Se algum dia eu tive realmente um ídolo artista na minha vida, esse ídolo se chama ADAM WEST.
William West Anderson nasceu a 85 anos atrás em Seattle, e estreou na carreira artística em 1957, no filme 'Voodoo Island', mas não teve seu nome creditado.
West, em cena de 'Voodoo Island' (1957) |
Participou de inúmeros seriados de televisão, chegou a fazer filme com 'Os Três Patetas', mas teve a oportunidade de sua vida graças ao produtor de TV William Dozier, da Greenway Productions..
West com 'Os Três Patetas', em cena de 'The Outlaws Is Comig' (1959) |
Em 1965, a 20th Century Fox já tinha contratado o ator Lylle Wagner - que na década seguinte faria muito sucesso como o Steve Trevor da série ‘Wonder Woman’, ao lado de Lynda Carter - para viver o Batman/Bruce Wayne no seriado que ela produzia.
Só que Dozier ficou absolutamente fascinado por West, após vê-lo num comercial da Nestlé onde ele interpretava James Bond.
West como 007, na propaganda da Nestlé |
Afinal, se West era um ator medíocre, ele tinha o porte, a elegância e ainda mais: se achava mesmo bom ator - tanto que relutou muito em aceitar o papel.
Mas Dozier insistiu, brigou com todo mundo na Fox e West ganhou o papel.
William Dozier e West |
O resto da história, todo mundo conhece: em qualquer pesquisa que se faça, quando se pede que o entrevistado cite um ator que tenha interpretado o Homem Morcego, West sempre aparece em primeiríssimo lugar, muito à frente de todos os outros atores que também tiveram a honra de interpretar um dos heróis mais queridos das HQs em outras mídias.
A série ‘Batman’ teve três temporadas (1966, 1967 e 1968) com 120 episódios e ainda rendeu um longa para o cinema - "Batman, o Homem Morcego'(1966), filmado entre a primeira e segunda temporadas, com a intenção de lançar a bat série no exterior e contando com os quatro vilões que mais brilharam no primeiro ano da série.
Cartaz do Bat filme de 1966 |
Embalada com roteiros absolutamente criativos - de Lorenzo Semple Jr. - , o melhor batmóvel de todos os tempos e com os grandes atores de Hollywood se estapeando para, se não conseguissem interpretar um dos vilões, ao menos aparecerem por segundos na famosa ‘window scene’ – aquela em que Batman e Robin escalavam a parece externa de um prédio e conversavam rapidamente com alguém que aparecia à janela, a bat série é considerada pelo IMdB uma das mais bem sucedidas de todos os tempos.
A lenda Sammy Davir Jr. ensaia com West e Burt Ward uma das mais famosas 'windows scenes' |
Terminada a série, West não se abateu, soube rir de si mesmo até hoje, seja atuando em comerciais, como dublador – é dele a voz do prefeito Adam West da animação ‘Family Guy’ e também em vários episódios do desenho ‘The Fairly OddParents’, no qual ele interpreta um super herói felino maluco – ou participando de eventos com os fãs.
West é a voz do prefeito Adam West na animação 'Family Guy' |
Escreveu também uma divertida biografia, ‘Naked Batman’ – onde conta muitos casos sobre sua carreira e a bat série – e produziu, anos atrás, um especial para a TV chamado ‘De Volta à Batcaverna’, onde ele e Burt Ward (o Robin da bat série) relembram em detalhes várias passagens do trabalho, a maioria recriada à perfeição com atores recriando as cenas.
Capa do DVD do especial 'Return to the Batcave'
Suas aparições na International San Diego Comic-Con – a maior feira de cultura pop do mundo - são sempre absolutamente concorridas, mas West é, acima de tudo, um cara boa gente, muito humilde, que atende a todos os fãs mais velhos – como eu – e seus muitos e muitos fãs mirins – que preferem a sua versão do Batman às mais darks dos filmes recentes.
Mar de fãs para ver e conseguir autógrafo na Mr. West na última Comic Con |
Foi na Comic-Con de 2008 que conheci Mr.West pessoalmente: na hora, voltei a ter os mesmos sete anos que tinha quando via a bat-série, fiquei muito emocionado, minha gagueira voltou, foi um horror.
Impávido, West só me deu um abraço, me disse baixinho na orelha “Calm down, please” e adorou quando eu finalmente consegui dizer que era do Brasil – disse que queria vir pra cá, mas até hoje, nada.
A foto autografada, abaixo, foi conseguida nesse dia.
Não vendo, não empresto... |
Aos 85 anos, Adam West - em plena forma e notório praticante de exercícios físicos - está em campanha para ser chamado para uma participação na série ‘The Big Bang Theory’, onde ele é sempre citado.
Também voltou a ganhar dinheiro com a cult série, já que a 20th Century Fox e a Warner Bros. finalmente se entenderam sobre licenciamentos de brinquedos e bonecos da bat série – lançados no começo desse mês, tem vendido mais que água no deserto e Mr. West recebe percentual por tudo o que leva sua face.
Boneco do Batman da série é igual a Adam West |
Mas o sonho de Mr. West é ver os dois estúdios finalmente se acertarem e lançarem a cult série em DVD e blu-ray.
Por causa de uma briga idiota que se arrasta a décadas, ‘Batman’ é a única cult série americana que ainda não foi lançada oficialmente nos formatos.
Seu sonho é nosso, Mr. West.
Mr. West, no lançamento oficial dos brinquedos oficiais da bat série, em agosto último |
Parabéns e toda sorte, saúde e felicidades do mundo!
*****
Fotos dessa postagem: Arquivos do Klau, Geek, Hot Toys, Getty
Nenhum comentário:
Postar um comentário