sexta-feira, 5 de junho de 2015

'THE FLASH': PRIMEIRA E SENSACIONAL TEMPORADA TERMINA COM TRAMA CADA VEZ MAIS PRÓXIMA DOS QUADRINHOS



Nesta quinta (04), o Canal Warner exibiu no Brasil o último episódio (intitulado "Fast Enough") da primeira - e sensacional - temporada de 'The Flash', com sobras a melhor série da atualidade - juntamente com 'Demolidor', da Marvel/Netflix.

Mas como a DC Comics finalmente começou a acertar a mão em levar seus personagens para a telinha?

Desde que a Marvel tomou as rédeas de boa parte de seus personagens no cinema, o “universo expandido” virou moda em todas as áreas do entretenimento, não importando se a obra foi baseada em quadrinhos ou não.

A DC Comics, que nos últimos anos comeu poeira da Casa das Ideias no quesito adaptações bem-sucedidas, finalmente percebeu que não tinha por que ficar parada e assistir a rival nadar de braçada.

Se nas telonas ainda engatinha, na tevê é que atualmente a DC está conseguindo ótimos resultados.

A virada começou três anos atrás, quando o produtor Greg Berlanti propôs à DC que turbinassem o pequeno canal de TV por assinatura The CW, que pertence à Warner, com uma série baseada no Arqueiro Verde, um dos heróis membros fundadores da Liga da Justiça.

Assim, 'Arrow' logo se tornou sucesso e volta para uma quarta temporada  em breve, com todos os méritos.

Depois, Berlanti - sempre ele - propôs: e se agora partíssemos para uma série do Flash, mais leve e mais bem humorada que 'Arrow' e recheada de vilões de segunda linha da DC?

O sucesso absurdo mundo afora comprova: 'The Flash' terminou muito bem sua primeira temporada e tornou-se, ao lado do 'Demolidor' (Marvel/Netflix) a melhor série de super herói da atualidade.

O produtor Greg Berlanti é erguido pelos seus protagonistas de 'Arrow', Stephen Amell e 'The Flash', Grant Gustin - Entertaiment Weekly
Quando foi anunciado que a trama do Flash de Barry Allen ia virar série em 2014, inicialmente apresentando o personagem em um episódio duplo da segunda temporada de 'Arrow', pouco podia se esperar, levando em consideração que a primeira tentativa de adaptar o herói para a telinha em 1990 não vingou.

Na época, a série estrelada por John Wesley Shipp foi um achado em meio à baixa que as séries americanas então enfrentaram, mas os altos custos de produção fizeram a Warner descontinuar a série após uma única temporada.

John Wesley Shipp como Barry Allen e o Flash, na série de 1990 - Warner
Porém, após a estreia oficial da nova série em 2014, o receio dos fãs acabou e com o passar das semanas, graças ao elenco bem escalado, aos efeitos especiais de primeira e ao roteiro bem amarrado, a produção provou que tinha qualidades de sobra, arrebatando multidões - Brasil inclusive.

A primeira temporada mostrou o jovem CSI da polícia da fictícia Central City, Barry Allen, ganhando poder de supervelocidade após a explosão do acelerador de partículas em sua cidade - o que o deixou em coma por nove meses.

Grant Gustin como Barry Allen, na sua primeira aparição em episódio duplo de 'Arrow' - The CW
Após se recuperar, e com a ajuda de Dr. Harrison Wells (Tom Cavanagh), Caitlin Snow (Danielle Panabaker), Cisco Ramon (Carlos Valdes) e seu pai adotivo, Joe West (Jesse L. Martin), Barry ajuda sua cidade contra os “vilões da semana” que também ganharam poderes sobrenaturais com o acidente (ideia semelhante usada em 'Smallvile', outra adaptação de quadrinhos).

 Dr. Harrison Wells (Tom Cavanagh),  Cisco Ramon (Carlos Valdes) e Caitlin Snow (Danielle Panabaker), em cena da série - The CW
Mas seu foco principal é descobrir o culpado da morte de sua mãe, ocorrida há 25 anos, e que fez seu pai (John Wesley Shipp, o Flash da série de 1990) ser preso injustamente.

Sua única pista é o assassino ter os mesmo poderes que ele.

Na série de 2014, o pai de Barry é interpretado por John Wesley Shipp, o Flash da série de 1990 - The CW
A série se destacou pela paciência em mostrar a evolução do personagem, que não se tornou o super-herói infalível da noite para o dia.

Barry (magnificamente interpretado por Grant Gustin, seguramente um dos melhores atores da sua geração e que já vinda tendo destaque na série musical 'Glee') comete erros, questiona-se, tenta se superar, e a produção, acertadamente, não apresenta informações importantes da trama de uma vez.

Os ótimos roteiristas sabiam que tinham duas dezenas de horas para contar tudo, e souberam dosar bem todo esse tempo.

Tudo bem que houve “barrigas” no meio da temporada - mal de todas as séries que se prestam a ter esse número de capítulos - mas tiveram tempo de corrigir o que deu errado e exaltar o que foi bem feito.

O vilão principal, Dr. Harrison Wells/Flash Reverso/Eobald Thawne (Tom Cavanagh), um homem que nos fazia, assim como Barry, sentir afeição e aversão foi muito bem construído, sem afetações, o que trazia muitas dúvidas nos primeiros episódios.

Tom Cavanagh como o Flash Reverso - Fame Flynet
Ele tinha boas ou más intenções em ajudar o Flash?

Por que fingia precisar da cadeira de rodas?

Que sala secreta era aquela que mostrava um jornal do futuro, mostrado por uma inteligência artificial e que só ele tinha acesso?

Tom Cavanagh como o Dr. Harrison Wells - Pure break/The CW
Aos poucos, Tom Cavanagh foi mostrando a porção maligna do personagem, gerando uma ambiguidade em não deixar de ser afetuoso em alguns momentos.

Correndo por fora, outra boa inclusão na galeria de vilões foi a dupla Capitão Frio e Onda de Calor, em ótima reunião dos atores Wentworth Miller e Dominic Purcell, que já tinham arrebentado tudo em 'Prison Break' e que, aqui, foram fundamentais para o andamento da trama.

 Wentworth Miller e Dominic Purcell como Capitão Frio e Onda de Calor - The CW
Outra coisa importante na série foi mostrar que efeitos que qualidade podem sair baratos.

O efeito de supervelocidade do herói escarlate, sempre envolto em raios amarelos, é ao mesmo tempo simples de se fazer e belo de se ver na telinha.
O Flash sobe pela parede de um edifício: efeito simples e belo - The CW
Mesmo efeitos mais elaborados- como nos episódios em que vimos outro vilão clássico, o Gorila Grodd, um macaco gigante e superinteligente feito em CGI - mesmo com a limitada verba da tevê, o usa das sombras e outros efeitos para disfarçar possíveis imperfeições foi bem feito, ficou real na telinha e agradou a todos.

Evidentemente, Grodd não aparecerá sempre - a verba de produção não daria para isso, mas só de saber que ele pode aparecer um pouco que seja, já é uma alegria para fãs do Flash - eu incluso.

O gorila Grodd e o Flash - The CW
Por falarmos em fãs do velocista escarlate: os últimos episódios foram aproximando a série cada vez mais das HQs, principalmente nas viagens temporais e nas diversas pistas (incluindo o surgimento de um capacete bem familiar para quem acompanha os quadrinhos).

Capacete de Joe Ciclone, o primeiro Flash, aparece no último episódio - The CW
O último episódio foi emocionante - leia resumo abaixo - o que mostra que 'The Flash' está em mãos seguras para garantir uma segunda temporada ainda melhor.

E mais: vai ajudar, com folgas, o “universo expandido”, que começou com 'Arrow'', em 2016 vai aumentar com 'Legends of Tomorrow' e pode incluir ainda a nova série de Greg Berlanti, 'Supergirl', que a CBS - uma das quatro grandes emissoras abertas americanas - promete estrear até o final deste ano.

Prova que a DC Comics aprendeu a usar sua força e seus personagens na tevê.

Só falta agora acordar para o Cinema - e aguardarmos a segunda temporada!

CONFIRA RESUMO DE 'FAST ENOUGH' - ÚLTIMO EPISÓDIO DA PRIMEIRA TEMPORADA

Barry conversa com Wells, já preso em uma das celas de contenção para super humanos no laboratório S.T.A.R.

