sexta-feira, 19 de julho de 2013

A SEMANA NA TV


Confira:

AUDIÊNCIAS: 'BRUNA SURFISTINHA' SOBE MADRUGADA, 'CHIQUITITAS' JÁ É SUCESSO E CORINTHIANS DÁ OUTRO RECORDE À GLOBO
*****
VISANDO PÚBLICO, NOVELAS DA GLOBO ESTÃO MAIS ÁGEIS E SE APROXIMAM DO ESTILO DAS SÉRIES AMERICANAS
*****
CULTURA PASSA TV BRASIL E EXIBE MAIS LONGAS NACIONAIS
*****
'LIGA DA JUSTIÇA': NOVA ANIMAÇÃO SERÁ LANÇADA DIA 30 NOS EUA E NOVO LONGA ANIMADO, EM 2014
*****
'DRÁCULA': NA NOVA SÉRIE, VAMPIRO E VAN HELSING SERÃO PARCEIROS - VEJA TRAILER
*****
'GAME OF THRONES': CABEÇA DE DRAGÃO NA DIVULGAÇÃO DA TERCEIRA TEMPORADA
*****
'TRUE BLOOD' É RENOVADA PARA A SÉTIMA TEMPORADA
*****
'THE MINDY PROJECT': SEGUNDA TEMPORADA TERÁ PARTICIPAÇÃO DE JAMES FRANCO
*****
'AGENTS OF SHIELD': SÉRIE ESTREIA NO DIA 24 DE SETEMBRO - RELEMBRE PRIMEIRO PROMO
*****
'ARROW': SEGUNDA TEMPORADA TERÁ CANÁRIO NEGRO
*****
O PIOR DA SEMANA: 'BEM ESTAR' ENFIA MARIANA FERRÃO NUM CUZÃO BEM GRANDÃO
*****
O MELHOR DA SEMANA: ESTRELADA POR DANIEL RADCLIFFE E JON HAMM, MINISSÉRIE 'DIÁRIO DE UM JOVEM MÉDICO' ESTREIA HOJE
*****
Veja:

AUDIÊNCIAS: 'BRUNA SURFISTINHA' SOBE MADRUGADA, 'CHIQUITITAS' JÁ É SUCESSO E CORINTHIANS DÁ OUTRO RECORDE À GLOBO

Sinal amarelo para a novelinha adolescente "Malhação" (Globo).

Apesar de alguns personagens terem caído no gosto popular - como a periguete Fatinha (Juliana Paiva) - a temporada que terminou no último dia 5 teve a pior média de audiência da história do programa.

Foram, em média, 15 pontos de ibope para cada episódio exibido da trama - cada ponto da medição de audiência do Ibope equivale a 62 mil domicílios na Grande São Paulo.

A temporada foi marcada por alguns problemas, como a troca do protagonista Dinho (Guilherme Prates), que não emplacou, e a saída de Danielle Winits, que, agradecida, partiu célere para  o elenco de  "Amor à Vida" e se livrou de um abacaxi.

A atual temporada, que começou no dia 8, segue a mesma linha e também tem 15 pontos de média até o momento.

“Amor à Vida” (Globo) bateu seu recorde de audiência desde a estreia, em maio.
Na quinta (13), o folhetim marcou 39 pontos no Ibope.

Na madrugada de sábado (13) para domingo (14), o longa brasileiro “Bruna Surfistinha” - protagonizado por Déborah Secco em muitas cenas de sexo - rendeu recorde do ano à sessão “Supercine” (Globo): dez pontos.

Já o “Domingo Espetacular” (Record) marcou 13,4 pontos, com picos de 17, no domingo (14).

Desde 2008, quando o “Domingo Legal” marcou 13,8 pontos no ano, uma atração original do SBT não tem audiência tão alta como a de “Carrossel”, que tem média de 13 pontos no Ibope desde a estreia.

Ainda no SBT, a estreia do remake de “Chiquititas” na segunda (15) deu à emissora do Tio Silvio 14 pontos no Ibope - o primeiro capítulo de “Carrossel”, em maio de 2012, marcou 13 pontos.

Segundo o Ibope, a plateia da estreia de “Chiquititas” foi majoritariamente feminina (66%), assim como a do início de “Carrossel”, com 60% de mulheres.
Houve um crescimento de 30% do público de 50 anos ou mais, que representou 17% dos telespectadores, contra 13%, em “Carrossel”.

Ainda na segunda, o “Roberto Justus +” (Record) marcou seu recorde de audiência neste ano - com um programa sobre o funk.
Teve 5,1 pontos de média e participação de 16% no número de televisores ligados - o chamado 'share'.

Na quarta (17), a final entre Corinthians e São Paulo, pela Recopa, rendeu à Globo 30 pontos no Ibope - mais um recorde que o Timão proporciona à emissora.

O time campeão da Recopa - foto: Cássio Ramos 12

Ainda na quarta, a novela “Dona Xepa” (Record) repetiu sua maior audiência desde a estreia - nove pontos de média na Grande São Paulo.

Já na Band, a estreia da quarta temporada de “A Liga” marcou, anteontem, 11 pontos no Ibope - um ponto a menos que a Globo, no horário.
A atração - que fez uma ótima matéria sobre o 'funk ostentação' - foi líder por 27 minutos.

Na TV fechada, a Fox encerrou o primeiro semestre de 2013 na liderança do horário nobre.

Segundo dados do Ibope, a emissora foi o canal pago mais visto - das 19h à 1h - entre os assinantes de TV paga, com 0,45 ponto.

Foi seguida por SporTV (0,43), Cartoon Network (0,42) e Discovery Kids (0,37).

Na faixa horária, a Fox ficou atrás apenas das abertas Globo, Record, SBT e Band.

O desenho “Os Simpsons” representou 76% da audiência do canal no horário nobre do primeiro semestre, entre as 50 atrações mais vistas da rede.

O segundo lugar foi para uma lista de cinco filmes - entre eles “A Era do Gelo 3”, responsável por 20% do ibope da emissora no horário.

Já a badalada série “The Walking Dead” aparece na terceira posição, com uma fatia de 4% .
Levando em conta apenas o segundo trimestre deste ano, o SporTV destrona a liderança da Fox - embalado pelo Campeonato Brasileiro e pela transmissão da Copa das Confederações.

Considerando o ibope total do dia, os canais infantis seguem na liderança do primeiro semestre.

O Cartoon Network é o primeiro, seguido de Discovery Kids e Disney Channel.

A Fox fica em quarto, ligeiramente à frente do SporTV - os dados são do Ibope Media Workstation.

As informações da audiência semanal são do Blog 'Outro Canal', assinado nessa semana pelo interino Alvaro Pereira Jr. - nas férias da titular Keila Gimenez.

VISANDO PÚBLICO, NOVELAS DA GLOBO ESTÃO MAIS ÁGEIS E SE APROXIMAM DO ESTILO DAS SÉRIES AMERICANAS

'Avenida Brasil' entrou para a memória afetiva dos noveleiros como uma trama eletrizante, em que, perdido um capítulo, se perdia todo o fio da meada – uma novidade em um gênero que permitia ao espectador assistir a um capítulo e outro e entender tudo o que se passava em um folhetim.

O texto de João Emanuel Carneiro foi de fato eletrizante, mas só a partir do centésimo capítulo, quando Nina (Débora Falabella) se revelou Rita, a enteada largada pela megera Carminha (Adriana Esteves) ainda criança no lixão, de volta para executar um elaborado plano de vingança.

A guinada deflagrou uma série de viradas imprevisíveis, o principal tempero para o incontestável sucesso da trama, fenômeno pop como há muito não se via na televisão.

Uma vez que o público aprovou a toada, e pediu mais, a Globo incentivou a aceleração das novelas, reporta Mariana Zylberkan em artigo publicado pela 'Veja' desta semana.

O autor Walcyr Carrasco, antes mesmo de estrear na faixa das nove, prometeu que 'Amor à Vida' teria ritmo de seriado de TV americana - e cumpriu.

Na última terça, um mês e meio após entrar na grade, a novela levou ao ar a cena em que Paloma (Paolla Oliveira) conta para Paulinha (Klara Castanho) que é a sua mãe biológica, a primeira grande virada do folhetim - era o 44º capítulo da novela, que deve ter cerca de 180.

