quinta-feira, 11 de junho de 2015

'JURASSIC WORLD: O MUNDO DOS DINOSSAUROS': REVITALIZAÇÃO DA SAGA TEM ÓTIMAS CENAS, ROTEIRO INTELIGENTE E DESEMPENHO SENSACIONAL DE CHRIS PRATT


SINOPSE:

O Jurassic Park, localizado na ilha Nublar, Guatemala, enfim está aberto ao público, que pode conferir shows acrobáticos com dinossauros e até mesmo fazer passeios bem perto deles, já que agora estão domesticados.

Entretanto, a equipe chefiada pela doutora Claire (Bryce Dallas Howard) passa a fazer experiências genéticas com estes seres, de forma a criar novas espécies.

Uma delas - a fêmea Indominus Rex -  logo adquire inteligência bem mais alta e se torna uma grande ameaça para o parque e para todos os frequentadores que lá estão, o que força o adestrador de velociraptors  Owen (Chris Pratt) a entrar em ação para capturar a fera e impedir que esta continue liderando todos os dinos do lugar contra os humanos.

CRÍTICA:

A saga criada nos anos 1990 por Steven Spielberg foi revolucionária, por mostrar uma boa história aparentemente inverossímil e por ter usado na sua produção efeitos digitais pioneiros para a criação dos dinossauros, a textura das suas peles, olhos e etc.

'Jurassic Park - Parque dos Dinossauros' (1993) é tão bom, que deu vontade de ver mais; 'O Mundo Perdido - Jurassic Park' (1997) foi o "mais", mas simplesmente “ok” e 'Jurassic Park 3' (2001) foi muito ruim e nem deveria ter sido feito.

Era exatamente o medo de um grande tropeço na carreira que fez o ator Chris Pratt titubear antes de aceitar o papel de Owen Grady, um especialista em adestramento de dinossauros no quarto longa da franquia, 'Jurassic World: O Mundo Dos Dinossauros', que estreia hoje em 587 salas em todo o Brasil, agora com Spielberg atuando como produtor-executivo e passando o bastão da direção para o quase estreante Colin Trevorrow.


Jurassic World - O Mundo dos Dinossauros : Foto Chris Pratt
Chris Pratt como Owen Grady, em cena do longa - Fotos dessa Postagem - Divulgação/Universal Pictures Brasil
Na trama, Owen é convocado ao parque temático, agora bancado pelo investidor internacional, Simon Masrani (o ídolo de Bollywood Irrfan Khan) para avaliar a segurança da jaula da nova atração do local: um dinossauro híbrido com habilidades únicas.

O animal foi criado por engenharia genética e sua receita é um segredo guardado a sete chaves.

Jurassic World - O Mundo dos Dinossauros : Foto Irrfan Khan
O ídolo de Bollywood Irrfan Khan interpreta Simon Masrani
Por outro lado, o objetivo do experimento é bem evidente, criar uma nova atração para o parque que atraia novos visitantes e mais recursos.

Quando chega lá, Owen, que conseguiu significativos avanços na domesticação dos velociraptors, alvo dos interesses militares de Hoskins (Vincent D'Onofrio, o Rei do crime da série 'Demolidor') vai ser posto à prova quando a Indominus Rex (sim, é uma fêmea), o dinossauro equivalente ao T-Rex lá de trás, só que criado em laboratório, escapa.

Jurassic World - O Mundo dos Dinossauros : Foto Vincent D’Onofrio
Vincent D'Onofrio interpreta Hoskins
Agora, ele e Claire (Bryce Dallas Howard), a cientista responsável pela criação do híbrido, lidarem com essa situação e garantir a segurança dos visitantes.

Ela é a administradora do parque e um tanto workaholic, mas no dia da fuga do monstro ela tem uma preocupação a mais: entre os visitantes estão seus sobrinhos - os irmãos Gray (Ty Simpkins) e Zach (Nick Robinson).

Jurassic World - O Mundo dos Dinossauros : Foto Bryce Dallas Howard
Bryce Dallas Howard é Claire
Gray é um "dino-geek" e não poupa esforços em mostrar todo seu conhecimento sobre a história do parque e seus animais e Zach, por outro lado, está mais focado em conseguir um flerte durante sua estadia.

As diferenças entre os irmãos é o teor dramático no roteiro do longa.

Jurassic World - O Mundo dos Dinossauros : Foto Nick Robinson, Ty Simpkins
Gray (Ty Simpkins) e Zach (Nick Robinson), em cena do longa
Mas o que interessa mesmo, o que vai levar legiões de espectadores às salas de cinema são as novas criaturas e boas cenas de ação regadas a muito sangue - algo muito bem vindo neste momento em que Hollywood foca suas produções para cenas com violência mínima.

Outra excelente novidade são os novos assuntos abordados no roteiro, como o uso militar dos dinossauros e novas possibilidades da engenharia genética, o que garante longevidade à série.

Com tantos acertos, não se entende a dúvida de Chris Pratt em aceitar interpretar Owen: arrebatador da primeira à última cena, o ator comprova o carisma na telona que demonstrou em 'Guardiões Da Galáxia' (2014) e chega na frente, com todos os méritos, na sua batalha pessoal para ser escalado como o novo Indiana Jones em uma possível quinta aventura do arqueólogo.

A tática de Pratt é inteligente: para não ficar eternamente na memória do público como Peter Quill, o ator assume outros papeis de grande porte, mesma estratégia que foi bem sucedida décadas atrás com Harrison Ford, que interpretou Indiana Jones antes de ficar marcado como o Han Solo da saga 'Star Wars'.

Jurassic World - O Mundo dos Dinossauros : Foto
A Indominus Rex em ação
Enquanto Indiana não chega, já se fala em Pratt na continuação de 'Jurassic World' e já se sabe que ele, com certeza, volta à Marvel para 'Guardiões Da Galáxia 2', que deve chegar aos cinemas em 2017.

Bem feito, bem amarrado, com efeitos de primeira e com protagonistas carismáticos.

Se jogue!

TRAILER:


FICHA TÉCNICA:
'JURASSIC WORLD: O MUNDO DOS DINOSSAUROS'
Título Original:
JURASSIC WORLD
Gênero:
Aventura
Direção:
Colin Trevorrow
Roteiro:
Colin Trevorrow, Derek Connolly
Elenco:
Andy Buckley, BD Wong, Brian Tee, Bryce Dallas Howard, Chloe Perrin, Chris Pratt, Divine Prince Ty Emmecca, Eddie J. Fernandez, Gary Weeks, Irrfan Khan, Jake Johnson, Judy Greer, Katie McGrath, Lauren Lapkus, Matthew Cardarople, Nick Robinson, Omar Sy, Ty Simpkins, Vincent D'Onofrio
Produção:
Frank Marshall, Patrick Crowley, Thomas Tull
Fotografia:
John Schwartzman
Montador:
Kevin Stitt
Trilha Sonora:
Michael Giacchino
Duração:
126 min.
Ano:
2015
País:
Estados Unidos
Cor:
Colorido
Estreia:
11/06/2015 (Brasil)
Distribuidora:
Universal Pictures
Estúdio:
Amblin Entertainment / Universal Pictures
Classificação:
12 anos

COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário