quinta-feira, 9 de julho de 2015

'SAMBA': PROTAGONISTA CARISMÁTICO, HISTÓRIA COMPETENTE


SINOPSE:

Samba (Omar Sy) é um imigrante do Senegal que vive há 10 anos na França e desde então, tem se mantido no novo país à custa de subempregos.

Por sua vez, Alice (Charlotte Gainsbourg) é uma executiva experiente que tem sofrido com estafa devido ao seu trabalho estressante.

Enquanto ele faz o possível para conseguir os documentos necessários para arrumar um emprego digno, ela tenta recolocar a saúde e a vida pessoal no trilho, cabendo ao destino determinar se eles estarão juntos nessa busca em comum.

CRÍTICA:

A apresentação do personagem-título já deixa clara a temática que 'Samba', em exibição em 51 salas em todo o Brasil, vai abordar.

A primeira cena - uma festa de muita ostentação, com câmera que passeia da pista de dança para a cozinha e onde profissionais trainados montam belas sobremesas - termina na base da cadeia alimentar social, na seção de lavagem de pratos, onde o protagonista Samba (Omar Sy) usa suas mãos nuas para tirar restos de comida da louça.

Samba : Foto Omar Sy
Omar Sy é o protagonista Samba - Fotos dessa Postagem: Divulgação/Califórnia Filmes
Os diretores e roteiristas Olivier Nakache e Eric Toledano encantaram o mundo com 'Intocáveis' (2011) e catapultaram a carreira internacional de Sy, que fez sua (boa) estreia recentemente em Hollywood - em 'Jurassic World'.

Agora abordam o polêmico assunto da imigração em uma época em que a Europa adora medidas para desencorajar a vinda de estrangeiros para suas terras.

Um desses aventureiros é justamente Samba, que deixou o Senegal há dez anos, ainda não conseguiu regularizar sua situação na França e justamente por isso, acaba detido.

Durante seu confinamento, ele entra em contato com a assistente social Alice (Charlotte Gainsbourg), uma novata na área com a responsabilidade de ajuda-lo nos tramites jurídicos.

Samba : Foto Charlotte Gainsbourg
Charlotte Gainsbourg é a assistente social Alice
As coisas não dão muito certo e Samba recebe uma ordem para deixar a França, mas ele permanece no país de forma ilegal.

'Intocáveis' abordava a questão unânime das dificuldades de um deficiente físico, enquanto 'Samba' opta por uma pegada mais social, que divide opiniões.

Apesar da mudança de tom, a mistura de drama e comédia é uma constante em ambos os títulos e dessa maneira, o longa consegue transmitir sua mensagem com leveza.

Para o público brasileiro, o destaque fica por conta de Wilson (Tahar Rahim, de 'Grand Central'), um imigrante brasileiro também em situação ilegal e que o protagonista conhece nas ruas.

Ator competente, Rahim é o principal alívio cômico do filme, com uma boa dose de malandragem para ajudar o herói a conseguir trabalhos e a escapar da fiscalização - ou seja: é o jeitinho brasileiro fazendo escola na Europa.

Samba : Foto Tahar Rahim
Tahar Rahim é Wilson
A brasilidade se faz presente também na trilha musical: enquanto 'Intocáveis' trazia uma cena dançante ao som de 'Earth, Wind & Fire', 'Samba' tem Gilberto Gil e Jorge Ben Jor em seus números musicais. 

Dessa vez, o requebrado fica por conta do brasileiro Wilson, uma vez que o protagonista é mais tímido.

Outra novidade em relação ao filme anterior é a inserção de uma história de amor

Apesar da conduta ética de seu trabalho ditar o contrário, Alice começa a se aproximar de Samba no nível pessoal. 

O flerte entre os dois personagens é vagaroso, por conta das restrições deles, e segue como elemento de interesse do público. 

Samba : Foto Izïa Higelin
Izïa Igelim é Manu
Tudo fica mais fácil graças à boa química entre os atores e seus talentos individuais, que trabalham em favor dos personagens.

Com tudo isso, fica simplesmente impossível não torcer (muito) para o protagonista, com os realizadores encontrando uma maneira inteligente de entregar seu discurso social e ao mesmo tempo criar um bom entretenimento.

Você vai se divertir.

TRAILER:


FICHA TÉCNICA:
'SAMBA'
Título Original:
SAMBA
Gênero:
Drama
Direção e Roteiro:
Eric Toledano, Olivier Nakache
Elenco:
Charlotte Gainsbourg, Christiane Millet, Clotilde Mollet, Hélène Vincent, Isaka Sawadogo, Izïa Higelin, Jacqueline Jehanneuf, Liya Kebede, Omar Sy, Sabine Pakora, Tahar Rahim, Youngar Fall
Produção:
Laurent Zeitoun, Nicolas Duval-Adassovsky, Yann Zenou
Fotografia:
Stéphane Fontaine
Montador:
Dorian Rigal-Ansous
Trilha Sonora:
Ludovico Einaudi
Duração:
120 min.
Ano:
2014
País:
França
Cor:
Colorido
Estreia:
09/07/2015 (Brasil)
Distribuidora:
Califórnia Filmes
Estúdio:
Gaumont / Korokoro / Quad Productions / Ten Films / TF1 Films Production
Classificação:
12 anos

COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário