sexta-feira, 6 de setembro de 2013

'O ATAQUE': TESTOSTERONA, CLICHÊS E PATRIOTADA BEM USADOS A SERVIÇO DA DIVERSÃO


Os filmes de ação sempre estiveram presentes na história do cinema americano e seus melhores exemplares foram produzidos nos anos 70 e 80.

Deve ser justamente por isso que 'O Ataque' - que estreia hoje em 260 salas em todo o Brasil - me agradou.

Dirigido pelo alemão de nascimento mas americano de coração Roland Emmerich, o projeto é o típico filme de ação dos anos 80:
premissa improvável, dupla incorruptível com diferenças de idade - um, poderoso, outro exalando testosterona - poderia figurar como o filme de abertura da franquia 'Máquina Mortífera'.

Em vez disso, ganhamos aqui uma versão mais bem humorada de 'Invasão À Casa Branca', filme recente com Gerard Butler, cansativo e apresentando o 'mais do mesmo' sem nenhuma criatividade.

Sem entrar no mérito da necessidade de duas produções com roteiros tão iguais e lançados tão próximos, ressalto que esse supera e muito 'Invasão à Casa Branca' em recriação dos cenários e trama, apresenta personagens muito mais carismáticos e um grupo paramilitar americano como inimigo do estado - e não um país distante com ilusões de grandeza.

Na trama, o testosterônico Channing Tatum é John Cale, policial do congresso determinado a impressionar sua estranha filha Emily, cujo ídolo é o presidente dos EUA (Jamie Foxx, negro como Obama).

Jamie Foxx e Channing Tatum, em cena do longa - fotos dessa postagem: Divulgação/Sony Pictures

Logo depois de Cale ser entrevistado para o Serviço Secreto, a Casa Branca é tomada por extremistas e cabe a ele resgatar o presidente, sua filha e salvar o país!

O roteiro é baseado em coincidências, sem elas não haveria história e quem se incomoda com a lógica é melhor assistir a outra coisa.

Aqui,cada surpresa e reviravolta é mais improvável do que a anterior e tudo culmina em um final digno da melhores animações de Scooby Doo - com o verdadeiro vilão revelado apenas após a situação estar completamente resolvida - e com o herói apanhando o tempo inteiro, a criança esperta enganando os terroristas e o gabinete de crise incapaz de lidar com problemas - clichê puro, mas bem usado o tempo todo.

Tatum: testosterona in action!

O longa só decepciona pela falta de big cenas de destruição: afinal, para um filme assinado por Emmerich, esperávamos um espetáculo de explosões e ação exagerada, mas o longa é contido e fica devendo momentos épicos, com combates corpo a corpo em locais pequenos ganhando destaque, com direito a piadinhas após as lutas.

Tatum submerge totalmente no papel do herói retrô - fez aqui, de longe, um dos seus filmes mais legais - e funciona bem ao lado de Foxx, numa relação que, repito, remete à de Mel Gibson e Danny Glover no primeiro 'Máquina Mortífera'.

Foxx como o presidente dos EUA, em cena do longa

Apesar dos absurdos,o espectador que se dispor a ir até uma sala de cinema vai se divertir muito, já que os problemas não são graves a ponto de estragar a experiência, como acontece em 'Duro de Matar 5'.

Se a nostalgia trabalha a favor da produção, o maior problema, como já era esperado, é o patriotismo exacerbado, um tanto irritante para quem não gosta de dormir enrolado na bandeira norte-americana.

Cena do longa

No mais, 'O Ataque' é diversão de primeira.

Confira o trailer do longa:

*****
'O ATAQUE'
Título original:
WHITE HOUSE DOWN
Gênero:
Ação
Direção:
Roland Emmerich
Roteiro:
James Vanderbilt
Elenco: 
Alain Moussi, Channing Tatum, Colby Chartrand, Faber Dewar, Falk Hentschel, Garcelle Beauvais, Gary Wasniewski, Jackie Geary, Jake Weber, James Woods, Jamie Foxx, Kevin Rankin, Kwasi Songui, Lance Reddick, Lee Villeneuve, Louis Paquette, Maggie Gyllenhaal, Marc Primeau, Mario Geoffrey, Patrick Kerton, Patrick Sabongui, Rhys Williams, Richard Jenkins, Romano Orzari, Simon Northwood, Stéphane Dargis, Vincent Leclerc, Yardly Kavanagh e outros
Produção:
Brad Fischer, Harald Kloser, James Vanderbilt, Laeta Kalogridis, Larry J. Franco, Roland Emmerich
Fotografia:
Anna Foerster
Montador:
Adam Wolfe
Trilha Sonora:
Harald Kloser, Thomas Wanker
Duração:
131 min.
Ano:
2013
País:
Estados Unidos
Cor:
Colorido
Estreia no Brasil:
06/09/2013
Distribuidora:
Sony Pictures
Estúdio:
Centropolis Entertainment / Iron Horse Entertainment / Mythology Entertainment
Classificação:
14 anos
Cotação do Klau:

Nenhum comentário:

Postar um comentário