sexta-feira, 20 de setembro de 2013

'ELYSIUM': MAT DAMON E JODIE FOSTER MACHOS, COM WAGNER MOURA E ALICE BRAGA SENSACIONAIS


Se a ficção científica usa de metáforas para conceber outras realidades, o diretor sul-africano Neil Blomkamp sabe captar isso como ninguém.

Depois do aclamado 'Distrito 9', a contratação de Blomkamp por um grande estúdio, Sony Pictures, foi vista como um passo importante na sua carreira e o diretor não decepcionou: ele mesmo fez um roteiro absurdo de bom, cercou-se de astros consagrados - Jodie Foster, Matt Damon - e de outro muito comentado por quem gosta de cinema - o brasileiro Wagner Moura - e concebeu 'Elysium', que está em exibição em 290 salas em todo o Brasil.

A trama parte de um mote simples e genial e se passa na Terra de 2159, quando a escassez de recursos e a superpopulação fizeram do planeta um lugar completamente insalubre.

As diferenças sociais chegaram a tal ponto de esfacelamento que os ricos construíram e se mudaram para Elysium, gigantesca estação espacial que dá nome ao filme.

Interior da estação especial Elysium - fotos dessa postagem: Divulgação/Sony Pictures

Assim, somos apresentados à infância de Max (Matt Damon) e Frey (Alice Braga, em seu melhor papel em Hollywood) num orfanato, com ele prometendo levá-la para Elysium quando crescer - cenas num recorte de flashbacks que, se é muito distante da qualidade de 'Distrito 9', ainda assim é capaz de prender o espectador.

Matt Damon como Max, protagonista de 'Elysium'

Após o início cheio de clichês, porém, a trama aumenta em bom ritmo, ao mostrar a ambientação de uma Terra absurdamente feia, destruída e envolta numa miséria sufocante, com a representação das condições terrenas e da desumanização no tratamento das pessoas como um dos pontos altos - em uma cena de humor negríssimo, Max não consegue dialogar com um robô atendente.

Fica claro, assim, que teremos um mártir pronto para sacrificar-se pela humanidade e a polarização extrema dos personagens não deixa margem para questionamentos: nessa linha, surge a secretária de segurança Delacourt (Jodie Foster, finalmente interpretando um macho, muito próximo ao que ela é na vida real) e o inimigo, antes o 'sistema', ganha agora o rosto da tirana.

Jodie Foster como a secretária de segurança Delacourt: finalmente interpretando um macho na telona

Como todos que habitam a Terra, Max deseja chegar ao novo mundo e essa necessidade acelera quando o protagonista sofre um grave acidente envolvendo radiação e fica entre a vida e a morte.

Para chegar à estação, conta com a barganha de Spider (Wagner Moura, sen-sa-cio-nal), que leva imigrantes ilegais para o espaço e precisa roubar dados mentais de um cidadão de Elysium para garantir sua passagem.

Wagner Moura como Spider, em cena com Max (Matt Damon)

O longa é um delírio visual maravilhoso, onde vale destacar as cenas de lutas entre os militares da estação espacial sob liderança de Kruger (Sharlto Copley, protagonista de 'Distrito 9') e aqueles que tentam adentrá-la - a mistura entre agilidade e câmera lenta nas destruições de corpos e robôs torna as cenas nítidas e empolgantes.

A atenção dada à Terra, infelizmente, não se desdobra sobre a morada dos ricos: por opção do diretor e roteirista, vemos muito pouco da utopia de se morar em Elysium, com suas casas bacanas, ruas limpas e seus gramados aparadíssimos.

Alice Braga como Frey, em cena do longa

Assim como em 'Distrito 9', o novo longa de Blomkamp tem o grande mérito de levar discussões fundamentais para o grande público em forma de entretenimento.

O longa vale também pelo ritmo bom, ótima ambientação e metáforas incisivas, mas também perde pela pouca densidade de seus personagens, por apostar na visão de um mártir e pela pobre trilha sonora - de Ryan Amon - simplesmente horrorosa.

Confira o trailer do longa:

*****
'ELYSIUM'
Título Original:
Elysium
Gênero:
Drama
Direção:
Neil Blomkamp
Roteiro:
Neil Blomkamp
Elenco:
Adrian Holmes, Alejandro Peraza, Alejandro Rae, Alex Peraza, Alice Braga, BillyJames, Brandon Auret, Carly Pope, Catherine Lough Haggquist, Christopher Vivanco, Claude Duhamel, Derek Gilroy, Dominika Zybko, Emma Tremblay, Faran Tahir, Hugo Steele, Jared Keeso, Jodie Foster, Jorge Sulser, Lexie Huber, Matt Damon, Michael Mando, Michael Shanks, Ona Grauer, Pauline Egan, Sharlto Copley, Terry Chen, Wagner Moura, William Fichtner
Produção:
Simon Kinberg
Fotografia:
Trent Opaloch
Montador:
Julian Clarke, Lee Smith
Trilha Sonora:
Ryan Amon
Duração:
109 min.
Ano:
2013
País:
Estados Unidos
Cor:
Colorido
Estreia no Brasil:
20/09/2013
Distribuidora:
Sony Pictures
Estúdio:
Media Rights Capital / QED International / Sony Pictures Entertainment
Classificação:
16 anos
Cotação do Klau:

Nenhum comentário:

Postar um comentário