sexta-feira, 19 de abril de 2013

'HOJE': NOVO LONGA DE TATA AMARAL VALE PELO DESEMPENHO DE DENISE FRAGA



Pessoalmente, não gosto muito de filmes cuja trama se desenrola em cenários pequenos e com basicamente dois atores em cena -
na maioria das vezes, não é filme, e sim, uma peça teatral filmada.

Esse formato, em que poucos diretores se aventuram e conseguem se sair bem, agora ganhou um novo representante, com a diretora Tata Amaral conseguindo transformar seu novo longa - 'Hoje', que finalmente estreia nessa sexta - numa história que passa longe do teatro filmado.

Em cada fotograma vemos a mão da diretora no controle absoluto do ponto de vista do público, num trabalho bem executado de enquadramentos, troca de planos e cenografia.

Denise Fraga como Vera, protagonista do longa - fotos dessa postagem: Divulgação/H2O Filmes

Adaptada do livro 'Prova Contrária', de Fernando Bonassi, a trama nos mostra Vera (Denise Fraga), ex-militante política que recebe indenização do governo brasileiro pelo desaparecimento do marido ( o ator uruguaio Cesar Troncoso), vítima da repressão da ditadura militar.

Com o dinheiro, ela compra o apartamento onde a história se desenrola e passamos a vê-la no momento da mudança para o novo lar, que representa para ela uma nova vida também.

É quando surge inesperadamente seu marido - que ela julgava morto - e que a obriga a repassar sua trajetória e fazer um acerto de contas com ela mesma.

A partir daí, os traumas e dores de Vera vão surgindo por meio de diálogos, trocas de olhares e projeções que a diretora usa como belo recurso narrativo.

Denise Fraga - de costas - e Cesar Troncoso, em cena do longa

Acompanhamos também a aparição de três personagens secundários (dois carregadores da empresa de mudança e vizinha síndica/xerife do prédio) que servem apenas para tirar o foco do espectador dos protagonistas - todos dispensáveis.

Pena que, mesmo com a acima da média Denise Fraga surpreendendo muito positivamente – a atuação deu a ela o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Brasília 2011 – o longa cansa o expectador com seus diálogos monótonos e que pouco revelam, além do que já se sabe ou se pode concluir, indo nessa toada até o final, sem grandes surpresas, sem grandes revelações, guardando um mínimo de interesse sobre o futuro da personagem central.

Cesar Troncoso, em cena do longa

A ida ao cinema vale mais por Denise e menos pelo distanciamento que Tata Amaral impõe.

Além do prêmio de Melhor Atriz (Denise Fraga), o longa também levou Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia, Melhor Filme, Melhor Roteiro e Melhor Filme da Crítica no Festival de Brasília 2011.

Confira o trailer do filme:

*****
'HOJE'
Diretor:
Tata Amaral
Elenco:
Denise Fraga, João Baldasserini, Cláudia Assunção, Lorena Lobato, Pedro Abhull, César Troncoso
Produção:
Caru Alves de Souza, Tata Amaral
Roteiro:
Jean-Claude Bernardet, Rubens Rewald, Felipe Sholl
Fotografia:
Jacob Solitrenick
Trilha Sonora:
Livio Trachtenberg
Duração:
90 min.
Ano:
2011
País:
Brasil
Gênero:
Drama
Cor:
Colorido
Distribuidora:
H2O Filmes
Estúdio:
Tangerina Entretenimento / Primo Filmes / HBO Latin America Originals
Classificação:
16 anos
Cotação do Klau:

Nenhum comentário:

Postar um comentário