terça-feira, 9 de junho de 2015

A SEMANA NO CINEMA


Confira:
FESTIVAL VARILUX DE CINEMA FRANCÊS COMEÇA EM 50 CIDADES DO BRASIL
*****
'TOMORROWLAND': CONFORME ESPERADO, FILME VAI MAL NA BILHETERIA AMERICANA E PODE DAR PREJUÍZO
*****
'ESQUADRÃO SUICIDA': JARED LETO NÃO DESPLUGA DO CORINGA E ASSUSTA ELENCO - SITE DETALHA PARTICIPAÇÃO DO BATMAN NO LONGA
*****
'CAÇA-FANTASMAS 3': CHRIS HEMSWORTH ENTRA PARA O ELENCO
*****
'MUDANÇA DE HÁBITO': COMÉDIA GANHARÁ REBOOT SEM WHOOPI GOLDBERG
*****
'FANTASIA': OUTRO CLÁSSICO DA DISNEY GANHARÁ VERSÃO 'LIVE ACTION'
*****
FILHO DE LEONARD NIMOY TENTA ARRECADAR FUNDOS PARA DOCUMENTÁRIO SOBRE O SPOCK
*****
SAN DIEGO COMIC-CON 2015: MARVEL CONFIRMA QUE NÃO PARTICIPARÁ DO PRINCIPAL EVENTO POP DO MUNDO
*****
CCXP: COMEÇA HOJE A VENDA DO PRIMEIRO LOTE DE INGRESSOS
*****
MARVEL VS  FOX: ENTENDA O CONFLITO ENTRE AS DUAS EMPRESAS
*****
Veja:
FESTIVAL VARILUX DE CINEMA FRANCÊS COMEÇA EM 50 CIDADES DO BRASIL

A 6ª edição do Festival Varilux de Cinema Francês começa nesta quarta (10) em 50 cidades do Brasil - entre elas São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, João Pessoa e Manaus.

O evento ocorre até o dia 17 de junho.

Em 2015, o festival conta com convidados ilustres, como Olivier Nakache e Eric Toledano - diretores de 'Intocáveis' - longa que foi assistido por mais de 40 milhões de espectadores.

Os dois chegam ao país para falar sobre o novo trabalho, 'Samba', onde repetem a parceria com o ator Omar Sy.

Quem abre a edição desse ano é o filme 'De Cabeça Erguida', de Emmanuelle Bercot.

A diretora, que foi a segunda mulher da história a abrir o Festival de Cannes, vem ao país para apresentar o longa, que é estrelado por Catherine Deneuve e Benoît Magimel.

Os outros destaques são 'Que Mal Fiz Eu A Deus?', de Phillipe de Chauveron, Gemma Bovery; 'A Vida Imitando A Arte', de Anne Fontaine e a animação 'Asterix E O Domínio Dos Deuses', de Louis Clichy.

O banner do 6ª edição do Festival Varilux de Cinema Francês - Divulgação

Para a edição de 2015, a produção do festival espera bater novos recordes.

Além do aumento do número de cidades para 50 (80 cinemas), o festival pretende chegar a todas as capitais brasileiras e levar para elas as grandes novidades da sétima arte francesa.

A expectativa de público também é grande: espera-se que mais de 110 mil pessoas compareçam aos cinemas durante uma semana, para conferir 16 filmes em cartaz.

Para mais informações e conferir a programação completa, acesse o site oficial do Festival Varilux de Cinema Francês  e saiba mais detalhes da edição de 2015.

'TOMORROWLAND': CONFORME ESPERADO, FILME VAI MAL NA BILHETERIA AMERICANA E PODE DAR PREJUÍZO

Os prognósticos se confirmaram: 'Tomorrowland – Um Lugar Onde Nada É Impossível', tão esperado sci-fi da Disney, não agradou ao público e já é tratado como um novo 'John Carter' do estúdio.

Ao redor do mundo, o longa arrecadou cerca de U$S 170 milhões, número que ainda não cobriu os U$ 180 milhões de orçamento e os U$ 150 milhões gastos com marketing e divulgação.

O Hollywood Reporter afirma que a Disney pode perder entre U$ 120 milhões e U$ 140 milhões - a previsão foi feita mesmo tendo em mente que o filme ainda deve arrecadar mais grana no mercado internacional.

George Clooney, Britt Robertson e Raffey Cassidy, em cena do longa- Disney

O fracasso da Disney é imperdoável, já que filmes como 'A Espiã Que Sabia De Menos' e 'A Escolha Perfeita 2', ambos produzidos com baixo orçamento, foram sucessos de bilheteria.

Com aprovação de apenas 50% no Rotten Tomatoes - site que junta críticas e cotações dos espectadores - o filme dividiu opiniões.

A maioria dos críticos atribuíram ao filme uma grandeza visual que ofuscou o roteiro e outros afirmam que o longa de Brad Bird não definiu seu público alvo, se tornando desinteressante tanto para adultos quanto para as crianças.


George Clooney, Britt Robertson, Hugh Laurie, Raffey Cassidy e Thomas Robinson integram o estrelado elenco.

'ESQUADRÃO SUICIDA': JARED LETO NÃO DESPLUGA DO CORINGA E ASSUSTA ELENCO - SITE DETALHA PARTICIPAÇÃO DO BATMAN NO LONGA

Recentemente, foi revelado que o ator Jared Leto está incorporando o Coringa 24 horas por dia nos sets de filmagens de 'Esquadrão Suicida' e adentrou a fundo na mentalidade insana do vilão.

E ao que parece, os envolvidos na produção estão com medo de chegar perto do ator, pois a performance é tão intensa que até mesmo seus colegas de elenco têm receio de se aproximar dele.

Jared Leto na primeira foto oficial como o Coringa - Divulgação/David Ayer

Quem contou foi o ator Scott Eastwood (‘Uma Longa Jornada’).

Em entrevista ao E!, Eastwood afirmou que Leto tem assustado as pessoas, e o diretor David Ayer “está fazendo algo que vai deixar o mundo surpreso”.

Veja:


Recentemente, o Heroic Hollywood forneceu detalhes sobre a participação do Batman (Ben Affleck) em ‘Esquadrão Suicida’.

De acordo com a publicação, tudo começa com uma “visita” do Batman a Amanda Waller em sua prisão de segurança máxima.

O herói invade o escritório de Waller, não sem antes derrubar todos os guardas pela frente, e tem um diálogo com a diretora do presídio sobre a formação da equipe de mercenários.

Batman acredita que o Esquadrão representa um grande risco para milhares de vidas inocentes e alerta que todo o sangue derramado estará nas mãos de Waller.

O Morcego termina dizendo: “Se seus cachorros saírem da coleira, terão que enfrentar algo muito pior do que a prisão”.

'CAÇA-FANTASMAS 3': CHRIS HEMSWORTH ENTRA PARA O ELENCO

Quem deu a informação foi o próprio diretor Paul Feig em seu Twitter: Chris Hemsworth, o Thor dos filmes da Marvel, entrou para o elenco de 'Caça-Fantasmas 3'.

O ator vai interpretar o recepcionista da companhia formada por Kristen Wiig, Melissa McCarthy, Leslie Jones e Kate McKinnon.

O ator e o logo do longa - Sideview + Divulgação

Ainda não há mais detalhes sobre o personagem de Hemsworth, mas rumores apontam que ele fará o principal papel masculino do longa.

Feig, que recentemente lançou a comédia 'A Espiã Que Sabia de Menos', também com Melissa McCarthy, tem a ideia de fazer um filme mais assustador, mas que mantenha a comédia dos longas originais.

A estreia está prevista para 22 de julho de 2016.

'MUDANÇA DE HÁBITO': COMÉDIA GANHARÁ REBOOT SEM WHOOPI GOLDBERG

A estupenda comédia ‘Mudança de Hábito’, estrelada por Whoopi Goldberg em 1992, ganhará uma nova versão, também produzida pela Disney.

Segundo o site The Wrap, a Disney contratou as roteiristas Karen McCullah e Kirsten Smith (‘Legalmente Loira’), para escreverem o remake.

Alli Sheamur ('Cinderela') cuidará da produção.

O longa original, dirigido pelo sensacional Emile Ardolino,  acompanha Deloris Van Cartier (Goldberg), cantora que acidentalmente testemunha um assassinato cometido pelo seu namorado, Vince LaRocca (Harvey Keitel), um gângster.

Enquanto tentam capturá-lo, o detetive Eddie (Bill Nunn) é encarregado de protegê-la e, então, Deloris é colocada no programa de proteção às testemunhas e mandada para um convento em São Francisco, disfarçada de freira e usando o nome de irmã Mary Clarence.

Mas seu jeito extrovertido, que não é aprovado pela Madre Superiora (Dame Maggie Smith), acaba fazendo com que ela dê um senhor gás ao coral, chamando a atenção das pessoas - e de Vince, evidentemente.

Uma continuação foi lançada no ano seguinte, sem tanto sucesso.

Whoopi Goldberg em cena do longa - Disney

Emile Ardolino foi considerado no começo dos anos 1990 um dos diretores mais promissores de todos os tempos, com filmes como essa comédia e também 'Dirty Dancing' (1987)

Infelizmente, seu imenso talento foi levado pela Aids em 20 de novembro de 1993, aos 50 anos.

Após o anúncio de que a comédia ganhará um remake, muito se especulou sobre uma possível volta de Whoopi Goldberg ao papel da irmã Mary Clarence, mas de acordo com o Hollywood Reporter, a estrela, infelizmente, não esta incluída nos projetos do estúdio.

Mas isso não quer dizer que a estrela não estará envolvida no projeto: Goldberg é a dona da franquia que transformou o longa num musical para os palcos e que tem versões fazendo sucesso mundo afora - São Paulo inclusive.

Ela, inclusive, é quem dá a palavra final nas escalações do elenco, principalmente para o papel da irmã Mary Clarence, que deu a ela um Globo de Ouro de Melhor Atriz em Comédia.

'FANTASIA': OUTRO CLÁSSICO DA DISNEY GANHARÁ VERSÃO 'LIVE ACTION'

A Disney está desenvolvendo uma sequência coma atores de carne e osso de ‘Fantasia’, clássica animação do estúdio lançada em 1940.

Terceiro longa animado de Walt Disney, ‘Fantasia’ tem oito segmentos, cada um acompanhados por músicas clássicas conduzidas pelo renomado maestro Leopold Stokowski e sua orquestra.

Segundo o Hollywood Reporter, o filme com atores continuará a história do segmento ‘Uma Noite no Monte Calvo’ (Night on Bald Mountain), sobre uma criatura sombria que vive no alto de uma montanha e ressuscita os espíritos dos mortos na noite de Halloween.

Assista na íntegra ao segmento de ‘Fantasia’ que vai virar live action:


A intenção do estúdio é empregar um tom similar ao de ‘Malévola’ - estrelado por Angelina Jolie e que se tornou um de seus maiores sucessos.

Matt Sazama e Burk Sharpless servirão como roteiristas e produtores do projeto, ainda sem cronograma definido.

FILHO DE LEONARD NIMOY TENTA ARRECADAR FUNDOS PARA DOCUMENTÁRIO SOBRE O SPOCK

Adam Nimoy, filho da lenda Leonard Nimoy (o Sr. Spock de 'Star Trek'), lançou uma campanha na internet para arrecadar fundos para concluir seu documentário sobre o personagem clássico da franquia estelar.

O projeto de financiamento coletivo buscar arrecadar em torno de US$ 600 mil antes de 1º de julho, na plataforma Kickstarter.

"Um documentário desse porte é uma proposta muito cara. Para que o Sr. Spock possa simplesmente aparecer no filme preciso obter as licenças para usar diversas fotografias e trechos de filmes", explicou Adam,  no vídeo de apresentação do projeto.

Leonard Nimoy como Spock, em banner da saga - Paramount Pictures

O filho do famoso ator começou a trabalhar no documentário em 2014.

O filme vai se chamar 'For The Love of Spock' e a ideia é que a estreia aconteça em 2016, ano em que a saga 'Star Trek' completa 50 anos.

Leonard Nimoy morreu em 27 de fevereiro último, aos 83 anos em Los Angeles, por problemas pulmonares.

SAN DIEGO COMIC-CON 2015: MARVEL CONFIRMA QUE NÃO PARTICIPARÁ DO PRINCIPAL EVENTO POP DO MUNDO

O CEO da Marvel, Kevin Feige, confirmou que a empresa não estará na San Diego Comic-Con 2015, como o diretor de 'Guardiões da Galáxia',  James Gunn, havia adiantado em março deste ano.

O motivo?
A ausência de material de peso a ser apresentado ao público, já que as filmagens de 'Capitão América: Guerra Civil' começaram há pouco tempo.

Por mais que não tenha sido dito por Feige, há um certo temor de que a Marvel seja derrotada na batalha com a Warner Bros, que pretende apresentar material inédito não só de 'Batman vs Superman - A Origem da Justiça' como também de 'Esquadrão Suicida', com direito à presença do elenco dos dois filmes.

Elenco de 'Vingadores: Era de Ultron' na Comic-Con do ano passado - Hitflix

Ou seja: páreo duro a ser enfrentado, ainda mais sem qualquer sequência pronta ou anúncio bombástico a ser feito.

Vale lembrar que esta não é a primeira vez que a Marvel se ausenta da Comic-Con: ela também não esteve na edição 2011, pelo mesmo motivo.

Por outro lado, é uma pena saber de antemão que não teremos surpresas impactantes como a regência do público feita por Tom Hiddleston caracterizado como Loki, o anúncio de Mark Ruffalo como o novo Bruce Banner/Hulk ou ainda a reunião do elenco de 'Vingadores: Era de Ultron', ocorrida no ano passado.

Enfim, sem a Marvel, o evento como um todo perde um pouco a graça.

Que a Warner aproveite e faça bastante barulho.

CCXP: COMEÇA HOJE A VENDA DO PRIMEIRO LOTE DE INGRESSOS

Os interessados em adquirir os ingressos e pacotes para a edição 2015 da CCXP – Comic Con Experience, podem começar a sua busca hoje.

As entradas começam a ser vendidas no site oficial do evento e seu valor poderá ser parcelado em até 12 vezes no cartão de crédito.

Também há opção de boleto, mas só para quem for pagar à vista.

Esse primeiro lote tem um número limitado de ingressos e a expectativa desse ano é receber 120 mil pessoas, em uma área de estandes 60% maior do que em 2014.

Assim como no ano passado, a convenção ocorre no São Paulo Expo (antigo Espaço Imigrantes), entre os dias 3 e 6 de dezembro.

Entre os convidados de cinema e televisão, já estão confirmados John Rhys-Davies ('O Senhor dos Anéis'), Caity Lotz ('Arrow'), Mischa Collins ('Supernatural') e Steve Cardenas ('Power Rangers').

A primeira Canário Negro de 'Arrow' e agora a Canário Branco da vindoura 'Legends of Tomorrow' é presença confirmada - The CW
Em 2014, o evento recebeu 97 mil pessoas e também contou com a presença de grandes convidados - como Sean Astin, Edgar Vivar e Jason Momoa.

Saiba mais informações no site oficial da CCXP – Comic Con Experience 2015 e veja mais detalhes do pacote Full Experience, que dá acesso aos convidados internacionais, entrada garantida no auditório principal e conteúdos exclusivos do evento.

Confira abaixo os preços dos ingressos:
03/12 (quinta-feira) – R$ 69,99
04/12 (sexta-feira) – R$ 99,99
05/12 (sábado) – R$ 119,99
06/12 (domingo) – R$ 109,99
Pacote para os quatro dias de evento – R$ 319,99

MARVEL VS  FOX: ENTENDA O CONFLITO ENTRE AS DUAS EMPRESAS

Não é novidade que existe uma guerra entre a Disney, proprietária da Marvel, e a 20 th Century Fox, detentora dos direitos de alguns personagens importantes da editora - como 'X-Men' e 'Quarteto Fantástico'.

E não estamos falando de um conflito que envolve só batalhas de bilheteria, mas também marketing, licenciamento de produtos e direitos de imagem.

A verdade é que o boato de que a casa das ideias estaria boicotando tudo que estivesse relacionado aos mutantes e ao grupo formado por Sr. Fantástico, Mulher Invisível, Tocha Humana e Coisa, começa a ganhar consistência a cada novidade que sai de brinquedo, HQ, camisetas e até pôsteres.

Se você ainda não conseguiu entender direito essa guerra, vou tentar explica-la aqui.

Imagem dos personagens da Marvel
Marvel Comics

O INÍCIO

Antes de ser vendida à Disney, a Marvel, então com graves problemas financeiros, tentou se firmar no universo cinematográfico trabalhando em conjunto com outros estúdios.

Em 1993, foi assinado um contrato com a Fox, que acabou produzindo os filmes dos X-Men.