Ao antecipar o ápice da trama principal, tradicionalmente relegado aos capítulos finais, os novelistas dão maior relevância ao formato que procura se renovar frente à concorrência acirrada imposta pelas séries de TV dos canais a cabo e por outras fontes de entretenimento dinâmicas - como os vídeos curtos publicados em canais de sites como o YouTube.

Não à toa, menos enrolação pode se refletir em mais audiência - desde que a aceleração venha casada, é claro, com elementos como personagens fortes, boas histórias escritas para eles e elenco de qualidade.

Bruno (Malvino Salvador), Paloma (Paolla Oliveira) e Paulinha (Klara Castanho), em cena de 'Amor à Vida' - Divulgação/TV Globo

A alta voltagem dos folhetins quase transforma os capítulos em episódios, como os de séries de TV, em que um enredo é apresentado e resolvido de uma só vez.

“A aceleração também acomete as tramas paralelas. É a novela acompanhando o ritmo da vida moderna para manter a identificação com o público”, diz Maria Immacolata Vassallo de Lopes, professora titular do Centro de Estudos da Telenovela da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP).

A estratégia tem alterado não apenas a rotina de trabalho de quem escreve novela, mas também a relação entre o autor e o espectador, porque os desfechos das várias tramas que compõem um folhetim já não demoram tanto a acontecer e assim não dão tanto tempo para que o público opine e mude o rumo da história.

Em vez de esperar a reação do público, os autores agora laçam o espectador e o arrastam no turbilhão de acontecimentos que criam.

“As reviravoltas permanentes permitem ao autor manipular a opinião do público e direcioná-la para o que vai acontecer lá na frente, que já está previsto”, diz o roteirista Newton Cannito, colaborador de Thelma Guedes e Duca Rachid na próxima novela das seis da Globo, 'Joia Rara'.

O novelista Marcílio Moraes lembra que os capítulos dos anos 1970 tinham por volta de 25 minutos, metade da duração atual.

“De lá para cá, a narrativa se tornou mais veloz. Agora, vamos deixar claro que ainda há lugar para novelas de ritmo mais lento, com histórias calcadas na reflexão, na ironia ou mesmo em um romantismo mais calmo.”

Nesse novo cenário, o trabalho em equipe assume o protagonismo, já que é preciso maior criatividade.

“Nos Estados Unidos, o trabalho é feito no formato apelidado de ‘sala de roteiristas’, em que os colaboradores se reúnem diariamente para debater ideias e dar rapidez à criação. Quem assina a obra funciona como uma espécie de chefe dessa equipe, capaz de detectar talentos e entregar as cenas certas para cada um escrever”, diz Newton Cannito.

No Brasil, ainda é incipiente essa dinâmica de trabalho em que o colaborador adquire maior importância no processo de criação de uma novela e deixa o posto de simples auxiliar.

Apenas nomes da nova geração, como João Emmanuel Carneiro, Thelma Guedes e Duca Rachid, aceitam dividir o trabalho – e também os louros.

Vem daí a diferença entre o produto apresentado por eles e o de novelistas veteranos, como Gloria Perez, que privilegiam a autoria solo e continuam fazendo obras sofríveis.

Mais rapidez, por favor...

CULTURA PASSA TV BRASIL E EXIBE MAIS LONGAS NACIONAIS

A TV Cultura destronou a TV Brasil do posto de rede aberta que mais veicula filmes nacionais na televisão nos últimos cinco anos.

Segundo levantamento da Ancine (Agência Nacional do Cinema), em 2012, a rede estatal paulista programou 84 longas brasileiros, contra 79 do canal do governo federal.

A Globo está em terceiro lugar na lista, sendo responsável pela programação de 65 filmes produzidos no país.

Em 2011, a TV Brasil liderava o ranking com a transmissão de 80 títulos nacionais, seguida pela Globo, com 74, e pela Cultura, com 54.

No ano passado, as emissoras abertas transmitiram 225 filmes brasileiros, que foram levados ao ar por 291 vezes - o número representa 13,79% do tempo dedicado ao cinema nas TVs.

O logo da TV Cultura - Divulgação

Os longas estrangeiros seguem mais presentes, com 1.819 exibições ou 86,21% do espaço destinado a esse tipo de produção nas emissoras.

Mesmo com menos títulos, a TV Brasil continua na liderança quanto ao número de horas de transmissão e de reprise de filmes do país, pelo quarto ano consecutivo.

Em 2012, a TV Brasil dedicou 180 horas a essas produções, contra 160 horas da TV Cultura, 140 horas da Globo, 4h45m da Record e 3 h45m da Band.

SBT, RedeTV!, CNT e MTV não exibiram filmes nacionais no ano passado.

'LIGA DA JUSTIÇA': NOVA ANIMAÇÃO SERÁ LANÇADA DIA 30 NOS EUA E NOVO LONGA ANIMADO, EM 2014

No dia 30 de julho sai nos Estados Unidos o DVD 'Justice League: Flashpoint Paradox', mais uma animação estrelada pelo supergrupo da DC Comics.

O roteiro da HQ que inspira este longa é de Geoff Johns com arte de Andy Kubert - a história é importante porque prepara o terreno para a nova fase que a DC Comics vive neste momento nos quadrinhos.

A aventura tem viagens temporais e o Flash vê uma maneira de arrumar um erro do passado, mas uma falha temporal leva o herói para uma realidade onde a Liga da Justiça nunca existiu e até mesmo o Super-Homem está desaparecido.

Assim, Flash se une a um Batman mais violento e ao Ciborgue para tentar colocar as coisas de volta em seu lugar.

A história ainda mostra uma guerra selvagem entre a Mulher Maravilha e o Aquaman.

Veja trailer:


Mais 'Liga': o anúncio oficial seria feito durante a Comic-Con, mas a informação já vazou: o supergrupo também protagonizará o longa animado 'Justice League: War' - adaptação da fase 'Os Novos 52', do arco de histórias chamado de “Justice League: Origin”, de Geoff Johns e Jim Lee.

A Liga de 'Os Novos 52' - Divulgação/DC Comics

A trama mostra justamente o surgimento da equipe - 'Os Novos 52' foi o relançamento do universo DC em 2011, que zerou revistas e a cronologia das histórias - e coloca a Liga para enfrentar nada menos que Darkseid, que faz uma invasão à Terra.

A data exata de lançamento ainda não foi divulgada, mas será em 2014.

'DRÁCULA': NA NOVA SÉRIE, VAMPIRO E VAN HELSING SERÃO PARCEIROS - VEJA TRAILER

O Rei dos Vampiros retorna em breve à TV americana numa série em dez episódios e chegará com algumas mudanças em relação ao personagem original criado por Bram Stoker.

A 'Entertainment Weekly' conversou com com o produtor executivo Tony Krantz:
“Fizemos um número de alterações em relação ao Drácula clássico. Em nossa versão, Drácula (Jonathan Rhys Meyers) e Van Helsing (Thomas Kretschmann) são parceiros. Eles se unem para enfrentar um grande mal, que é chamada de 'The Order of the Dragon', uma organização secreta. É uma ordem que amaldiçoou Drácula no passado e o transformou em vampiro”.

No livro e em todas as obras baseadas nele até agora, Van Helsing é o caçador do Rei dos Vampiros.

Krantz vai adiante:
“Nós trazemos a história para a Inglaterra vitoriana onde Drácula assume o alterego de um inventor americano chamado Alexander Grayson. Ele vai para a Inglaterra essencialmente para se vingar do fato de ter se transformado num monstro anos atrás”.

Assista ao trailer da série:


Também estão no elenco Katie McGrath, Nonso Anonzie e Jessica De Gouw, entre outros.

A série terá dez episódios e mostra Drácula buscando vingança contra a sociedade vitoriana que julga ter acabado com sua vida.

No meio de sua missão, ele encontra Mina Harker e acredita que ela seja a reencarnação de sua mulher morta.

'Drácula' estreia em em 25 de outubro na rede NBC.

'GAME OF THRONES': CABEÇA DE DRAGÃO NA DIVULGAÇÃO DA TERCEIRA TEMPORADA 

A terceira temporada de "Game Of Thrones" ganhou uma divulgação inusitada na Europa: um crânio gigante de um dragão foi colocado na praia de Charmouth, no Reino Unido, para chamar a atenção do público.

A praia em questão não foi escolhida aleatoriamente - ela é conhecida por abrigar fósseis de dinossauros.

"Game Of Thrones" ganha ação publicitária inusitada - foto: Daniel Lewis/Divulgação/Blinkbox

A produção do esqueleto foi feita por três escultores, levou mais de dois meses para ficar pronta e foi instalada durante a noite.

A peça tem 12 metros de comprimento e foi inspirada em uma cena em que Arya Stark (Maisie Williams) encontra um esqueleto de dragão nas masmorras de King's Landing.

'TRUE BLOOD' É RENOVADA PARA A SÉTIMA TEMPORADA

O sexto ano está rolando agora na TV americana e na brasileira continua bem de audiência.

Tanto é que a renovação está garantida: segundo o TV Line, os fãs terão o sétimo ano de 'True Blood' em 2014.

Ainda não há mais novidades, mas já é oficial.

Brian Buckner continuará à frente como produtor executivo.

O elenco da sexta temporada de 'True Blood' - foto: Divulgação HBO

Sobre a renovação, Michael Lombardo, presidente do canal HBO, disse em comunicado oficial:
"'True Blood' permanece como uma série marcante da HBO e é um grande fenômeno entre nossos espectadores. Graças a Brian e sua equipe talentosa a atração continua sendo empolgante como nenhum outro seriado na TV".

O canal não divulgou o número de episódios da próxima temporada, mas fontes do TV Line indicam que serão dez.

Neste ano, a estreia de 'True Blood' atraiu 4,5 milhões de pessoas, 14% a mais que no início do quinto ano.

'THE MINDY PROJECT': SEGUNDA TEMPORADA TERÁ PARTICIPAÇÃO DE JAMES FRANCO

James Franco fará uma participação no segundo ano na série da Fox, 'The Mindy Project'.

O ator acima da média  estará nos dois primeiros episódios da nova temporada como o Dr. Paul Leotard, um carismático e popular médico que substituiu Mindy (Mindy Kaling) na Shulmand & Associates enquanto ela está no Haiti como voluntária.

O elenco da série 'The Mindy Project' - foto: Divulgação/FOX

Dr. Leotard é um ex-modelo que, ao cair de uma passarela e ser salvo por uma mulher grávida, mudou todos os rumos de sua carreira.

Daquele dia em diante, ele se matriculou em uma faculdade e se dedicou a ajudar grávidas.

A segunda temporada de 'The Mindy Project' estreia nos EUA em 17 de setembro, mas ainda não há previsão de estreia no Brasil.

'AGENTS OF SHIELD': SÉRIE ESTREIA NO DIA 24 DE SETEMBRO - RELEMBRE PRIMEIRO PROMO

A série que vai levar a maior agência secreta dos quadrinhos Marvel para a TV finalmente ganhou sua data de estreia: 24 de setembro no canal ABC - mais uma empresa do grupo Disney.

A série se passa após os acontecimentos de 'Os Vingadores' e terá o agente Phil Coulson (Clark Gregg) como protagonista - sim, ele não morreu, já que Nick Fury (Samuel L. Jackson), diretor da S.H.I.E.L.D., forjou a sua morte.

O elenco da série - foto: Divulgação/Marvel

Coulson agora juntou um pequeno grupo de agentes que tem a missão de resolver os casos não classificados.

Relembre o primeiro promo:


O time é composto pelos agentes Grant Ward (Brett Dalton), Melinda May (Ming-Na Wen), Leo Fitz (Iain De Caestecker) e Jemma Simmons (Elizabeth Henstridge), além da civil Skye (Chloe Bennet).

Outras duas aguardadas séries da ABC também tiveram datas confirmadas: a 3ª Temporada de 'Once Upon a Time' estreia em 29 de setembro e sua derivada, 'Once Upon a Time in Wonderland', em 10 de outubro.

'ARROW': SEGUNDA TEMPORADA TERÁ CANÁRIO NEGRO

Segundo o The Wrap, a atriz Caity Lotz foi contratada para ser a Canário Negro na segunda temporada da boa série 'Arrow', transposição do Arqueiro Verde da DC Comics.

A personagem vem das HQs e  lá é o par romântico de Oliver Queen,  o Arqueiro.

A ideia é que Canário - seu nome verdadeiro é Dinah Laurel Lance - seja uma personagem fixa no seriado e que, eventualmente, namore o herói.

A atriz Caity Lotz - foto: EW

Ela também deve ser uma vigilante.

Segundo o que um dos produtores, Dinah não será logo de cara a Canário Negro - haverá uma evolução da personagem na história até que ela chegue a ser uma combatente do crime.

Confira um 'Behind The Scenes' da primeira temporada:


Além de Caity, quem também entrou para o elenco nesta segunda temporada foi a atriz Summer Glau - como Isabel Rochev, uma empresária que quer comprar a empresa de Oliver.

'Arrow' volta ao ar nos Estados Unidos em setembro.

O PIOR DA SEMANA: 'BEM ESTAR' ENFIA MARIANA FERRÃO NUM CUZÃO BEM GRANDÃO

Eu sempre critico aqui jornalistas que deixam de ser protagonistas em outras emissoras para fazerem figuração na Globo - só pelo ego de se verem na principal emissora do país. 

Mariana Ferrão era âncora do 'Jornal da Band' - portanto a principal da emissora - mas resolveu ir para a Globo, onde gramou durante um bom tempo como repórter especial até ser ungida como  uma das apresentadoras do matutino ' Bem estar', programa quase sempre bom, mas quando dá de ser didático, menospreza a inteligência do seu telespectador e ficha chato demais.

Lógico, programa de saúde tem de passar por certas situações, mas o 'Bem Estar' vem forçando a barra e nos oferece imagens que jamais se imaginou ver na televisão - ainda mais pela manhã.

Se já tivemos vômito, urina e fezes exibido em todo o esplendor do HD no horário do meu café da manhã, ontem o programa extrapolou ao reproduzir nos estúdios da Globo-SP um cu gigante, com hemorroidas e tudo.

O cuzão da Globo, com Mariana Ferrão dentro - Reprodução/TV Globo

A aula de 'sem noção' começou quando o outro apresentador do programa - o sempre sem graça Fernando Rocha - disse coisas como: "Estamos na entrada do ânus".

Pior foi a missão dada a Mariana Ferrão: passear por dentro do cuzão em nome de um didatismo burro.

Não precisava, né?

O MELHOR DA SEMANA: ESTRELADA POR DANIEL RADCLIFFE E JON HAMM, MINISSÉRIE 'DIÁRIO DE UM JOVEM MÉDICO' ESTREIA HOJE

A HBO exibe hoje os dois primeiros episódios - de um total de quatro - da minissérie "Diário de um Jovem Médico", baseada em contos do autor de teatro russo Mikhail Bulgakov (1891-1940) inspirados em sua própria vida.

Na produção, Jon Hamm - vencedor do Globo de Ouro de melhor ator em série dramática em 2008, por "Mad Men" - vive um médico desapontado com a vida que, ao recordar o início de sua carreira, encontra sua versão mais jovem e ingênua - interpretada por Daniel Radcliffe.

Jon Hamm (à esq.) e Daniel Radcliffe protagonizam a minissérie - foto: Divulgação/HBO

Contando a história a partir de suas anotações, o médico relembra como, recém-formado, foi enviado a uma longínqua cidade rural na Rússia que se esforçava para se modernizar após a Revolução Russa de 1917.

Lá, o jovem deve aprender a lidar com as superstições dos moradores e também com as próprias dúvidas a respeito de suas habilidades, além do temor da responsabilidade que assumiu.

Segundo o jornal 'The Guardian', deve haver uma segunda temporada - desde que seja possível conciliar as apertadíssimas agendas de Hamm e Radcliffe.

O pessoal do 'The Guardian' elogiou muito a minissérie - do desempenho dos atores à  direção de arte, roteiro e direção.

Confira o trailer português da série:

*****
'DIÁRIO DE UM JOVEM MÉDICO'
Estreia da minissérie
Quando: hoje
Horário: 22h.
Onde: HBO

*****
Até +!

Nenhum comentário:

Postar um comentário