sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

'O AMANTE DA RAINHA': INDICADO AO OSCAR DE FILME ESTRANGEIRO E VENCEDOR EM BERLIM 2012, LONGA NÃO SE SUSTENTA


Uma altiva mulher escreve aos filhos nove anos após ter sido separada deles, deixando as últimas palavras aos dois.

Se no início, o longa escandinavo 'O Amante da Rainha' promete, um dos indicados na categoria de Melhor Filme Estrangeiro do Oscar 2013 não se sustenta.

A trama narra a história de Caroline Mathilde (Alicia Vikander), jovem inglesa que teve o casamento arranjado com o Rei da Dinamarca, Christian VII (Mikkel Boe Følsgaard).

Enquanto só estava no seu pensamento, o futuro marido era o par ideal, mas a realidade foi bem outra: após o primeiro encontro, os sonhos de Caroline acabam ao topar com um rapaz, a princípio, estúpido e infantil.

Quando sai em viagem à Europa, após o filho do casal nascer, Christian é obrigado a se consultar com um médico, o alemão e idealista Johann Friedrich Struensee (Mads Mikkelsen, conhecido do grande público como o vilão Le Chiffre, de '007 - Cassino Royale').

Alicia Vikander e Mads Mikkelsen, em cena do filme

Em vez de questionar sintomas, o médico acompanha a disfunção mental do rei, que logo o toma como um amigo e o leva para a corte dinamarquesa.

O espectador vivencia a ascensão do Iluminismo em uma Europa obscurecida por leis severas, tortura e pouco caso com a população, concentrando-se no relacionamento verídico entre a jovem rainha decepcionada e Struensee - os dois são idealistas e passam a ver, na rei fora de si, uma possibilidade de mudança para o país.

Quando Christian passa a atuar na corte - repetindo falas de Struensee - aprova diversas leis em benefício do povo, mas logo os meios para manter estes ideais vivos começam a se diluir: falta dinheiro, os envolvidos começam a almejar benefícios e a ânsia pelo controle modifica aqueles que censuravam a realeza.

A dramática cena da guilhotina expõe como o reconhecimento dos outros pode ser alvo ilusório para quem luta - a ideia de esforço coletivo acaba na lâmina, no reflexo da morte.

A cena da guilhotina é a melhor do longa

A carta de Caroline, que relata aos filhos e ao espectador sua relação com Struensee, acaba dizendo muito mais do que isso.

Se o principal achado do longa é desvendar, aos poucos, a complexa dicotomia do poder, para um filme baseado em fatos,porém, deixa a desejar.

A atuação fraca e sem brilho de Alicia Vikander - que evoluiu muito agora,  como coadjuvante em 'Anna Karenina' - perde apenas para a interpretação no automático de Mikkelsen - a falta de química entre os dois é uma das maiores dos últimos tempos.

Boe Følsgaard destaca-se ao interpretar um rei louco e solitário - tanto que levou o Urso de Prata de Melhor Ator em Berlim 2012.

Mikkel Boe Følsgaard e Mads Mikkelsen, em cena do filme

A produção também é muito capenga: ao mostrar uma fileira de mortos por uma epidemia, o close da câmera mostra uma maquiagem abaixo da crítica, de um filme de zumbis trash.

Até a fotografia - a princípio interessante, com iluminação rebaixada nos ambientes internos, as velas com chamas aparentemente imóveis,  fazem o espectador duvidar da reconstituição de época e do próprio cenário - é apenas razoável.

Assim, o longa poderia ser épico, assim como sua trama, mas não consegue sustentar a grande empreitada de contar um episódio fundamental da história dinamarquesa.

O longa recebeu outros dois prêmios no Festival de Berlim em 2012: Melhor Roteiro - para Rasmus Heisterberg - e Diretor - para Nikolaj Arcel.

Confira o trailer do filme:

*****
'O AMANTE DA RAINHA'
Título Original:
En Kongelig Affære/ A Royal Affair
Diretor:
Nicolaj Arcel
Elenco:
Alicia Vikander, Mads Mikkelsen, Mikkel Boe Følsgaard, David Dencik, Trine Dyrholm, Thomas W. Gabrielsson e outros
Produção:
Meta Louise Foldager, Sisse Graum Jørgensen, Louise Vesth
Roteiro:
Nikolaj Arcel, Rasmus Heisterberg
Fotografia:
Rasmus Videbæk
Trilha Sonora:
Cyrille Aufort, Gabriel Yared
Duração:
137 min.
Ano:
2012
País:
Dinamarca, Suécia, República Tcheca
Gênero:
Drama
Cor:
Colorido
Distribuidora:
Europa Filmes, Mares Filmes
Estúdio:
Zentropa Entertainments / Trollhättan Film AB / Film i Väst / Sveriges Television (SVT) / DR TV / Sirena Film
Classificação:
14 anos
Classificação do Klau:

Nenhum comentário:

Postar um comentário