segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

OSCAR 2013:CONFIRA A CERIMÔNIA E TODOS OS GANHADORES



Com muita cantoria e piadas muito boas, Seth MacFarlane,criador da série 'Uma Família da Pesada' e do filme 'Ted' foi o apresentador da edição 2013 do prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood - e se deu muito bem.

MacFarlane deu o humor e frescor necessários a uma cerimônia quase sempre muito chata e arrastada, mas que,  ao completar seu 85o. Aniversário, foi surpreendentemente leve, interessante, com ritmo rápido e muito boa de se ver.

A cerimônia começou com a lenda William Shatner num telão, mais uma vez encarnando o Cap.Kirk de Star Trek e dizendo a MacFarlane que voltou no tempo para evitar "um desastre" - mostra tweets de segunda (25), que dizem: 'APRESENTAÇÃO DE MACFAFLANE FOI UM DESASTRE!' e 'SETH MACFARLANE É UM APRESENTADOR MEDÍOCRE!'

SEN-SA-CIO-NAL!

MacFarlane interage com Shatner no telão - fotos dessa postagem: Just Jared AFP e Getty Images
O Oscar mais musical dos últimos tempos seguiu assim, bem humorado, com o apresentador não querendo aparecer mais que a festa, que foi realizada num ritmo de show de TV - tanto que começou às 22:30h e acabou pontualmente às 2:00h - conforme a nova dupla de produtores previu.

Pelo palco, desfilaram números musicais - entre outros, com Channing Tatum e Charlize Theron, Daniel Radcliffe e Joseph Gordon-Levitt, e esquetes nos bastidores - o mais engraçado foi com MacFarlane vestido de 'Irmã Bertrille', personagem de uma das indicadas a Atriz Coadjuvante, Sally Field, na série 'A Noviça Voadora', seu primeiro papel de expressão.

MacFarlane com Sally Field
A atriz Octavia Spencer, Oscar de Coadjuvante no ano passado, anunciou o prêmio de Melhor Ator coadjuvante de 2013, que sem nenhuma surpresa foi para Christoph Waltz, por 'Django Livre'.

Christoph Waltz recebe seu Oscar de Coadjuvante - fotos dessa postagem: AFP e Getty Images
O ator austríaco derrotou Philip Seymour-Hoffman, por 'O Mestre';  Robert De Niro, por 'O Lado Bom da Vida', Tommy Lee Jones, por 'Lincoln' e Alan Arkin, por 'Argo'.

A comediante Melissa McCarthy apresentou Curta Metragem de Animação, e 'Paperman', da Disney, levou.

Ela anunciou também Melhor Animação e surpreendentemente, 'Valente', da Disney, levou, derrotando 'Frankenweenie', 'ParaNorman', 'Piratas Pirados!' e o favorito, 'Detona Ralph'.

Cartaz de 'Valente', da Disney
Os indicados a Melhor Filme - nove no total - foram apresentados de três em três: a primeira leva - com 'Os Miseráveis', 'As Aventuras de Pi' e 'Indomável Sonhadora'  foram apresentados por Reese Witherspoon.

Reese Witherspoon
O elenco do filme mais rentável de 2012 - 'Os Vingadores' - menos Chris Hemsworth, subiu ao palco para apresentar dois prêmios:

O de Melhor Fotografia foi para o meu xará chileno, Cláudio Miranda, por 'As Aventuras de Pi', filme que também levou na categoria de Efeitos Visuais.

Cláudio Miranda
Depois do intervalo, chegou a hora das categorias de Melhor Figurino e Melhor maquiagem e Cabelo, apresentadas por Channing Tattum e Jennifer Aniston.

Na primeira, Jacqueline Durran levou, por 'Anna Karenina'; na segunda, Lisa Westcot levou por 'Os Miseráveis' - foi o primeiro Oscar da noite para o musical de Tom Hooper.

Jacqueline Durran
Uma das mais famosas Bond Girls, Halle Berry veio anunciar a homenagem aos 50 anos de 007 nas telonas, que começou com uma bela sequencia dos filmes da saga, principalmente cenas de ação.

Depois, surgiu no palco  Dame Shirley Bassey, para cantar seu carro chefe e um dos temas mais conhecidos da saga Bond: "Goldfinger", do filme do mesmo nome de 1964.

Dame Shirley Bassey
Apesar da emoção com Dame Bassey cantando tudo o que sabe - Adele teve nessa hora o seu primeiro chilique de inveja nos bastidores - achei a homenagem muito curta por tudo o que a série de filmes de 007 representam para o Cinema - podiam ter ao menos reunido todos os intérpretes de James Bond no palco, né?
Afinal, todos ainda estão vivos.

Novo intervalo, e na volta, o protagonista de 'Django Livre', Jamie Foxx, apresentou as categorias de Melhor Curta Metragem, vencida por "Cuefew" - e Melhor Documentário de Curta Metragem, vencido por "Inocente".

Depois, Liam Neeson apresentou mais três filmes concorrentes da noite: 'Lincoln', 'Argo' e 'A Noite mais Escura' - MacFarlane aproveitou e fez várias piadas sobe os três.

Em seguida, Ben Affleck apresentou a categoria Melhor Documentário de Longa Metragem, vencida por 'Searching For Sugar Man'.

Depois de mais um intervalo, Jessica Chastain e Jennifer Garner vem anunciar a categoria de Melhor Filme Estrangeiro.
Sem surpresas, o franco--austro-belga "Amor", dirigido por Michael Hanecke, levou mais um prêmio importante na sua vitoriosa carreira.

Michael Hanecke
Hanecke subiu ao palco, fez um pequeno agradecimento a todos os envolvidos com sua obra  e terminou agradecendo á sua mulher, dizendo: "Você é a luz da minha Vida".

Depois disso é que soubemos que a cerimônia mais musical dos últimos tempos não tinha uma orquestra ao vivo lá no Adobe Theatre: a orquestra estava tocando direto dos estúdios da Capital Records no centro de LA - muito estranho...

Lenda dos musicais, John Travolta apresentou uma seleção com músicas de 'Chicago', 'DreamGirls' e 'Os Miseráveis', que começou com Catherine Zeta-Jones, linda de viver, cantando "All That Jazz".

Depois, seguiu-se uma canção de 'DreamGirls' e o bloco culminou com todo o elenco de 'Os Miseráveis' -Hugh Jackman, Anne Hathaway, Amanda Seyfried, Eddie Redmaine, Sasha Byron-Cohen, Russell Crowe, Helene Bonham-Carter...  - cantando ao vivo, o que foi sen-sa-cio-al!

O elenco de 'Os Miseráveis' canta no palco do Oscar
Já passava da meia noite, quando Seth MacFarlane chamou ao palco Chris Pine - o novo Cap.Kirk - e Zoe Saldana - a nova Uhura - da saga Star Trek, para falar dos prêmios técnicos, que são entregues em almoço antes da cerimônia de hoje.

Depois, MacFarlane chamou os astros de seu filme, Mark Wahlberg e o urso Ted - muito bunitinho de smoking, para apresentarem as categorias de Melhor Mixagem de Som e Melhor Edição de Som.
Na primeira, venceu a equipe de 'Os Miseráveis' e na segunda, a grande surpresa da noite: um empate entre as equipes de 'A Hora mais Escura' e '007 - Operação Skyfall'.

Mark Wahlberg e o urso Ted
Para chamar ao palco a lenda Christopher Plummer - Oscar de Coadjuvante no ano Passado - MacFarlane fez uma rápida brincadeira com um dos papéis mais lembrados do grande ator canadense, o do Cap. Von Trapp de "A Noviça Rebelde".
Bem humorado, Plummer anunciou a categoria de Melhor Atriz Coadjuvante, a maior certeza da noite, claro que vencida por Anne Hathaway.
Anne Hathaway
Anne, muito emocionada, agradeceu um mundo de gente e encerrou dizendo que as agruras de Fantine, seu personagem no longa, fiquem só na ficção e não na vida real.

Depois de um rápido intervalo, o presidente da Academia falou principalmente sobre um novo Museu do Cinema e Sandra Bullock subiu ao palco para apresentar Melhor Edição - ganho por 'Argo', seu primeiro Oscar da noite.

À 00:34h, Jeniffer Lawrence chamou ao palco a insuportável cantora britânica Adele, clone de Miss Piggy, para defender sua música Skyfall, tema do último 007 e indicada na categoria de Melhor Canção.

Miss Piggy
E não é que, ao vivo, ela desafina muito mais que gravada?
Ainda bem que logo depois tivemos um intervalo pra descansar da agressão que meus ouvidos tinham acabado de sofrer...

Na volta, coube a Nicole Kidman apresentar os três últimos candidatos a Melhor Filme: 'O Lado Bom da Vida', 'Amor' e 'Django Livre'.

Em seguida, a improvável dupla Daniel Radcliffe e Kristen Stewart apresentaram a categoria de Melhor Design de Produção, que acabou sendo vencida por 'Lincoln'.

Em seguida, Salma Hayeck apresentou os prêmios honorários da Academia - entre outros, Jefrey Katzenberg, sócio de Spielberg na DreamWorks, recebeu o seu.

Novo intervalo, já estamos à 00:57h e George Clooney apresenta o "In Memorian", momento da cerimônia que homenageia aqueles da indústria que se foram no último ano - como os atores Ernest Borgnine, Celeste Holm, os diretores Nora Ephon e Tony Scott e a figurinista Eiko Ishioka - que concorria nesse Oscar.

E quem melhor para se exaltar a memória do que a Diva das Divas Barbra Streisand, que entrou cantado "Memories"e simplesmente arrasou - nos bastidores, Adele teve o seu segundo chilique motivado por inveja e ciúmes da noite...

Barbra Streisand
Depois, o elenco principal de 'Chicago' - Renée Zellweger, Catherine Zeta-Jones, Richard Gere e Queen Latifah - apresentaram Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Canção Original.

Na primeira, Mychael Danna, por 'As Aventuras de PI', levou e na segunda, Skyfall, composta e interpretada (!) pela Miss Piggy inglesa,  ganhou.

Adele ameaçou ter um novo chilique - agora ao vivo e no palco - mas resolveu deixar pra lá par fazer a linha surpresa/emocionada diante das câmeras...

Novo intervalo, e à 1:21h, Charlize Theron e Dustin Hoffman apresentam Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Roteiro Original.

Na primeira categoria, Chris Terrio, por 'Argo', foi o vencedor.

Já na segunda, uma grande surpresa: Quentin Tarantino saiu-se vencedor, por "Django Livre", que ele também dirigiu.

Quentin Tarantino
Quentin Tarantino 
Depois de um rápido intervalo, a Diva Jane Fonda - linda num justo vestido verde limão siciliano e acompanhada por Michael Douglas, apresentaram a categoria Melhor Diretor, que também resultou em nova surpresa: o tawanês Ang Lee levou, por 'As Aventuras de Pi'.

OSCAR 2013 - Ang Lee recebe o Oscar de Melhor Diretor, em Los Angeles - Getty Images
Ang Lee
Spielberg - dessa vez por 'Lincoln' - continuou sendo esnobado pela Academia.

Depois do último intervalo, o francês Jean Dujardin - Oscar de Melhor Ator em 2012 - veio ao palco para apresentar Melhor Atriz.

Concorrendo com Naomi Watts - por 'O Impossível'; Jessica Chastain - por 'A Hora Mais Escura; Emmanuelle Riva - por 'Amor' e 'Quvenzhané Wallis' - por 'Indomável Sonhadora', Jennifer Lawrence nem acreditou quando foi chamada ao palco, agraciada por sua performance em 'O Lado Bom da Vida'.

Tanto, que a subir a escadaria, os muitos babados do seu vestido a fizeram estatelar-se nos degraus.

 (ROBYN BECK / AFP)
Jennifer Lawrence 
Já estávamos à 01:45h., quando a maior diva das telonas americanas ainda viva entrou no palco.

Meryll  Streep - Oscar 2012 de Melhor Atriz - apresentou a categoria de Melhor Ator.

Concorrendo com Denzel Washington, por 'O Voo'; Hugh Jackman, por 'Os Miseráveis'; Bradley Cooper, por 'O Lado Bom da Vida' e Joaquin Phoenix, por 'O Mestre', Daniel Day-Lewis levou pelo seu inacreditável trabalho em 'Lincoln', e ainda fez o melhor discurso de agradecimento da noite.

Lewis é o primeiro ator a conquistar três estatuetas na Categoria Melhor Ator (Robyn Beck / AFP PHOTO)
Daniel Day-Lewis
Em seguida, a lenda Jack Nicholson veio ao palco para apresentar a mais importante categoria da noite - a de Melhor Filme.

Conversando ao vivo com a primeira dama americana, Michelle Obama, direto da Casa Branca, Nicholson fez suspense para que ela abrisse o envelope, que revelou o principal ganhador da noite: 'Argo'.

Com todos - inclusive o produtor George Clooney, o diretor Ben Affleck e o elenco - no palco, Affleck fez  um rápido mas emotivo discurso de agradecimento.

Ao lado da equipe de 'Argo', Ben Affleck agradece o Oscar de Melhor Filme (Foto: AFP PHOTO/Robyn Beck)
Ben Affleck discursa ao receber o Oscar de Melhor Filme
às 2:00h. em ponto, MacFarlane ainda fez seu derradeiro número musical final, em homenagem aos "losers" da noite, enquanto os créditos subiam na tela.


Confira a lista dos Vencedores do Oscar 2013:

Melhor Filme
Argo


Melhor Diretor
Ang Lee (As Aventuras de Pi)


Melhor Roteiro Original
Quentin Tarantino (Django Livre)


Melhor Roteiro Adaptado
Chris Terrio (Argo)


Melhor Ator
Daniel Day-Lewis (Lincoln)


Melhor Atriz
Jennifer Lawrence (O Lado Bom da Vida)


Melhor Ator Coadjuvante
Christoph Waltz (Django Livre)


Melhor Atriz Coadjuvante
Anne Hathaway (Os Miseráveis)


Melhor Fotografia
Claudio Miranda (As Aventuras de Pi)


Melhor Filme Estrangeiro
Amor (Áustria)


Melhor Animação
Valente


Melhor Trilha Sonora
Mychael Danna (As Aventuras de Pi)


Melhor Canção Original
Skyfall (007 - Operação Skyfall)


Melhor Documentário
Searching For Sugar Man


Melhor Montagem
William Goldenberg (Argo)


Melhor Direção de Arte
Rick Carter, Jim Erickson e Peter T. Frank (Lincoln)


Melhor Figurino
Jacqueline Durran (Anna Karenina)


Melhor Efeito Visual
As Aventuras de Pi


Melhor Efeitos Sonoros
Os Miseráveis


Melhor Edição de Som
007 - Operação Skyfall
A Hora Mais Escura


Melhor Maquiagem e Cabelo
Os Miseráveis


Melhor Curta-Metragem (Animação)
Paperman


Melhor Curta-Metragem
Curfew


Melhor Curta-Metragem (Documentário)
Inocente


*****
Até o OSCAR 2014!

Nenhum comentário:

Postar um comentário