órbita do planeta - inventaram o teletransporte, um efeito de luz e som dos mais simples e que até hoje é uma das marcas da saga.
Se o laboratório que desenvolveu os Raios Laser não liberou a marca, as armas de raios da série foram chamadas de 'Phasers' - simples assim.
O Phaser e o comunicador da série clássica - Starfleet Command |
Sem contarmos com o comunicador - um celular modelo 'flip' dos mais estilosos!
Confira a abertura da série clássica:
Apesar de seu título ser 'Star Trek', hoje a série clássica é chamada de 'Star Trek: The Original Series', para se diferenciar de suas sequências e do universo ficcional criado.
A cult série nos deu ícones da cultura pop - como o Capitão James T. Kirk (William Shatner), Engenheiro Chefe Montgomery Scott (James Doohan) Tenente-Piloto Ikaru Sulu (George Takei), Navegador Pavel Checov (Walter Koenig) , Tenente de Comunicações Uhura (Nichelle Nichols), Médico Chefe Dr. McCoy (DeForest Kelley) e principalmente, Leonard Nimoy como o Primeiro Oficial de Ciências Sr. Spock, o vulcano mais humano que jamais conheceremos.
A série foi exibida pela NBC de 8 de setembro de 1966 até 3 de junho de 1969.
O elenco da série clássica - Starfleet Command |
Nos anos 80, a saga migrou para as telonas - com o elenco original da série - e ainda ganhou vários spin-offs para a TV e também novos longas para o cinema - com a tripulação do Capitão Pikard (Patrick Stewart).
Confira a abertura de 'Star Trek - Next Generation':
Tudo com absoluto sucesso e enchendo os cofres da Paramount Pictures a cada lançamento.
Finalmente, já no século 21, J.J. Abrams trouxe novamente a Enterprise e sua icônica tripulação para nossos corações e mentes - agora com Chris Pine como Kirk, Zachary Quinto como Spock, Karl Urban como McCoy, Zoe Saldana como Uhura, Anton Yelchin como Checov, Simon Pegg como Scooty e John Cho como Sulu.
J.J.Abrams (sentado) e o elenco da nova versão de 'Star Trek' (2009) - Paramount Pictures |
Abrams comandou 'Star Trek' (2009) e 'Além da Escuridão - Star Trek' (2013), que apresentou a Enterprise e sua tripulação para novos públicos e resgatou um dos maiores vilões da saga, Khan - antes vivido por Ricardo Montalbán na série e num longa dos anos 1980 e por Benedict Cumberbatch, no longa de 2013.
Confira o trailer de 'Star Trek' (2009):
Nesse ano de 2016, a saga 'Star Trek' completa 50 anos - e assim, teremos 'Star Trek - Beyond', que segundo um dos seus roteiristas, Simon Pegg, que também interpreta Scooty, será mais parecido com os episódios da série clássica.
Confira o primeiro trailer de 'Beyond', divulgado duas semanas atrás:
Mal podemos, então, esperar, para vermos Kirk ordenar:
"À FRENTE, SR. SULU!" - e a mão de Sulu, no manche, botar a Enterprise pra andar, tendo sempre o lema da abertura da série na cabeça - que todo trekker sabe de cor:
"Espaço: a fronteira final. Estas são as viagens da nave estelar Enterprise. Em sua missão de cinco anos... para explorar novos mundos... para pesquisar novas vidas... novas civilizações... audaciosamente indo onde nenhum homem jamais esteve".
Confira a abertura brasileira:
Nenhum comentário:
Postar um comentário