O plano se solidificou quatro anos mais tarde, com um acordo que concedeu também à Fox os direitos do Quarteto Fantástico.

O estúdio lançou em 2000 'X-Men: O Filme', primeiro longa da franquia, que até hoje é bastante reconhecido pelos fãs, pois contribuiu, e muito, para o renascimento dos filmes de heróis no cinema.

X-Men
Banner de 'X Men - O Filme' - Fox
Desde então, o número de produções do gênero não parou de aumentar - só no universo dos mutantes foram feitos mais seis longas e o sétimo ('X-Men: Apocalipse') já está em produção e estreia em maio de 2016.

Já em 2005, chegou aos cinemas o primeiro filme do Quarteto Fantástico - estrelado por Jessica Alba, Chris Evans, Ioan Gruffudd e Michael Chiklis.

Mesmo com fortes críticas dos fãs, o longa conseguiu se sustentar, tanto que ganhou uma sequência - 'Quarteto Fantástico E O Surfista Prateado', lançado em 2007.

Já a Marvel, com o estrondoso sucesso de seus filmes, passou a investir mais na divulgação de suas próprias franquias - como 'Vingadores', 'Thor', 'Homem de Ferro' e 'Capitão América'.

Até aí algo normal e esperado.

'Guardiões Da Galáxia', um filme com personagens totalmente desconhecidos, tornou-se uma mina de ouro ao conquistar o público e se transformar uma das maiores bilheteria de 2014.

Em 2015, mesmo ano em que lançou 'Vingadores: Era De Ultron', longa que se tornou o terceiro do estúdio a ultrapassar a marca de US$ 1 bilhão, a empresa espera repetir o feito do ano passado com 'Homem-Formiga', que estreia em julho no Brasil.

ALÉM DAS TELONAS

O fato é que essa briga, infelizmente, não fica só nas telonas e se arrasta para outros setores.

Para se ter ideia, segundo um artigo do site IGN, além de investir pesado nos produtos da casa, a Marvel teria vetado o lançamento de produtos relacionados aos X-Men e ao Quarteto Fantástico.

Recentemente, a casa das ideias da Marvel cancelou a produção de estatuetas, realizadas pela XM Studios.

Quarteto Fantástico
O Quarteto Fantástico das HQs
Profissionais da empresa até usaram a rede social para lamentar o cancelamento temporário das peças, que incluíam uma estátua do Cable e um diorama dos mutantes lutando contra um Sentinela - mas isso não foi suficiente para alterar a decisão.

Mas por que a Marvel estaria fazendo isso?

De que maneira o lançamento desses produtos a afetaria?

Mesmo com a empresa não se pronunciando sobre o caso, o editor, Tom Brevoort, falou a respeito para a IGN.

"Se você tivesse duas coisas e você ganha 100% da receita do seu esforço apenas em uma delas, você seria mais propenso a se concentrar fortemente nessa coisa, certo?", comentou.

Prova disso é que não temos visto tantos produtos ligados aos X-Men e ao Quarteto Fantástico.

Desde 2009, percebe-se que não há um forte investimento em linhas de brinquedos dos mutantes - o último lançamento do gênero foi em 'X-men Origens: Wolverine'.

Nesse verão, por exemplo, também não há nada programado para o novo longa do Quarteto Fantástico, que vai ser dirigido por Josh Trank.

NOS QUADRINHOS

E até as histórias em quadrinhos entraram na jogada.

É claro que hoje em dia as HQs não são a única fonte de dinheiro para a Marvel, mas nem por isso deixaram de ser um terreno fértil para ela.

Por isso, ela não deixou de mexer constantemente no material de origem de seus personagens.

Sem querer ou não, essas alterações constantes também influenciam nas adaptações cinematográficas da Fox, pois, dessa forma, os cineastas têm a vida dificultada e isso atrapalha na hora de retratar os personagens com mais fidelidade - caso contrário, a chuva de críticas dos fãs é enorme.

Independente de quem tenha razão, o grande perdedor dessa guerra toda são os fãs.

Além de expor duas empresas gigantes de uma forma arrogante, os conteúdos criados perdem qualidade, tantos em filmes quanto em bonecos e outras memorabilias.

Pelo visto, essa é uma briga que ainda vai render muita discussão.
*****
Até +!

Nenhum comentário:

Postar um comentário