sexta-feira, 3 de julho de 2015

'PLANTÃO MÉDICO': CULT SÉRIE QUE CATAPULTOU GEORGE CLOONEY E JULIANNA MARGULIES À FAMA RETORNA À TV BRASILEIRA DESDE A PRIMEIRA TEMPORADA


Uma das séries mais marcantes da história volta ao ar no Brasil pelo Warner Channel na íntegra e desde o primeiro episódio - confira

A partir da próxima segunda (6), o Warner Channel reexibe 'Plantão Médico' ('E.R.' no original) e o telespectador poderá ver, ou rever, porque o drama revolucionou as produções médicas da TV, com histórias comoventes e cenas inspiradas no cinema.

Tudo começou quando o escritor Michael Crichton (autor do best seller 'Jurassic Park', que depois virou uma franquia de sucesso no cinema) apresentou um roteiro de um drama médico para a emissora americana NBC.

O roteiro era tão bom que a emissora aprovou a série sem mesmo pedir um piloto e Crichton continuou como consultou de roteiro da série por toda a sua jornada.

As primeiras temporadas contam com todo o charme do atual mega astro George Clooney no começo da carreira e do carisma da Julianna Margulies - hoje protagonista de 'The Good Wife'.

'Plantão Médico' teve no total 15 temporadas, entre 1994 e 2009.

O elenco da primeira temporada de 'Plantão Médico', em 1994 - NBC

No Brasi, a série  já foi ao ar pela Globo e SBT, na TV aberta, e pelo canal Sony, na TV paga.

O Warner Channel exibirá a série em dois horários - às 13h e 20h50.

Até estrear em 'Plantão Médico', George Clooney era um ator que transitava de série em série, de filme em filme, sem emplacar grandes sucessos.

Ironicamente, o primeiro trabalho dele na TV, em 1984, também se chamava 'Plantão Médico' - mas era uma comédia, que fracassou.

Depois de estrelar duas outras séries, ele recebeu o roteiro de 'Plantão Médico' e imediatamente aceitou o papel do médico Doug Ross.

O sucesso foi instantâneo e Clooney passou a ser capa de revistas -  como Newsweek, GQ, People e TV Guide, que o chamou de “o médico mais gato da TV”.

George Clooney em cena como o Dr. Doug Ross - NBC
Duas temporadas na série foram suficientes para chamar a atenção de Hollywood e a carreira no cinema do ator decolou -  como protagonista de 'Um Drink no Inferno' (1996) e 'Batman & Robin' (1997), considerado um dos piores longas de todos os tempos.

Toda a badalação o fez cumprir apenas um contrato de cinco anos com a NBC, largando a série para se dedicar  de vez ao cinema, onde também se tornou diretor e um dos produtores mais poderosos da atual Hollywood.

Quem ajudou a elevar a fama de Clooney foi a atriz Julianna Margulies.

Na pele da enfermeira Carol Hathaway, Margulies dava o tom certo de carisma à personagem para corresponder às investidas do mulherengo Doug Ross (Clooney).

Entre tantos romances envolvendo os funcionários do Hospital Geral de Chicago, os telespectadores torciam mais para que a paquera entre opostos - o choque de um bad boy com uma jovem tímida - vingasse.

Em seis temporadas, Margulies atuou em 135 episódios de 'Plantão Médico'.

 Julianna Margulies em cena como a enfermeira Carol Hathaway - NBC
Ela foi indicada ao Emmy por todas as temporadas, duas vezes como atriz coadjuvante (1995 e 1996) e quatro como principal (de 1997 a 2000).

Margulies levou para casa somente uma estatueta - entregue na cerimônia de 1995 - e voltou a vencer um Emmy 16 anos depois, pelo trabalho em 'The Good Wife'.

A atriz também levou o prêmio de melhor atriz no ano passado.

O primeiro episódio-chave de 'Plantão Médico' foi o décimo da primeira temporada, intitulado 'Blizzard', no qual uma nevasca atingia Chicago, causando acidentes em toda a cidade.

“Os médicos estavam sentados tranquilos e se divertindo no hospital”, relembrou à revista Variety​ Carly Reichert, uma das produtoras da série.

“Daí, de repente, mais de 150 pessoas sangrando e prestes a morrer entram na sala de emergência. Foi algo brilhantemente filmado”.

O dinamismo desse episódio foi repetido em diversas cenas no decorrer da série e o ponto máximo pode ser marcado no sétimo episódio da segunda temporada, o de maior audiência da história da série: 48 milhões de telespectadores, quando o médico Ross (Clooney) salvava um garoto em um bueiro durante uma tempestade.

“Em determinado momento, eles [Clooney e a criança] são encobertos pela enxurrada e você não sabe se eles estão vivos ou se morreram”, contou Chris Chulack, um dos produtores do drama.

“Então, Clooney surge com o garoto no colo e a luz de um helicóptero mira neles. Foi uma imagem espetacular”.

Dr. Ross (Clooney) salva garoto no episódio de maior audiência da série - NBC
Como contraponto ao dinamismo, 'Plantão Médico' apresentava episódios mais lentos, porém com muito drama e carregados de emoção.

O episódio mais emblemático desse estilo é o 19º da primeira temporada, 'Love’s Labor Lost', onde o médico Mark Greene (Anthony Edwards) enfrentava um dos piores dias da vida ao atender uma grávida com complicações no parto.

Anthony Edwards como o Dr. Greene, em cena do episódio 'Love’s Labor Lost' - NBC
A revista TV Guide elegeu esse episódio como o terceiro melhor da história das séries norte-americanas.

'Love’s Labor Lost' recebeu cinco indicações para o Emmy: roteiro, direção, edição, edição de som e mixagem. 

Um dos produtores de 'Plantão Médico', John Wells, disse à TV Guide que o episódio é “um exemplo do melhor que a série pode oferecer.”

Por mais que 'Plantão Médico' tenha muitos protagonistas e coadjuvantes, sempre há espaço para apresentar uma boa história dos pacientes atendidos pelo funcionários do Hospital Geral.

E durantes as 15 temporadas, muitos atores famosos participaram da série como pacientes: Danny Glover, Kirsten Dunst, Susan Sarandon, William H. Macy, Don Chaedle, Forest Whitaker, entre outros.

Entre tantas colaborações especiais, duas se destacam: Michael Rapaport ('Prison Break', 'Friends') cativou o público em episódio da quarta temporada no qual interpretou um homem à beira da morte após sofrer queimaduras no corpo.

Abandonado pela família, ele compartilha o sofrimento com a enfermeira Carol (Margulies).

Ray Liotta (do filme 'Os Bons Companheiros') ganhou um Emmy em 2005 por fazer um alcoólatra arrependido de ter desperdiçado a vida.

Ray Liotta, em cena do episódio que lhe deu um Emmy em 2005 - NBC
Com tudo isso, a reapresentação é simplesmente imperdível!

Confira um trailer da primeira temporada:

*****
'PLANTÃO MÉDICO' - PRIMEIRA TEMPORADA
Onde:
Warner Channel
Quando:
Segunda a Sexta
Horários:
13h e 20h50

COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário