segunda-feira, 8 de junho de 2015

'SENSE8': OITO PESSOAS CONECTADAS PELO MUNDO NA VOLTA POR CIMA DOS IRMÃOS ANDY E LANA WACHOWSKI


SINOPSE:

A trama da série conta a história de oito pessoas, espalhadas ao redor do mundo: Will (Brian J. Smith), Riley (Tuppence Middleton), Capheus (Aml Ameen), Sun (Doona Bae), Lito (Miguel Ángel Silvestre), Kala (Tina Desai), Wolfgang (Max Riemelt) e Nomi (Jamie Clayton).

Eles começam a perceber que estão ligados mentalmente e agora precisam achar uma maneira de sobreviver, sendo caçados por aqueles que os veem como uma ameaça para a ordem mundial.

CRÍTICA:

Primeira série de TV idealizada pelos irmãos Andy e Lana Wachowski ('Matrix', 'O Destino de Júpiter'), a nova série da Netflix, 'Sense8', está longe de ser mais uma entre tantas, mas tem sim, propostas ousadas e ideias interessantes que, se parecem uma maluquice no início, prende o espectador que quer saber mais e mais o que acontece a seguir.

Não demora para compreendermos quem são aquelas oito pessoas - vivendo em diferentes lugares da Terra mas que começam a ficar conectadas mentalmente - e, logo, mais perguntas são respondidas, não deixando tramas no ar, onde tudo é devidamente explicado mas sem passar a sensação de que é você quem precisa entender aqueles pormenores.

Foto Freema Agyeman, Jamie Clayton
 Nomi (Jamie Clayton), à direita, em cena da série - fotos dessa postagem: Divulgação/Netflix

Assim como nós, espectadores, os 'sensates' (sensitivos, no português) foram atirados em meio a um redemoinho de alucinações e sensações estranhas, de uma conspiração mundial.

É mais fácil, desta forma, nos explicar aos poucos o que está acontecendo quando Jonas (Naveen Andrews) passa a ser o principal veículo de situação tanto dos protagonistas, como de nós mesmos.

Assim, cada diálogo explicativo cabe perfeitamente em seu momento, assim como as histórias de origem de cada um dos protagonistas.


Foto Doona Bae
Sun (Doona Bae), em cena da série
Os 12 episódios são preenchidos de forma a não deixar nenhum buraco, assim como também não fica faltando espaço para ninguém, o que pode deixar essa série como uma das primeiras produções que realmente se encaixa no molde de um "filme grande".

As 12 horas são divididas em três atos mas, ao mesmo tempo, cada hora individual cumpre sua tarefa de instigação, pedindo o próximo episódio, e deixando momentaneamente o espectador satisfeito.

Foto Miguel Ángel Silvestre
Lito (Miguel Ángel Silvestre), em cena da série
Assim, ficando no meio termo entre filme e série, 'Sense8' também cumpre um papel importante no gênero do sobrenatural.

Sem deixar os pés no chão, mas sem sair muito da realidade, os também produtores irmãos Wachowski, mais J. Michael Straczynski, se apoiam no conceito de regras pré-definidas e as seguem até o fim, sem reviravoltas mirabolantes e complicadas de se estabelecer na narrativa e com tudo fazendo sentido dentro do contexto.

Além do roteiro primoroso, o que chama a atenção na série é sua montagem, absolutamente impecável.

Foram alguns meses de gravações em pelo menos oito países e muitas cenas que se passavam simultaneamente em dois, três, até quatro países diferentes.

Assim com essas cenas, os melhores momentos são sempre aqueles que mostram os sensitivos como um grupo, pois, o que um sente, todos sentem.

Foto Max Riemelt
Wolfgang (Max Riemelt), em cena da série

Mas o maior triunfo da série é, disparado, a forma como são retratadas todas as culturas que aborda: indiana, americana LGBT, alemã, coreana, latina... 

Não há estereótipos, não há clichês, não há exageros, tudo é normal dentro do seu contexto e serve seu propósito dentro do grupo de sensitivos.

Como destaque no elenco de veteranos, encontramos Daryl Hanna - estrela dos anos 1980/1990 e que aqui tem personagem feito sob medida para seu imenso talento.

Foto Daryl Hannah
Daryl Hanna, em cena como Angel
Remakes, reboots e que tais são bons, mas não arriscam nada.

O brilhante projeto da dupla de irmãos é a prova de que precisamos de mais ousadias na TV.

Aqui, Andy e Lana arriscam tudo e voltam à tona com coragem e sucesso, depois das pesadas críticas que sofreram pelo longa 'O Destino de Júpiter'.

Os 12 episódios da primeira temporada já estão disponíveis na Netflix.

TRAILER:


FICHA TÉCNICA:
'SENSE8'
Título Original:
Sense8
Gênero:
Série de ficção científica/drama
Formato:
12 episódios de 44 a 66 minutos
Criadores:
Andy Wachowski, Lana Wachowski, J. Michael Straczynski
Diretores:
Andy e Lana Wachowski, Tom Tykwer, James McTeigue, Dan Glass
Elenco Principal:
Aml Ameen, Doona Bae, Jamie Clayton, Tina Desai, Tuppence Middleton, Max Riemelt, Miguel Ángel Silvestre, Brian J. Smith
Produtores:
Marcus Loges, L. Dean Jones Jr., Alex Boden
País:
EUA
Exibição:
Netflix
Data em que ficou disponível:
05.06.2015

COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário