sexta-feira, 5 de abril de 2013

'MAMA': TERROR INSPIRADO E JESSICA CHASTAIN MARAVILHOSA


O intrépido diretor mexicano Guillermo Del Toro ('Labirinto do Fauno', Hellboy') viu um aterrorizante curta em 2008 - 'Mamá', do diretor argentino radicado na Espanha Andrés Muschietti - e não só gostou do que viu, como se envolveu com a produção de longa-metragem baseado nele e dirigido pelo próprio Muschietti.

Cinco anos depois, 'Mama' chega aos cinemas com a mesma capacidade de gerar uma atmosfera sufocante, apresentar criaturas fantásticas e assustar muito o espectador.

Muschietti conseguiu expandir muito bem a história de seu curta com a ajuda dos co-roteiristas Neil Cruz e Barbara Muschietti, com uma trama simples que começa após o pai de duas  meninas surtar e matar a mãe delas.

Fugindo para o interior, sofre um acidente e encontra uma casa abandonada, sendo logo morto por algo disforme e monstruoso.

Cena de 'Mama' - fotos dessa postagem: Divulgação/Paramount Pictures Brasil

Nos cinco anos seguintes, as meninas passam a viver com a criatura - a quem chamam de "Mama" e quando são encontradas, passam por terapia e vão viver com seu tio Lucas (Nikolaj Coster-Waldau) e a namorada dele, Annabel (Jessica Chastain), roqueira egocêntrica que gradualmente descobre ter instinto maternal enquanto tenta proteger duas garotas de um espírito condenado a repetir seus erros eternamente.

Chastain - para mim a melhor atriz da atualidade - está sen-sa-cio-nal em um papel muito diferente do que estamos acostumados a vê-la - já que, gradativamente, sua personagem se transforma diante dos olhos do espectador de forma muito convincente.

Jessica Chastain como Annabel, em cena do longa

As garotinhas também roubam a cena, com atuações sólidas, verdadeiras e absolutamente aterrorizantes.

Victoria (Megan Charpentier) - a mais velha - consegue se relacionar com as pessoas e aos poucos se mostra capaz de abandonar o estado selvagem no qual foi encontrada.

Já Lilly (Isabelle Nélisse) era jovem demais e mal sabe falar ou se portar, sempre agindo como um animal acuado, feliz apenas quando sua protetora sobrenatural aparece para brincar.

As meninas Victoria(Megan Charpentier, em primeiro plano) e Lilly (Isabelle Nélisse), em cena do longa

O longa mantém um constante tom de ameaça, de profunda tristeza - afinal as melhores histórias de fantasmas estão repletas de melancolia - é um elegante filme de terror, que poderia ser ainda melhor caso não segurasse a franga para manter a classificação indicativa para adolescentes de 14 anos.

Visualmente belo, a produção tem bons efeitos especiais e fotografia impactante, repleta de sombras ameaçadoras, mas a intensa e constante trilha sonora soa exagerada para garantir o apelo emocional da visão que um diretor inexperiente em longas pretendeu dar.

Também por inexperiência do diretor, o espectador não está livre de clichês: mariposas marcam a presença do fantasma, canções assustadoras são ouvidas na madrugada e os personagens coadjuvantes são fracos: a tia das meninas, que luta contra Lucas pela guarda das garotas, é dispensável e suas (poucas) ações não levam nada a lugar nenhum; o psiquiatra, embora mais interessante por começar a desvendar o que realmente acontece com as meninas, serve apenas para deixar suas anotações para Annabel tentar resolver o problema sozinha.

A produção conta ainda com belas cenas da criatura interagindo com as crianças e nem sempre o fantasma está visível, escondido por paredes, closets ou portas.

Assim, se até mesmo as brincadeiras são tensas, imagine quando as coisas esquentam!

O melhor momento remete diretamente ao curta, quando as garotas são acuadas pelo monstro após fugirem por um estreito corredor - de se mijar na poltrona do cinema!

Gostei!

Confira o trailer do filme:

*****
'MAMA'
Título Original:
Mama
Diretor:
Andres Muschietti
Elenco:
Jessica Chastain, Nikolaj Coster-Waldau, Megan Charpentier, Daniel Kash, Julia Chantrey, Jane Moffat, Javier Botet  e outros
Produção:
J. Miles Dale, Barbara Muschietti
Roteiro:
Neil Cross, Andres Muschietti, Barbara Muschietti
Fotografia:
Antonio Riestra
Trilha Sonora:
Fernando Velázquez
Duração:
100 min.
Ano: 
2013
País:
Canadá, Espanha
Gênero:
Terror
Cor:
Colorido
Distribuidora:
Paramount Pictures Brasil
Estúdio:
Toma 78 / De Milo
Classificação:
14 anos
Classificação do Klau:

Nenhum comentário:

Postar um comentário