Wells descreve a relação deles no futuro, finalmente explica porque ele matou a mãe de Barry e porque ultimamente ele teve de ajudá-lo a se tornar o Flash.

Nesse meio tempo,  Caitlin finalmente se casa com seu noivo Ronnie.
Caitlin se casa com Ronnie - The CW
Wells faz uma proposta à Barry, pedindo ajuda para criar um buraco de minhoca onde Wells possa voltar para seu tempo enquanto, ao mesmo tempo, daria à Barry a chance de voltar no tempo e salvar sua mãe.

Barry e seu time ficam aflitos, pois isso poderia alterar a linha do tempo de uma forma indeterminada - como por exemplo, Barry deixar de ser criado por Joe West e com ele aprender a ser tornar o homem íntegro que é.

Barry, Iris, Eddie e Joe, em cena de 'Fast Enough' - The CW
Barry decide ir em frente com o plano, Wells diz para ele ligar o Acelerador novamente e correr à  velocidade correta (Mach 2) dentro uma partícula de hidrogênio para criar um buraco de minhoca.

Barry tem menos de 2 minutos para mudar o passado e retornar ao seu tempo ou o buraco de minhoca se transformaria em um buraco negro que poderia causar uma destruição mundial.

Barry viaja no tempo e vê, rapidamente, Caitilin, já como a vilã Nevasca - The CW
Barry consegue, viaja de volta no tempo, mas quando está prestes a salvar sua mãe da morte, sua versão do futuro diz para ele não salvá-la.

Confiando em sua versão futurista, Barry, chorando muito, revela sua identidade para Nora e diz que no futuro tanto ele quanto o pai estão bem, antes dela morrer.

Barry consegue se despedir da mãe, Nora - The CW
Barry retorna ao presente e impede Wells de voltar para seu tempo futuro.

Barry volta ao presente e destrói a cápsula do tempo de Wells - The CW
Quando Wells ameaça matar a todos é que Eddie, o detetive que namora Iris, finalmente mostrar a que veio na trama: já sabíamos que ele era um ascendente do falso Wells, mas não poderíamos esperar que ele atirasse nele mesmo, acabando com sua vida.

Wells começa a desaparecer e reassume a forma de Eobald Thawne - The CW
Com Eddie morto, Wells começa a vibrar muito, volta à aparência de Eobard Thawne, se desfaz em raios de luz e é apagado da existência.

O Flash Reverso se dissolve - The CW
Eddie, assim, foi fundamental: sem ascendente, não temos o descendente Eobard.

Quando todos pensavam que o buraco de minhoca tinha se fechado, ele se abre novamente e se torna um buraco negro, gerando caos em Central City, o que força Barry, na cena final, a entrar dentro dele, usando sua super velocidade para tentar impedir a destruição do mundo.

Última cena da temporada mostra Barry tentando reverter o buraco negro - The CW
TRAILER DE 'FAST ENOUGH':

*****
'THE FLASH' - PRIMEIRA TEMPORADA
Número de episódios:
23 
Duração de cada episódio:
43 minutos
Gênero:
Ação
Elenco Principal:
Grant Gustin, Candice Patton, Danielle Panabaker, Rick Cosnett, Carlos Valdés, Tom Cavanagh, Jesse L. Martin, Robbie Amell, Victor Garber
Desenvolvedores:
Greg Berlanti, Andrew Kreisberg, Geoff Johns, baseado nos personagens da DC Comics
Produtores:
JP Finn, Glen Winter
Produtores Executivos:
Greg Berlanti, Andrew Kreisberg, David Nutter, Sarah Schechter
Editores:
Paul Karasik, Harry Jierjian
Cinematografia:
Glen Winter (episódio piloto), C. Kim Miles, Jeffrey C. Mygatt
Câmera:
Câmera única
Locação Principal:
Vancouver, Colúmbia Britânica, Canadá
Distribuidora:
Warner Bros. Television Distribution
Compositor da música tema:
Blake Neely
Produção:
Bonanza Productions, Berlanti Productions, Warner Bros. Television, DC Entertainment
Emissora Americana:
The CW
Emissora Brasileira:
Warner Channel
Quando:
Quintas
Horário:
22h30

COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário