segunda-feira, 6 de julho de 2015

ESPECIAL: TIAGO LEIFERT SE DESPEDE DO 'GE-SP' E DEIXA O IMPORTANTE LEGADO DE TER MUDADO A CARA DO TELEJORNALISMO BRASILEIRO


Tiago Leifert fez nesta segunda (06) sua despedida do comando do 'Globo Esporte de São Paulo' e assim como foi com Ivan Moré no 'Esporte Espetacular' de ontem, se emocionou e não segurou as lágrimas ao se despedir do público  - entenda porquê seu trabalho mudou para sempre o jeito de se fazer telejornalismo no Brasil

Comandando pela última vez uma edição do 'Globo Esporte' que é exibido para todo o estado de São Paulo (o 'GE' exibido para o restante do país é gerado a partir do Rio de Janeiro', Tiago Leifert mostrou mais uma vez porquê de, apesar de tão jovem, já é um dos maiores apresentadores da televisão brasileira de todos os tempos.

Agora, ele se muda de vez para o entretenimento da Globo e comandará um programa nas manhãs de sábado.

Mesmo ao lado de outros apresentadores e apresentadoras nesse novo desafio, todos sabemos, desde quando ele, menino, já arrebentava como repórter de campo do 'Desafio ao Galo', tradicional torneio de futebol de várzea da cidade de São Paulo, que ele vai arrebentar mais uma vez - como arrebentou nas duas edições que comandou do 'The Voice Brasil'.

Menino, apresentando o 'Desafio ao Galo' - Reprodução
Depois de se formar e se pós graduar em jornalismo nos EUA, Tiago voltou à sua São Paulo natal e foi ser repórter do SporTV, onde chegou desacreditado, pois todos diziam que ele estava lá só "por ser filho de um importante diretor da Globo".

Aos poucos, seus detratores viram que não era bem assim: Tiago tem um talento nato pra fazer TV e como as grandes estrelas da nossa telinha - como Regina Duarte ou Antonio Fagundes - a câmera se apaixona perdidamente por ele, na primeira tomada - e os telespectadores é que ganham.

Em 2009, a Globo andava muito preocupada, pois a edição paulista do 'Globo Esporte' andava mal das pernas e tomava surra na audiência, dia sim, dia também, da Record e do SBT.

Tiago Leifert, na Globo a apenas quatro meses já como o repórter que mais se destacava, aceitou o desafio de ser o novo editor-chefe acumulando a função de principal apresentador -  e marcou para sempre seu nome na história do telejornalismo e talvez, da TV brasileira como um todo.

Tiago e a equipe que com ele, fez o 'Globo Esporte-SP' até hoje - Reprodução/Facebook do apresentador
Tiago fez o básico: tornou o 'GE-SP' mais informal, mais conversado, das pautas ao seu figurino (onde o rosa, o jeais, as polos e os tênis despontam).

Os repórteres seguiram pelo mesmo caminho, as pautas entrevistas foram ficando cada vez mais saborosas e o telespectador, maravilhado, voltou a dar a audiência ao principal programa esportivo diário da TV brasileira, criado quando a Globo ainda nem era 'Rede' e era ancorado pelo deus Léo Batista.

Esse jeito coloquial e próximo ao telespectador que Tiago Leifert implantou contaminou as outras redações da Globo: primeiro, tiraram a 'canja de hospital' do Renato Machado e colocaram o 'vatapá apimentado' Chico Pinheiro no comando do 'Bom Dia Brasil'; depois, tiraram a 'lady' Carla Vilhena e colocaram o 'palhaço' Rodrigo Bocardi no comando do 'Bom Dia São Paulo' e ainda colocaram antes dele a sensacional dupla Monalisa Perrone + Maju Coutinho no novo 'Hora 1'.

E o Bonner correu atrás e conquistou o passe da Maju - uma Tiago Leifert versão mulher  e muito mais bonita -  para a nova fase do 'Jornal Nacional'...

Evidentemente que, com mais coloquialismo e simpatia, o gesso se rompeu e audiência foi atrás.

Se Sandra Annenberg, Evaristo Costa, William Bonner, Renata Vasconcellos e outros agora saltitam felizes pelo cenário dos seus respectivos telejornais, fazendo piadinhas e alegrando nossos momentos frente à TV, todos, absolutamente todos beberam na fonte que Tiago Leifert começou a beber em 2009.

Que ele e seus sonhos continuem sendo felizes, nos alegrando e nos arrebatando, agora todo sábado, pois agora, ele ruma a um novo desafio na carreira, no entretenimento da Rede Globo, como um dos apresentadores do 'É de Casa!', nova atração das manhãs de sábado, a partir de 8 de agosto, onde dividirá o comando com Patrícia Poeta, também ex-jornalismo (esteve na bancada do 'Jornal Nacional'), além de Zeca Camargo, Cissa Guimarães, Ana Furtado e André Marques.

Por lá, e tendo como cenário uma casa com vários ambientes, Leifert vai falar de esporte e também de cultura nerd - suas duas paixões.

´Ana Furtado, André Marques, Cissa Guimarães, Patrícia Poeta, Tiago Leifert e Zeca Camargo são os apresentadores do É de Casa (Foto: João Miguel JR./Globo)
Ana Furtado, André Marques, Cissa Guimarães, Patrícia Poeta, Tiago Leifert e Zeca Camargo são os apresentadores do 'É de Casa!', que vai ao ar aos sábados, a partir de 8 de agosto - João Miguel JR./Globo

Agora pouco, Leifert começou o seu último 'Globo Esporte São Paulo' lembrando as mudanças que ele e sua vida passaram desde quando assumiu o programa, em 2009:

“Queria dizer que estou mais nervoso agora do que quando comecei aqui em 2009. Nossa vida mudou muito nesse período, eu me casei e vou ter minha sobrinha. A vida muda muito nesses seis anos e meio. Acham bobagem o pessoal chorando no ar, mas isso aqui é nossa vida, a gente gosta demais disso tudo. Define nossa rotina, nosso fim de semana. É uma mudança de rotina brutal e é por isso que a gente se emociona desse jeito'', disse Leifert.

photo
Tiago Leifert se emociona ao apresentar sua última edição do 'GE-SP' -Reprodução/TV Globo
“Me sinto um privilegiado de poder conversar com vocês e poder dizer a vocês que me assistem que o começo foi muito difícil, diziam que não duraria uma semana e meia. Mas o importante é que você assistiu, você acreditou, você me deixou ser diferente. Você fez uma escolha da qual não vou esquecer e serei eternamente grato'', completou.

A despedida de Leifert foi transformada em uma atração do programa desta segunda.

O adeus do apresentador foi amplamente divulgado nas redes sociais, em outros programas da emissora e até em seu braço esportivo na TV paga, o SporTV, onde ele começou.

Logo no início da manhã, Leifert fez uma rápida participação no 'Redação Sportv' a pedido do apresentador André Rizek, que fez questão de chama-lo para cumprimenta-lo.

“E estou muito feliz de estar saindo sem ter dado nada errado, está tudo bem, a audiência está boa e eu estou saindo para fazer uma outra coisa. Eu sinto que ganhei a Champions League, sem brincadeira'”, disse Leifert a Rizek.

Leifert-Rizek-RedacaoSportv_Reproducao-Sportv
Pela manhã, Leifert participou ao vivo do 'Redação SporTV' - Reprodução/SporTV
Antes do início do 'Globo Esporte-SP', o apresentador transmitiu ao vivo nas redes sociais um pouco dos bastidores de seu último programa e gravou alguns vídeos – um deles imitando o ex-presidente do São Paulo Juvenal Juvêncio, um de seus ‘personagens’ favoritos.

Relembre Tiago visitando Juju e o estádio do Morumbi em abril passado,  em ótima matéria:


Acostumado a se emocionar no ar, o apresentador já anunciava horas antes do início do programa que provavelmente não conseguiria segurar as lágrimas em sua despedida.

“A voz da consciência já preparou uma caixa de lenço para a arte decorar e deixar a postos”, contou em sua transmissão ao vivo dos bastidores.

Untitled-1

Nos três primeiros blocos, a despedida foi deixada de lado e o 'GE' seguiu seu ritmo normal, contou com a presença de Caio Ribeiro nos comentários da rodada do Brasileirão e da Copa América e teve o costumeiro tom de bom humor ditado pelo apresentador.

Uma das vítimas foi o narrador do SporTV Odinei Ribeiro, levemente zoado por conta de um espirro mostrado no ar.

A habitual zoeira das derrotas da Argentina também apareceu na reportagem sobre o revés dos 'hermanos' para o Chile na decisão da Copa América - a matéria começou brincando com o nome do país, 'Argentina', que vem do latim 'Argentum', que em bom português se traduz como 'prata', o metal de que são feitas as medalhas de vice mundo afora.

“Dia difícil, de coração partido. Essa geração maravilhosa da Argentina… só dá alegria! Vice de novo! Seis vices campeonatos seguidos. Nada mais apropriado para um país banhado pelo rio da Prata'', disse a reportagem brilhantemente narrada por Leifert.

“Higuaín é hoje o melhor atacante do futebol brasileiro. Só nos resta ver os jogos da Argentina porque eles andam nos dando bem mais alegria que a seleção brasileira'', completou - para nossa alegria.

A promessa de lágrimas, feita logo na abertura e repetida durante o programa, foi cumprida apenas no último bloco, com a presença de Caio Ribeiro e Ivan Moré, que substituirá Leifert no comando da atração.

Sempre citada como a “Voz da Consciência” por Leifert, Renata Cuppen também apareceu no último bloco ao lado de Leifert, Caio e Moré, agradecendo ao colega pelo período em que trabalharam juntos.

Moré volta a SP agora como titular - antes de ir para o 'Esporte Espetacular', era repórter e o primeiro substituto de Leifert no 'GE-SP'.

A partir do próximo domingo, Alex Escobar passa a coapresentar, no lugar de Moré, o 'Esporte Espetacular' ao lado de Glenda Kozlowski, enquanto Fernanda Gentil assume o 'Globo Esporte-Nacional', gerado a partir do Rio de Janeiro, substituindo Escobar.

Boa sorte a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário