terça-feira, 3 de setembro de 2013

A SEMANA NO CINEMA


Confira:
TOP 10 - BILHETERIAS EUA: DOCUMENTÁRIO SOBRE A BANDA 'ONE DIRECTION' LIDERA; 'O MORDOMO' CAI PARA SEGUNDO
*****
TOP 10 - BILHETERIAS BRASIL: 'PERCY JACKSON' CONTINUA EM PRIMEIRO LUGAR
*****
TOP 10 - VERÃO AMERICANO DE 2013: O MAIS LUCRATIVO DA HISTÓRIA
*****
'CINQUENTA TONS DE CINZA': TODO MUNDO QUERIA, MAS DAKOTA JOHNSON E CHARLIE HUNNAM SERÃO OS PROTAGONISTAS DA VERSÃO PARA AS TELONAS
*****
'THE MAN FROM U.N.C.L.E'.: JARED HARRIS ENTRA PARA FILME DE GUY RITCHIE
*****
ESPECIAL 'RUSH': LONGA RETRATA RIVALIDADE ENTRE NIKI LAUDA E JAMES HUNT COMO A MAIOR DA F1 ATÉ HOJE
*****
Veja:

TOP 10 - BILHETERIAS EUA: DOCUMENTÁRIO SOBRE A BANDA 'ONE DIRECTION' LIDERA; 'O MORDOMO' CAI PARA SEGUNDO

Confira a lista dos filmes mais vistos nos EUA e Canadá no fim de semana:

1. One Direction - This is Us - US$ 17 milhões

2. O Mordomo - US$ 14,7 milhões

3. Família Do Bagulho -US$ 12,6 milhões

4. Aviões- US$ 7,7 milhões

5. Instructions Not Included - US$ 7,5 milhões

6. Elysium - US$ 6,3 milhões

7. Os Instrumentos Mortais: Cidades Dos Ossos -US$ 5,2 milhões

8. The World's Ends - US$ 4,7 milhões

9. Getaway - US$ 4,5 milhões

10. Percy Jackson E O Mar De Monstros - US$ 4,4 milhões

Como previsto pelos bons resultados de sexta, o documentário 'One Direction: This Is Us', sobre os bastidores de shows da banda britânica, liderou as bilheterias norte-americanas no fim de semana - segundo informações do site Box Office Mojo.

Entre a sexta e domingo o filme arrecadou aproximadamente US$ 17 milhões, ficando à frente de 'O Mordomo', com US$ 14,8 milhões, líder das duas últimas semanas.

A expectativa do mercado, porém, é que os dois filmes arrecadem cerca de US$ 20 milhões no fim de semana prolongado, contabilizando também a bilheteria desta segunda (2), feriado nos Estados Unidos.

O pôster do documentário - Divulgação

Formada por Harry Styles, Liam Payne, Zayn Malik, Niall Horan e Louis Tomlinson, a 'One Direction' é um dos maiores sucessos musicais recentes, com dois álbuns de estúdio que venderam mais de 30 milhões de cópias e renderam dezenas de prêmios.

A banda teve início em 2010, como resultado do reality show musical britânico 'X Factor', do qual os cinco participaram, inicialmente sozinhos, até se juntarem posteriormente.

O filme chega às salas brasileiras na próxima sexta-feira, 6 de setembro.

TOP 10 - BILHETERIAS BRASIL: 'PERCY JACKSON' CONTINUA EM PRIMEIRO LUGAR

Confira o Top 10 da bilheteria brasileira do último final de semana:

1. Percy Jackson E O Mar De Monstros - R$ 2.918.279

2. Os Estagiários - R$ 2.440.259

3. Gente Grande 2 - R$ 2.096.725

4. Se Beber, Não Case! - R$ 1.815.714

5. Os Instrumentos Mortais: Cidades Dos Ossos - R$ 1.376.850

6. Os Smurfs 2 - R$ 1.348.783

7. O Casamento Do Ano - R$ 938.926

8. Wolverine - Imortal - R$ 741.513

9. Cine Holliúdy - R$ 601.089

10. Círculo De Fogo - R$ 540.237

A aventura 'Percy Jackson e o Mar de Monstros' continua na liderança das bilheterias brasileiras.
Dirigido por Thor Freudenthal, o longa se sustenta na posição há três semanas.

De acordo com informações da consultoria Rentrak, nos últimos três dias o filme foi visto por 211 mil brasileiros, o que lhe rendeu quase R$ 3 milhões.

Desde a estreia, o longa arrecadou 20 milhões e foi prestigiado por 1,5 milhão pessoas nos cinemas de todo o Brasil.

O pôster da aventura - Divulgação

O segundo lugar da lista dos mais vistos no final de semana ficou com 'Os Estagiários'.
A estreia foi assistida por 187 mil pessoas e rendeu R$ 2,4 milhões ao longa, protagonizado por Vince Vaughn e Owen Wilson e dirigido por Shawn Levy.

Outra comédia, 'Gente Grande 2', também está no TOP 10.
Ocupando o terceiro lugar, o longa assinado por Dennis Dugan levou 169 mil espectadores ao cinema, faturando R$ 2 milhões.

TOP 10 - VERÃO AMERICANO DE 2013: O MAIS LUCRATIVO DA HISTÓRIA

Confira o Top 10 das bilheterias do verão americano de 2013:

1. Homem de Ferro 3: U$ 408,8 milhões

2. Meu Malvado Favorito 2: U$ 355,6 milhões

3. O Homem de Aço: U$ 290,3 milhões

4. Universidade Monstros: U$ 263,4 milhões

5. Velozes & Furiosos 6: U$ 238,6 milhões

6. Além da Escuridão – Star Trek: U$ 228,2 milhões

7. Guerra Mundial Z: U$ 200,2 milhões

8. As Bem-Armadas: U$ 157,4 milhões

9. O Grande Gatsby: U$ 144,8 milhões

10. Invocação do Mal: U$ 134,1 milhões

As bilheterias do verão americano registraram neste ano as maiores arrecadações da história, superiores a U$ 4,6 bilhões.

Esse marco se deveu a excelentes performances de ‘Homem de Ferro 3′, ‘Meu Malvado Favorito 2′ e outros arrasa-quarteirões garantidos, assim como algumas surpresas.

Comparando com o mesmo período de 2012, houve um aumento de 8%: o recorde anterior, de U$ 4,4 bilhões, pertencia a 2011, que contou com pesos-pesados como ‘Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 1′, ‘Transformers: O Lado Oculto da Lua’ e ‘A Saga Crepúsculo: Amanhecer – Parte 1′.
Nenhum destes, no entanto, alcançou os U$ 400 milhões.

Vale apontar que, nos primeiros meses, as bilheterias estavam muito inferiores às do ano passado.
Atualmente, a renda total nos cinemas americanos é de U$ 7,6 bilhões.

O recorde anual é de 2009, que foi encabeçado pelo inigualável fenômeno de ‘Avatar’ e totalizou quase U$ 10,6 bilhões.

Em 2013, ‘Homem de Ferro 3′ liderou, com U$ 408,8 milhões e ‘Meu Malvado Favorito 2′ não ficou muito atrás, rendendo U$ 355,6 milhões até o fim da temporada de verão, marcado pelo feriado do Dia do Trabalho – neste ano, a data foi comemorada em  2/9.

Um wallpaper de 'Iron Man 3'

O Top 5 ainda incluiu ‘O Homem de Aço’, com U$ 290,3 milhões, ‘Universidade Monstros’, com U$ 263,4 milhões, e ‘Velozes & Furiosos 6′, com U$ 238,6 milhões.

Entre os filmes que tiveram performances surpreendentes, três deles figuraram na lista das dez maiores bilheterias do ano.

Apesar de sua produção conturbada e de um orçamento estourado que chegou a U$ 190 milhões (mais de U$ 200 milhões, segundo algumas fontes), ‘Guerra Mundial Z’ superou todas as expectativas e alcançou U$ 200,2 milhões, tornando-se o maior sucesso da carreira do astro Brad Pitt.

Em 9º lugar, ‘O Grande Gatsby’ arrecadou U$ 144,8 milhões, de longe a maior bilheteria da carreira do diretor Baz Luhrmann.

Logo em seguida, ‘Invocação do Mal’ rendeu U$ 134,1 milhões após registrar a maior estreia para um filme de terror original e seguir com vários ótimos fins de semana. 
Sua bilheteria garantiu um lugar no Top 5 do gênero.

'CINQUENTA TONS DE CINZA': TODO MUNDO QUERIA, MAS DAKOTA JOHNSON E CHARLIE HUNNAM SERÃO OS PROTAGONISTAS DA VERSÃO PARA AS TELONAS

Ontem, a aguardada adaptação da série de livros 'Cinquenta Tons de Cinza' ganhou seu primeiro anúncio oficial de elenco: Dakota Johnson viverá Anastasia Steele - personagem principal da trama - e Charlie Hunnam - de 'Sons of Anarchy' e 'Círculo De Fogo', foi confirmado como Christian Grey -  via Twitter de E.L. James, escritora do romance.

Se o ator já era dado como certo por diversas fontes de Hollywood, a filha de Don Johnson e Melanie Griffith, conhecida por protagonizar a série 'Ben and Kate' foi uma grande surpresa.

Agora, Dakota viverá a estudante de literatura que acaba se apaixonando por Christian Grey, o polêmico jovem empresário praticante do sadomasoquismo.

Os fãs da saga literária se revoltaram com a decisão dos produtores em escolher a dupla protagonista, mas o 'The Wrap' revelou que o casal foi definido após uma longa busca por atores em Hollywood.

Os dois atores tiveram que fazer uma “leitura para definir a química em tela” – em outras palavras, fazer uma cena em vídeo, para convencer os produtores e executivos da Universal que tinham o nível ideal de química.

Várias jovens atrizes recusaram o papel de Anastasia devido à nudez frontal completa necessária, inclusive Felicity Jones (‘Histeria’).

Dakota Johnson já havia feito uma memorável aparição de calcinha em ‘A Rede Social‘, e se diz confortável exibindo seu corpo.

A fonte descreve Johnson como uma atriz “ambiciosa” que anseia por ser tão famosa quanto deus pais e que ela estava disposta a fazer qualquer coisa para conseguir o papel.

Charlie Hunnam estava no topo da lista de preferidos pela Universal, mas não foi um caminho fácil: um astro de uma série de TV entrou no páreo pelo papel - Stephen Amell (‘Arrow’)  - mas acabou desistindo do filme, deixando o caminho livre para Hunnam.
Aaron Taylor-Johnson (‘Kick-Ass’) e Alex Pettyfer (‘Magic Mike’) também eram concorrentes.

A atriz Dakota Johnson e o ator Charlie Hunnam, protagonistas da adaptação de 'Cinquenta Tons de Cinza' para as telonas - Divulgação

Em ‘Cinquenta Tons de Cinza‘, a estudante de literatura Anastasia Steele é convocada para entrevistar o jovem empresário bilionário Christian Grey para a revista de sua faculdade, ela o acha atraente, enigmático e intimidador.

Convencida de que seu encontro correu mal, ela tenta tirar Grey de sua cabeça – até que ele começa a cortejá-la - o romance é inspirado nos personagens Edward e Bella.

Fenômeno literário, teve 40 milhões de livros vendidos em poucos meses - só os sete volumes de ‘Harry Potter‘ superam a velocidade em que os livros se esgotaram nas lojas norte-americanas.

“Nunca antes um livro destinado a um público adulto tinha vendido tanto e tão rápido”, divulgou a editora Random House.
O livro foi lançado no Brasil, pela Intrínseca.

Kelly Marcel, roteirista do inédito ‘Walt e Mary – Os Bastidores de Mary Poppins‘ e da série ‘Terra Nova‘, falou ao Telegraph sobre o roteiro da adaptação - ela foi a escolhida da Universal Pictures para roteirizar.
“A censura será para maiores de 18 anos, pois haverá muito sexo e será bastante atrevido”, afirmou.
“Tive que ler o livro várias vezes para decidir quais eram minhas cenas de sexo favoritas. A maioria destas cenas está lá, mas não posso revelar quais”, concluiu.

Dirigido por Sam Taylor-Johnson, diretora de 'O Garoto De Liverpool', o longa estreia tem estreia programada para 1º de agosto de 2014 nos Estados Unidos.

'THE MAN FROM U.N.C.L.E'.: JARED HARRIS ENTRA PARA FILME DE GUY RITCHIE

A cult série de TV 'The Man from U.N.C.L.E.' vai para as telonas, dirigida por Guy Ritchie.

Nessa semana, a novidade no elenco é o ator Jared Harris, do seriado 'Mad Men'.

O ator Jared Harris na estreia da nova temporada de 'Mad Men' - canal UMC

A clássica série de espionagem contava as aventuras dos agentes Napoleon Solo e Illya Kuryakin, da organização U.N.C.L.E., que tinha como principal inimiga a THRUSH.

No original, Robert Vaughn e David McCallum eram os protagonistas.
Na versão cinematográfica, Henry Cavill ('O Homem De Aço') será o agente Solo e Armie Hammer será Kuryakin.

Ritchie e Harris já trabalharam juntos no longa 'Sherlock Holmes - O Jogo das Sombras' - ele interpretou o vilão, Professor Moriarty.

As filmagens terão início na semana que vem, no Reino Unido e na Itália.

ESPECIAL 'RUSH': LONGA RETRATA RIVALIDADE ENTRE NIKI LAUDA E JAMES HUNT COMO A MAIOR DA F1 ATÉ HOJE

A clássica tensão de Senna versus Prost, a eletricidade entre Piquet e Mansell, a animosidade mais recente de Alonso contra Hamilton...

"Rush", longa de ação da Universal Pictures, entra em cartaz no Brasil no próximo dia 13 de setembro com esforço para retratar como a temporada de 1976  e fazer do austríaco Niki Lauda e o britânico James Hunt a rivalidade mais quente da história da Fórmula 1.

Dirigido por Ron Howard, o longa desnuda uma concorrência nascida ainda nas categorias de acesso à F-1, descrevendo a linha paralela de carreiras do obcecado austríaco acertador de carros e do agressivo piloto inglês, um "baladeiro" meio inconsequente.

Mas o grande palco da trama se dá mesmo na dramática temporada de 1976, quando Hunt ( na McLaren) vence o campeonato por apenas um ponto, de virada, semanas após o acidente que quase tirou a vida de Lauda ( na Ferrari), no GP da Alemanha.

Se a rivalidade nos boxes da Williams entre Piquet e Mansell quase resvalava no folclore, o embate Lauda x Hunt oferecia mais em sua linha conceitual: como "Rush" explora até em exagero, se tratava de um choque violento entre personalidades distintas e entre duas formas bem particulares de viver o automobilismo.

No filme, os personagens de Lauda (Daniel Brühl) e Hunt (Chris Hemsworth) são unidos unicamente pela obsessão de ser o melhor nas pistas.

Chris Hemsworth como James Hunt e Daniel Brühl como Niki Lauda, em foto promocional de 'Rush'

Mas as semelhanças param por aí, pois o estilo de vida antagônico dos protagonistas colidem em embates nas pistas, provocações nos boxes e bate-bocas nas calorosas reuniões oficiais de pilotos antes das provas.

Hunt é um fanfarrão que vive cercado de mulheres exuberantes, que parte para cima de qualquer beldade (com sucesso), de enfermeiras a aeromoças.
Mesmo nos boxes, vive entre cigarros e álcool.
No entanto, o filme não ignora seu talento como piloto, ainda que ressalte um traço de inconsequência na obsessão pelo primeiro lugar.

Por sua vez, Lauda é descrito no filme como o filho de uma rica família austríaca, que rejeita o futuro como homem de negócios em nome da aventura no automobilismo.
Certinho, metódico e sem a habilidade de Hunt no trato com as pessoas (critica a Ferrari dentro de Maranello, por exemplo), o piloto constrói na F-1 a reputação de um especialista de engenharia.
É um competidor capaz de tirar o máximo tecnicamente de cada carro e de deixar seus mecânicos esgotados de tanto trabalhar.

Em 1976, Lauda era o campeão defensor e dispara na liderança após as primeiras etapas - mas, no meio da temporada, Hunt protagoniza uma impressionante reação e acirra a disputa.

Este cenário se abala com o grave acidente do austríaco no GP de Nurburgring, quando ficou quase um minuto dentro do carro em meio a chamas.
No hospital, o piloto da Ferrari chegou a receber a extrema-unção de um padre, mas acabou melhorando, em uma recuperação pautada por muita dor.

Toda a pesada atmosfera destes anos de mortes na F-1 é bem reproduzida no filme.

Daniel Brühl como Niki Lauda, em cena de 'Rush'

Lauda ressurge no circo da F-1 apenas seis semanas depois do acidente, com o rosto parcialmente queimado, desfigurado.
Mesmo assim, se recoloca na disputa pelo título e na corrida final, no Japão, o austríaco contava com três pontos de vantagem sobre Hunt, mas abandonou a prova em razão da forte chuva, por temor de segurança.

Por sua vez, o inglês encarou os riscos da pista molhada com arrojo e certa dose de inconsequência.

No fim, conseguiu o terceiro lugar que bastava para ganhar seu único campeonato mundial [já Lauda se aposentaria em 1985 como tricampeão].

Chris Hemsworth como James Hunt, em cena de 'Rush'

Responsável pelo vencedor do Oscar "Uma Mente Brilhante" e pelo sucesso de bilheteria "O Código da Vinci", Ron Howard consegue elevar o nível de "Rush" através das ótimas sequências de pista.

Assim como fizera com as cenas espaciais em "Apollo 13", o cineasta atingiu um requinte técnico muito próximo da realidade nas disputas em velocidade, com ótimo som e câmeras rentes ao asfalto.

No entanto, não deixa de emprestar ao filme uma porção carregada de sentimentalismo, em traço clássico do cinema de entretenimento americano.

Agora os aficionados por Fórmula 1 esperam que a rixa entre Senna e Prost migre do documentário - formato em que já foi retratada - para a ficção.

Assim os multi campeões podem reivindicar o trono de maior rivalidade da F-1, no clima de guerra experimentado nos boxes da McLaren do final dos anos 80 - por enquanto, a magia do cinema confere este troféu a Hunt e Lauda.

Como curiosidade, "Rush" mostra algumas referências ao Brasil, dentro do universo da Fórmula 1: no grid de largada do Grande Prêmio de Interlagos de 1976, por exemplo, o filme mostra passistas de escola de samba dançando entre os carros, com o batuque a todo vapor.

Mas a menção mais curiosa ao Brasil no filme vem em uma reunião de James Hunt com a cúpula da McLaren, antes da temporada de 1975: os diretores da equipe ofendem Emerson Fittipaldi, que na época acabara de trocar a escuderia britânica pelo sonho da própria equipe, a Coperscucar.

Confira o trailer #4 de 'Rush':

*****
Até +!

Nenhum comentário:

Postar um comentário