sexta-feira, 19 de abril de 2013

'O ACORDO': FALTA DE EXPRESSÃO AJUDA DWAYNE JOHSON EM SEU PRIMEIRO DRAMA



Ao ver o poster e o trailer, o espectador mais desavisado pode até imaginar que 'O Acordo' é mais um filme de ação protagonizado por Dwayne 'The Rock' Johnson.

Só que o longa dirigido por Ric Roman Waugh  - e que estreia hoje aqui no Brasil  - é na verdade um drama familiar sobre drogas, praia em que Johson se lança somente agora.

Inspirada levemente na história real do norte-americano James Settembrino, John (Dwayne) é um pai que acaba de ver seu filho (Rafi Gavron) ser sentenciado a dez anos de cadeia por envolvimento com drogas.

Para reduzir a sentença do garoto, ele concorda em atuar infiltrado em um perigoso cartel, seguindo a lei de acusação mandatória dos Estados Unidos - que premia delatores com redução automática de pena.

Dwayne 'The Rock' Johnson, em cena do longa - fotos dessa postagem: Divulgação Playarte

Alguns críticos escreveram que esse não seria um papel  adequado para Dwayne Johnson, ator reconhecidamente limitado.

Mas eu discordo: sua falta de expressão característica ajuda seu personagem a esconder suas verdadeiras intenções dos traficantes.

Se em algumas cenas - como as visitas do pai ao filho na prisão - são toscas para serem feitas por um ator sem técnica e que é na realidade um ex-campeão de Luta Livre, o longa é construído com a preciosa ajuda do elenco coadjuvante - Jon Bernthal, a Diva Susan Sarandon, Michael Kenneth Williams e Barry Pepper.

Seus personagens, bem construídos, estão focados apenas em assegurar seus próprios interesses e fazem John parecer mesmo uma vítima do sistema.

Barry Pepper e Susan Sarandon, em cena do longa

O desenvolvimento da trama mostra os dois lados da justiça, desvendando as motivações sem escrúpulos e abusos - dos mocinhos e dos bandidos.

Mas a real intenção do longa é questionar a tal política de acusação mandatória - semelhante à nossa 'delação premiada' - levantando dúvidas sobre a validade da lei, sem muito sucesso porém.

Mensagens políticas tortas à parte, o longa cria tensão o suficiente para divertir, mesmo com a falta de um vilão melhor - Benjamin Bratt não convence como o chefão do cartel.

Ravi Gavron, em cena do filme

E por incrível que pareça, a única cena de ação em que 'The Rock' pega numa arma já vale o filme, com uma perseguição eletrizante e com o ator fazendo aquilo que sabe de melhor.

Dá pra assistir.

Confira o trailer do filme:


*****
'O ACORDO'
Título Original:
Snitch
Diretor:
Ric Roman Waugh
Elenco:
Dwayne Johnson, Nadine Velazquez, Jon Bernthal, Susan Sarandon, J.D. Pardo, Harold Perrineau, Michael Kenneth Williams, Benjamin Bratt, Barry Pepper e outros
Produção:
Tobin Armbrust, Alexander Yves Brunner, Guy East, David Fanning, Dany Garcia, Matt Jackson, Dwayne Johnson, Jonathan King, Nigel Sinclair
Roteiro:
Ric Roman Waugh, Justin Haythe
Fotografia:
Dana Gonzales
Trilha Sonora:
Antonio Pinto
Duração:
112 min.
Ano:
2013
País: 
EUA
Gênero:
Drama
Cor:
Colorido
Distribuidora:
PlayArte
Estúdio:
Exclusive Media Group / Imagenation Abu Dhabi FZ / Participant Media / Spitfire Pictures
Classificação:
14 anos
Cotação do Klau:

Nenhum comentário:

Postar um comentário