segunda-feira, 15 de julho de 2013

OS 10 PIORES FILMES DO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2013


O primeiro semestre de 2013 teve ótimos filmes, outros nem tanto e a maioria, sofríveis como nunca se viu - esses últimos, eu nem comento aqui.

Mas, o que dizer de longas que prometeram muito e não entregaram nada?

Na seleção abaixo, você vai encontrar os 10 piores filmes do primeiro semestre de 2013 - que prometeram mas decepcionaram o espectador.

Confira:

Imagem Filmes
10 – 'Para Maiores'

Tá certo que ninguém dava nada por esse filme, que já chegou com uma reputação de rodapé.

Pior, além de passar despercebido por onde foi exibido, o elenco estelar - que inclui Richard Gere, Kate Winslet, Naomi Watts, Halle Berry, Hugh Jackman e Emma Stone - se negaram a dar entrevistas para divulgar a obra - o que trouxe mais má fama ainda para o projeto.

O longa se tornou um desses projetos malditos de Hollywood, que quase ninguém viu, e alguns (principalmente os envolvidos) querem esquecer.

Algumas cenas até que não são ruins  e lembram momentos inspirados no programa 'Saturday Nigth Live'.

Enfim, assista com aqueles seus amigos sem noção - e bêbado.

Paris Filmes
09 – 'Meu Namorado é um Zumbi'

Se o problema de 'Para Maiores' é passar dos limites por ser muito incorreto, esse romance peca justamente pelo oposto: é um filme de zumbis muito certinho e comportado.

Talvez tentando pegar o filão deixado por 'Crepúsculo', os produtores da obra decidiram que seria uma boa ideia focar mais no romance, se desviando do verdadeiro significado do material original - afinal os zumbis não são criaturas tão fofas?

O filme até possui algumas ideias originais e interessantes - como a desmistificação das criaturas como seres irracionais, e sua capacidade de retroceder à forma humana.

O protagonista Nicholas Hoult se sai bem como o zumbi principal, mas qualquer boa ideia é descartada 'em nome do amor'.

É simplesmente bobinho e certinho demais.

Warner Bros.
8 – 'Caça aos Gângsteres'

E olha que eu amo Ryan Gosling de paixão, hein?

Se pudesse definir esse filme em uma única palavra, eu diria: "decepção".

Tinha tudo pra dar certo, né?

Um elenco estelar - Ryan Gosling, Sean Penn, Josh Brolin e Emma Stone -, um tema empolgante - que prometia fazer dele um “Os Intocáveis” passado em Los Angeles - e um talentoso cineasta no comando da obra - Ruben Fleischer, de 'Zumbilândia'.

O problema com o filme pode ser resumido em dois fatores: primeiro, a obra não possui a seriedade do filme de Brian De Palma e ao mesmo tempo não mergulha totalmente na caricatura e diversão, como 'Dick Tracy'.

Nessa indecisão, esse longa ficou bem no meio, em cima do muro, como se tivesse medo de assumir totalmente para um lado, e se assumir de alguma forma, com o resultado não ficando nem lá, nem cá.

E o segundo: o longa é apenas estilo sobre substância, ou seja, um grande visual e boas atuações, mas personagens mal desenhados, rasos, com uma trama que vai do nada a lugar algum.

Imagem Filmes
07 – 'Alvo Duplo'

Aqui, a lenda  Sylvester Stallone quase viu sua carreira ir parar nos lançamentos direto para vídeo, como já aconteceu com Jean Claude Van Damme e Steven Seagal.

Antes de cair no esquecimento como os dois acima, Sly deu sua última cartada e voltou para um novo round, com as sequências de 'Rambo' e 'Rocky', escritas, dirigidas e estreladas novamente por ele - e que foram sucesso de crítica e público.

Depois vieram os dois 'Os Mercenários', pura nostalgia e curtição para revermos os brutamontes da década de 1980 - um ótimo entretenimento.

