sábado, 23 de fevereiro de 2013

OSCAR 2013: CONHEÇA AS INDICADAS A 'MELHOR ATRIZ'


A categoria de Melhor Atriz será uma das mais diferentes da cerimônia do Oscar 2013, por reunir talentos de diversas faixas etárias, além de três artistas que já haviam disputado o prêmio da Academia pelo menos uma vez no passado.

Se levadas em conta as premiações que servem como termômetro para a cerimônia de amanhã à noite, a favorita é a atriz Jennifer Lawrence, 22 anos, que interpreta uma dançarina viúva e complicada no filme "O Lado Bom da Vida".

Ela já levou na mesma categoria no SAG Awards (Screen Actors Guild), premiação concedida pelo Sindicato de Atores norte-americano, o Globo de Ouro de melhor atriz em comédia e também na premiação da Associação de Críticos de Cinema (Critics' Choice Awards) dos EUA.

JENNIFER LAWRENCE
Quem é: Com apenas 22 anos, Jennifer Lawrence saiu da obscuridade total para o estrelato em apenas 24 meses.
Sua atuação sutil como uma mulher problemática que tenta se relacionar com o personagem de Bradley Cooper em "O Lado Bom da Vida", de David O. Russell, só a fará ainda mais requisitada.
Não perca: O caminho para o estrelato de Lawrence começou com "Inverno da Alma" (2010) , pelo qual foi indicada ao Oscar como a adolescente que luta para manter a família unida apesar da pobreza, da instabilidade mental e do vício em drogas.
Outros trabalhos: A jovem atriz é mais conhecida como a estrela de "Jogos Vorazes" (2012), no qual interpreta a arqueira Katniss Everdeen.
Também viveu o papel de Mystique em "X-Men: Primeira Classe" (2011) e já garantiu presença na sequência.

A principal concorrente de Jennifer é Jessica Chastain, a minha favorita, indicada pela atuação soberba em "A Hora Mais Escura".
A norte-americana de 35 anos já havia sido indicada à estatueta de melhor atriz coadjuvante em 2011 pela interpretação em "Histórias Cruzadas".

Jessica desbancou Jennifer ao faturar o principal prêmio para atrizes oferecido pela Associação de Críticos de Cinema (Critics' Choice Awards) e faturou o Globo de Ouro de melhor performance feminina em filme de drama, mas perdeu o duelo para a colega de profissão no SAG Awards.

JESSICA CHASTAIN
Quem é: Poucas atrizes já interpretaram um papel como o de teimosa agente da CIA que protagoniza "A Hora Mais Escura", de Kathryn Bigelow.
A busca por Osama bin Laden não só a faz relegar sua vida pessoal a segundo plano como acaba por consumi-la até que a caçada pelo líder da al-Qaeda seja sua única razão de viver.
Não perca: Chastain foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por seu trabalho como a dona de casa atrapalhada de "Histórias Cruzadas", dando um toque de comédia a uma história que, do contrário, peca pelo excesso de seriedade.
Outros trabalhos: Chastain é uma mulher cujo marido pode estar ficando louco em "O Abrigo" (2011), além de dar um pouco de charme ao drama de época "os Infratores" (2012) como a garota de Chicago que foge de seu passado no interior da Virgínia.

Também estão no páreo a mais velha e a mais nova atriz: a diva francesa Emmanuelle Riva, de 82 anos, e Quvenzhané Wallis, de apenas 9 anos.

Emmanuelle interpreta uma senhora debilitada pela idade em "Amor", de Michael Haneke e a pequena Quvenzhané é a protagonista de "Indomável Sonhadora", longa que mostra a trajetória de uma menina para superar uma catástrofe que afetou seu vilarejo.

EMMANUELLE RIVA
Quem é: A atriz de 84 anos e seu parceiro, Jean-Louis Trintignant, de 82, dão um show de interpretação em "Amor".
O papel dela no longa é desafiador, já que sua personagem não fala e quase não se move no início do filme.
Não perca: A veterana francesa está na ativa desde 1957, mas um de seus melhores trabalhos é em "Hiroshima, meu Amor" (1959), de Alain Resnais, no qual interpreta uma artista francesa que tem um caso com um arquiteto japonês enquanto roda um filme antiguerra em Hiroshima.
Outros trabalhos: Riva encarna uma mulher que pode (ou não) ter tentado matar o marido em "Thérèse" (1962) e interpreta a mãe da personagem de Juliette Binoche em "A Liberdade é Azul" (1993), de Krzysztof Kieslowski.

QUVENZHANÉ WALLIS
Quem é: Ela tem nove anos, tinha seis quando "Indomável Sonhadora" foi feito.
Ela é talentosa e Shirley Temple - anos 30 do século passado - talvez tenha sido a última atriz tão jovem a carregar um filme sozinha assim, com tanto talento e naturalidade.
Não perca: Seus próximos filmes, a começar de "Doze Anos de Escravidão".
Não dá para saber o que um ator mirim vai virar, mas a julgar de seu primeiro trabalho, a bunitinha tem um futuro impressionante pela frente.

A menos badalada entre as concorrentes em 2013 é Naomi Watts, que apesar da experiência em filmes dramáticos, só havia sido indicada uma única vez ao Oscar de melhor atriz em 2004 pelo trabalho em "21 Gramas".
Agora, a experiente artista concorre na mesma categoria pelo trabalho em "O Impossível", que narra o drama vivido por uma mãe que tenta salvar o filho e o marido após o tsunami que devastou o sudeste asiático em 2004.

NAOMI WATTS
Conhecida por atuar em dramas pesados, Naomi Watts se superou em "O Impossível", no qual encarna uma mulher cuja família passava férias em Bali, em 2004, quando o sudeste asiático foi atingido por um grande tsunami.
A força emocional de uma mãe que não aceita a perda do marido e do filho é o que rege a boa atuação da atriz no longa.
Não perca: Naomi aparece à beira de um abismo emocional em "21 Gramas" (2003) no papel de uma viciada em drogas em recuperação cuja vida é destruída quando o marido e os filhos são mortos num acidente de carro, o que a fez ser indicada ao Oscar de Melhor Atriz daquele ano.
Outros trabalhos: A atriz despontou em "Cidade dos Sonhos" (2001), de David Lynch; ela e Edward Norton também fizeram um trabalho inesquecível em "O Despertar de Uma Paixão" (2006) como um casal que tenta manter o casamento enquanto combate um surto de cólera num vilarejo chinês.

Fotos dessa postagem: 
* Atrizes no red carpet do Globo de Ouro 2013: Getty Images
* Emanuelle Riva: Paris Match


Nenhum comentário:

Postar um comentário