Tom Hooper ('O Discurso do Rei') tomou para si seu maior desafio como diretor: apresentar aos espectadores de hoje 'Os Miseráveis', obra clássica de Victor Hugo - levada às telonas e à Broadway diversas vezes.
Um dos romances fundamentais da história da Humanidade, a versão 2012 de Hooper - um musical, todo cantado, sem nenhum diálogo - consagra o acima da média Hugh Jackman (mais conhecido por interpretar o super-herói Wolverine no cinema) interpretando o protagonista Jean Valjean, preso e condenado ao trabalho escravo por roubar um pão para alimentar sua irmã na França pós Revolução Francesa - começo do século 19.
Hugh Jackman como Jean Valjean - fotos dessa postagem: Divulgação/Paramount Pictures do Brasil
Quando ganha a liberdade, Valjean comete outro crime que poderia lhe custar a vida, mas, diante da inesperada bondade de um padre, passa a construir uma nova história, onde aparece Fantine (Anne Hathaway), uma das funcionárias de sua tecelagem.
Se não estivesse ocupado tentando fugir mais uma vez do inspetor Javert (Russell Crowe) - que o persegue desde que Valjean era escravo - poderia ter feito o trágico destino da jovem ser diferente.
Jackman entrega-se de corpo e alma ao personagem, o melhor e um marco na sua consagrada carreira.
A Fantine de Anne Hathaway - que acaba de aparecer nas telonas como a gostosíssima Mulher Gato - emociona ao cantar a fragilidade de uma mãe vivendo no inferno, já que, para enviar dinheiro à filha, vende seu cabelo, seus dentes, seu corpo.
A transformação física da sempre sadia atriz é uma das mais impressionantes dos últimos tempos: muito magra - Anne perdeu 20 quilos para dar veracidade a Fantine - e de cabelos raspados, ela é a imagem do desespero, de quem está no fundo do poço.
Anne Hathaway como Fantine
Se Anne pratica um pouco do chamado "over acting" - Jackman soube dosar melhor - isso não compromete em nada sua soberba interpretação, sua melhor performance na telona até aqui.
O retorno surpreendente de Fantine à trama gera uma das sequências mais emocionantes do filme, onde Valjean promete resgatar e cuidar de sua filha, Cosette, que está sob a guarda de um casal - interpretados por Helena Bonham Carter e Sacha Baron Cohen, a experiente dupla dá vida a personagens caricatos e excêntricos, donos de uma adega e de um humor negro simplesmente sen-sa-cio-nal.
Ao ter Cosette ao seu lado, Valjean encontra sentido para viver e superar o ódio de muitos anos, só que, quando a pequena torna-se adolescente, essa relação parece ameaçada.
Sacha Baron Cohen e Helena Bonham Carter, com Isabelle Allen, que vive Cosette na infância
Novamente, uma redenção quase divina emerge do personagem, que ajuda Marius (Eddie Redmayne) a ficar ao lado da pupila.
Amanda Seyfried interpreta Cosette jovem de maneira primorosa, no tom exato do drama - a atuação de Isabelle Allen, que vive Cosette na infância, também é muito boa.
Com uma reconstituição de época, fotografia, direção de arte e batalhas épicas entre estudantes e policiais na França do século 19 simplesmente primorosas, o longa só peca por contar uma fabulosa história em pouco mais de duas horas - o tempo é muito escasso para uma obra desse calibre e vários eventos poderiam ganhar maior destaque, mas não são aprofundados.
Amanda Seyfried interpreta Cosette jovem
Tratando-se de um musical - gênero difícil para transmitir naturalidade - o longa fica ainda mais saboroso quando agora se sabe que o elenco utilizou pontos eletrônicos pelos quais ouviam uma pianista tocar ao vivo a canção a ser interpretada e filmada, ali, na hora, sem playback - situação inédita para esse estilo cinematográfico e que dá maior liberdade de atuação e emoções aos intérpretes.
Com tudo isso,'Os Miseráveis' seguramente entrará para uma seleta lista dos musicais mais lembrados do Cinema, pela acertada escolha do elenco, dos detalhes da produção ou da história em si e onde o dilema proposto por Victor Hugo - entre prezar pelo próprio bem ou lutar pelo bem de todos - permanece incrivelmente atual.
Russell Crowe interpreta o inspetor Javert
O longa segue cotadíssimo para levar as principais estatuetas douradas no Oscar 2013 - foi indicado a Melhor Filme, Melhor Figurino, Melhor Maquiagem, Melhor Canção Original, Melhor Direção de Arte, Melhor Edição de Som, Melhor Ator (Hugh Jackman) e Melhor Atriz Coadjuvante (Anne Hathaway) - pois já ganhou os Globo de Ouro de Melhor Filme - Comédia ou Musical, Ator - Comédia ou Musical (Hugh Jackman), Atriz Coadjuvante (Anne Hathaway) e também o SAG Award de Melhor Atriz Coadjuvante (Anne Hathaway).
Aproveite a classificação etária e leve os pequenos com 10 anos ou mais para verem essa obra prima - no futuro, eles vão te agradecer.
Filmaço.
Confira o trailer do filme:
*****
'OS MISERÁVEIS'
Título Original:
Les Misérables
Diretor:
Tom Hooper
Elenco:
Hugh Jackman, Anne Hathaway, Amanda Seyfried, Sacha Baron Cohen, Helena Bonham Carter, Russell Crowe, Eddie Redmayne, Samantha Barks, Aaron Tveit, Colm Wilkinson, Ella Hunt e outros
Produção:
Eric Fellner, Debra Hayward, Cameron Mackintosh
Roteiro:
William Nicholson, baseado na obra de Victor Hugo
Fotografia:
Danny Cohen
Trilha Sonora:
Claude-Michel Schönberg
Duração:
157 min.
Ano:
2012
País:
Reino Unido
Gênero:
Musical
Cor:
Colorido
Distribuidora:
Paramount Pictures Brasil
Estúdio:
Working Title Films / Cameron Mackintosh Ltd.
Classificação:
10 anos
Cotação do Klau:
Nenhum comentário:
Postar um comentário