Só que ninguém consegue ficar no topo o tempo todo, ainda mais alguém que nem se recuperou por completo.

'Alvo Duplo' foi a última investida do dino e, ao lado de outro veterano (o diretor Walter Hill), Stallone volta aos anos 1980 numa produção sem divertimento algum, e com um clima “pesado”.

Sem problemas, um suspense policial cairia bem para o ator agora.

O problema: o tom do filme não é decidido - aparentemente seria um thriller policial e é ao mesmo tempo um “buddie cop movie”, filme de parceiros policiais, com piadinhas sem graça espalhadas por todo o longa - providas por Sly - e química zero entre ele e seu “parceiro” Sung Kang

Europa Filmes
06 – 'O Massacre da Serra Elétrica 3D'

Agora sim, começamos a chutar cachorro morto.

A série 'O Massacre da Serra Elétrica' já tentou de todos os jeitos, o que nos faz pensar: Será que não é hora dos produtores gananciosos aposentarem a serra de Leatherface

Afinal, os fãs sempre terão o filme original de 1974, suas continuações, e a refilmagem e sua continuação - será que não chega de ver sempre a mesma coisa?

Depois de atrizes como Jessica Biel e Jordana Brewster, agora é a vez da bela Alexandra Daddario ('Percy Jackson') correr do psicopata que usa máscara feita de pele humana - o problema é que dessa vez ele está no porão da casa herdada por ela.

Além de tudo de ruim que existe nesse filme de terror padronizado, os produtores ainda brincam com a inteligência do espectador, ou os mesmos é quem são desprovidos de tais qualidades, já que nesse filme ocorre um dos lapsos temporais mais grosseiros do cinema recente, em sua cronologia: a protagonista, segundo a lógica da história deveria estar com 40 anos de idade, e não como Daddario, uma jovem de 25 anos.

E o cachorro nem latiu...

Disney
05 – 'Homem de Ferro 3'

Muita expectativa e decepção idem.

São essas duas palavras que definem o terceiro filme do herói mais legal da Marvel, justamente pelo imenso talento do protagonista Robert Downey Jr.

Depois dos dois primeiros 'Homem de Ferro' e 'Os Vingadores', era natural que a expectativa em relação ao terceiro fosse imensa, já  o que mais chamava a atenção eram as possibilidades de se ter gente talentosa, do nível de Sir Ben Kingsley, Guy Pearce e Rebecca Hall, no elenco.

Nem é preciso dizer que nada deu certo, né?

Deixando de lado se o Mandarim foi bem retratado ou não no filme em sua reviravolta, os principais pontos negativos d o longa foram personagens mal utilizados, vilões fracos e cuspidores de fogo, aliados trechos que não somam nada, como todo o segmento envolvendo o menino - perfeitamente dispensável e que só estão no filme para 'encher linguiça'.

Por que sempre precisa existir um menino?
Só pra dizer que se na vida real Downey Jr. detesta dar autógrafos ou titar fotos com crianças, como Tony Stark ele até contracena com um?

Some-se a tudo isso àquele monte de armaduras tele guiadas que de nada serviram, um final confuso, que torna impossível dar sequência as histórias do personagem, e cenas de ação genéricas e pouco identificáveis.

Em vez de ajudar a consolidar a saga, o terceiro longa do herói da armadura vermelha e dourada só trouxe um problemão para a Marvel resolver.

Vamos ver como o Homem de Ferro se sairá em 'Os Vingadores 2'.

Fox Filmes
04 – 'Duro de Matar: Um Bom Dia Para Morrer'

Você lembra do bom e velho policial John McClane, que salvou um prédio em Los Angeles, um aeroporto em Washington, e a cidade de Nova York?

Pois esqueçam - ele está morto e enterrado.

É melhor pensarmos assim, se quisermos perdoar um pouco esse quinto e genérico episódio da franquia.

Se muitos reclamaram que no quarto filme - 'Duro de Matar 4.0' - o personagem interpretado por Bruce Willis deixava de lado tudo o que fazia dele especial para aderir a uma censura que não o permitia xingar e se transformar basicamente num super-herói do nível do Homem-Aranha - saltando da asa de um jato em movimento - tudo é amplificado nesse quinto episódio.

Passado pela primeira vez fora dos EUA - na Rússia - a trama capenga traz McClane para se confrontar com o filho, quem ele acha que está preso por vandalismo.

E, surpresa - seu filho é na verdade um agente da CIA em missão ultra-secreta - a trama aqui é confusa, chata e desinteressante.

Sony Pictures
03 – 'Depois da Terra'

Nunca existiu produção cinematográfica mais cara de pau do que 'Depois da Terra'.

Se reclamamos quando um político coloca o filho ou um parente num cargo, ou quando o dono de uma grande empresa deixa os negócios para sua cria, é exatamente isso o que ocorre aqui, quando o astro Will Smith nos empurra goela abaixo Jaden Smith, seu filho – primeiro em 'Karate Kid' e depois aqui.

Como ator, o rapaz dá pena e não consegue em nenhuma cena segurar algo, uma expressão, um diálogo que preste.

Além disso, o roteiro é pouco inspirado por conta própria, dos mais mais rastaqueras para uma ficção científica.

Partindo de uma ideia de Will Smith, M. Night Shyamalan conduz essa obra sobre pai e filho tentando conciliar suas diferenças a fim de sobreviverem a um terrível acidente num planeta inóspito, hostil e assustador - conhecido como... Terra - mas o que vemos durante duas horas de projeção é Jaden Smith fugir de Super-aves, Super-tigres, e é claro, do grande monstro malvado conhecido como Ursa.

Não existe suspense, não é interessante, e a emoção parece ter sido esquecida do lado de fora.

Um filme que papai Will quis dar de presente de verão para o filhote Jaden, enfim.

Imagem Filmes
02 – 'Todo Mundo em Pânico 5'

Você gosta de piadas de flatulência?

Panelas, muitas panelas, caindo na cabeça?

Gordas de biquíni?

Pessoas na privada pulando sobre outras?

Objetos batendo nas partes íntimas masculinas?

E todo tipo de piadinha infame, daquelas que fazem os netos sentirem vergonha do avô por contarem algo de sua época?

Se você gosta de tudo isso, e adora o programa 'Zorra Total', então essa produção é a tua cara!

Agora, se a resposta para todas as perguntas acima for 'não', fuja e não ande - corra!

Warner Bros.
01 – 'Se Beber, Não Case – Parte 3'

É o pior da série, disparado.

Comédia é preciso ser feita de forma natural, com os personagens reagindo ao ambiente de forma real, caso contrário soa forçado.

O melhor tipo de comédia é quando os personagens não sabem que estão numa comédia e o humor vem das situações, já que seus protagonistas agem de forma séria.

Na série 'Se Beber, Não Case', os personagens parecem gritar para o espectador o tempo todo: “Olhem para mim! Estou numa comédia! Não sou engraçado? Não sou hilário?”.

E o espectador dá as respostas: "Não!" "Não!" 

Nesse terceiro, os problemas de Alan (Zach Galifianakis) se agravam depois da morte de uma girafa e de seu pai (muito engraçado, estou me mijando de rir até agora), e chegam até a intervenção psiquiátrica do cara.

Dispostos a internarem o perigoso louco num sanatório, seus amigos partem com ele para o local, mas são impedidos por um mafioso que deseja que encontrem a caricatura ofensiva e sem graça conhecida como Mr. Chow - o pior papel de John Goodman de todos os tempos.

Essa é a trama (!) para a conclusão do que o cartaz teve o disparate de chamar de “saga épica” - que dessa vez não conta com um casamento, nem com uma ressaca.

Comédia com humor zero? 

Tô fora!

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