quinta-feira, 4 de junho de 2015

'TOMORROWLAND – UM LUGAR ONDE NADA É IMPOSSÍVEL': IDÉIAS INOVADORAS, BOA TRAMA E ELENCO ENTROSADO


SINOPSE:

Casey Newton (Britt Robertson) é uma adolescente com enorme curiosidade pela ciência.

Um dia, ela encontra um pequeno broche que permite que se teleporte automaticamente para uma realidade paralela chamada Tomorrowland, repleta de invenções futuristas visando o bem da humanidade.

No caminho, conta com a ajuda da misteriosa Athena (Raffey Cassidy) e do criador de Tomorrowland, Frank Walker (George Clooney), um ex-garoto prodígio que hoje está desiludido.

CRÍTICA:

Brad Bird é um dos mais versáteis e criativos diretores da atualidade.

Diretor de dois grandes sucessos da Pixar ('Os Incríveis' e 'Ratatouille') ele sempre se mostrou um bom contador de histórias e um fervoroso defensor da excelência e da criatividade, que ele demonstrou muito bem em seu primeiro longa com atores reais - 'Missão Impossível - Protocolo Fantasma'.

'Tomorrowland – Um Lugar Onde Nada É Impossível',que estreia hoje em 277 salas em todo o Brasil,  marca o retorno de Bird à Disney para tentar reforçar seu talento e seus princípios - e ele manda muito bem.

Baseado no 'Mundo do Amanhã', uma ala dos parques da Disney, o filme realmente conta uma boa história de aventura, onde a jovem Casey Newton (Britt Robertson) tenta descobrir mais sobre um lugar futurístico que viu após tocar em um pin (ou broche), que recebeu da pequena Athena (Raffey Cassidy).

Tomorrowland - Um Lugar Onde Nada é Impossível : Foto Raffey Cassidy
Britt Robertson é  protagonista Casey Newton - Fotos dessa postagem: Divulgação/Disney
Tirando sua longa apresentação, muito arrastada, o filme é entretenimento inteligente, principalmente pelas boas doses de mistério até o final da trama, despertando a curiosidade do espectador, que fica atento com tudo o que acontece na história.

O elenco é um achado, a começar pelos experientes George Clooney e Hugh Laurie (em seu primeiro trabalho pós fim da série 'House')

Bird, sempre se mostrando absolutamente seguro na direção, consegue um entrosamento absurdo do elenco, mesclando os veteranos e os jovens - principalmente, a dupla Robertson e Cassidy - e fazendo a trama ficar bem mais dinâmica e agradável de se ver.

Boas atrizes, as duas demonstram uma intensidade poucas vezes vista em filmes do gênero - transmitindo as nuances de suas personagens e causando empatia imediata com o espectador.

A trama começa com Frank Walker (Clooney), um apaixonado por ciência, contando para uma plateia como foi parar em Tomorrowland, um lugar futurístico e belíssimo, quando ainda era um menino.

Tomorrowland - Um Lugar Onde Nada é Impossível : Foto Britt Robertson, George Clooney, Raffey Cassidy
George Clooney, Britt Robertson e Raffey cassidy, em cena do longa
Depois, a bem mais nova Casey passa a falar sobre a sua história e diz como ficou admirada ao entrar em uma espécie de realidade paralela após tocar um pin, que acabou parando em sua mochila.

A partir daí, ela é convocada por Athena, uma menina que carrega muitos mistérios, para encontrar o velho Frank, que é agora um sujeito desiludido.

Juntos, devem arranjar um jeito de voltar para Tomorrowland, que agora está longe de ser o mesmo lugar do início da história.

Mesmo com um roteiro coerente e um bom desenvolvimento de personagens, o longa ostenta um 'rótulo Disney', que sempre projeta a necessidade de deixar uma mensagem positiva para o espectador.

Assim, aqui há uma preocupação excessiva de plantar uma moral, o que desvia o foco do espectador e pior: torna a obra infantil demais para um adulto e adulto demais para uma criança, o que faz com que o filme perca um pouco da sua identidade.

Tomorrowland - Um Lugar Onde Nada é Impossível : Foto Hugh Laurie
No longa, Hugn Laurie tem seu primeiro papel pós 'House'
Para compensar, a edição da dupla dinânica da Disney Walter Murch e Craig Wood é ágil e competente o suficiente para que o espectador não fique chateado a maior parte do tempo com as mensagens subliminares plantadas pelo estúdio enquanto assiste ao filme.

Se não é a excelência que seu diretor defendeu nas entrevistas promocionais, o longa mais acerta do que erra e é uma ótima opção de entretenimento, pois tem trama convincente, com ideias inovadoras e, acima de tudo, com final otimista.

Bird mostra que sabe contar histórias e, para isso, nada melhor do que uma trama envolvente e alegre.

TRAILER:


FICHA TÉCNICA:
Tomorrowland - Um Lugar Onde Nada é Impossível : Poster
'TOMORROWLAND – UM LUGAR ONDE NADA É IMPOSSÍVEL'
Título Original:
TOMORROWLAND
Gênero:
Ficção Científica
Direção:
Brad Bird
Roteiro:
Damon Lindelof, Jeff Jensen
Elenco:
Aliyah O'Brien, Britt Robertson, Darren Shahlavi, George Clooney, Hugh Laurie, Jedidiah Goodacre, Judy Greer, Kathryn Hahn, Keegan-Michael Key, Lochlyn Munro, Matthew MacCaull, Michael Rowe, Pierce Gagnon, Raffey Cassidy, Tim McGraw
Produção:
Brad Bird, Damon Lindelof
Fotografia:
Claudio Miranda
Montador:
Craig Wood, Walter Murch
Trilha Sonora:
Michael Giacchino
Duração:
129 min.
Ano:
2014
País:
Estados Unidos
Cor:
Colorido
Estreia:
04/06/2015 (Brasil)
Distribuidora:
Disney
Estúdio:
A113 / Walt Disney Pictures
Classificação:
10 anos

COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário