Nessa semana, farei aqui postagens especialíssimas, com o maior número de informações sobre os prêmios da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, que serão entregues no domingo (24).
Confira:
84 ANOS DE OSCAR, E ACADEMIA FAZ 84 CARTAZES BASEADOS NOS LONGAS QUE LEVARAM NA CATEGORIA 'MELHOR FILME'
*****
CERIMÔNIA TERÁ HOMENAGEM AOS MUSICAIS DA ÚLTIMA DÉCADA
*****
A COMEMORAÇÃO DOS 50 ANOS DE 007 NAS TELONAS NO PALCO DO OSCAR TAMBÉM SERÁ MUSICAL E ESPECIALÍSSIMA COM DAME SHIRLEY BASSEY
*****
OUTRA DIVA, BARBRA STREISAND VAI CANTAR NA CERIMÔNIA PELA PRIMEIRA VEZ EM 30 ANOS
*****
INDICADOS PARTICIPARAM DO TRADICIONAL ALMOÇO DA ACADEMIA
*****
PRODUTORES GARANTEM: SETH MACFARLANE TERÁ TOTAL LIBERDADE PARA APRESENTAR - E ZOAR - NA CERIMÔNIA
*****
EVENTOS PRÉ OSCAR AGITAM HOLLYWOOD ATÉ DOMINGO
*****
NA TRANSMISSÃO DA CERIMÔNIA, PREFIRA OS CANAIS E! E TNT À SEMPRE ATRASADA GLOBO
*****
Agora vamos lá?
84 ANOS DE OSCAR, E ACADEMIA FAZ 84 CARTAZES BASEADOS NOS LONGAS QUE LEVARAM NA CATEGORIA 'MELHOR FILME'
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood divulgou no começo do mês uma edição especial do pôster oficial do Oscar 2013, que traz uma homenagem aos vencedores da estatueta de Melhor Filme ao longo das 84 edições do prêmio.
Divulgação |
Criado pelo ilustrador Olly Moss, o cartaz acima mostra a tradicional estatueta dourada caracterizada como cada um dos filmes que conquistaram a principal categoria da premiação desde seu primeiro ano, 1929 - quando premiou filmes lançados entre 1927 e 1928.
Confira todos eles, em pôsteres individuais, clicando aqui.
O pôster está à venda por US$ 35 (R$ 69), mas a loja da Academia só entrega nos EUA.
CERIMÔNIA TERÁ HOMENAGEM AOS MUSICAIS DA ÚLTIMA DÉCADA
A rede ABC - emissora do conglomerado Disney que transmite o Oscar - anunciou que a cerimôniafará uma homenagem aos musicais da última década.
Serão celebrados os filmes "Chicago" (2002), "Dreamgirls - Em Busca de um Sonho" (2006) e "Os Miseráveis" (2012).
'Dreamgirls'', musical de Bill Condon com Beyoncé que será homenageado no Oscar - foto: Divulgação |
"O musical como um gênero do cinema teve um renascimento notável na última década", disseram em um comunicado os produtores Craig Zadan e Neil Meron.
"Estamos muito animados de apresentar os três musicais no nosso show do Oscar".
A COMEMORAÇÃO DOS 50 ANOS DE 007 NAS TELONAS NO PALCO DO OSCAR TAMBÉM SERÁ MUSICAL E ESPECIALÍSSIMA COM DAME SHIRLEY BASSEY
a Academia resolveu fazer uma homenagem pra lá de especial pelos 50 anos da saga 007 nas telonas e que promete arrebentar.
Intérprete de nada menos do que três dos mais lindos temas de abertura dos filmes de James Bond, a Diva das Divas britânica, Dame Shirley Bassey, fará sua primeira aparição na cerimônia no domingo.
As três músicas que Dame Bassey interpretou para a saga mais longeva das telonas - "Goldfinger", de "007 Contra Goldfinger" (1964); "Diamonds are Forever", de "007 - Os Diamantes são Eternos" (1971) e "Moonraker", de "007 Contra o Foguete da Morte" (1979), são reconhecidas pelos especialistas da saga como as mais bonitas e bem interpretadas dos 23 longas oficiais.
Confira Dame Bassey interpretando as três músicas:
Dame Bassey, cuja carreira abrange mais de seis décadas, tem atualmente 76 anos, gravou mais de 44 álbuns, vendeu mais de 135 milhões de discos e já se apresentou em salas de concerto em todo o mundo.
Em junho passado, ela foi a estrela maior do show em comemoração do Jubileu de Diamante da rainha Elizabeth, em Londres - o vídeo acima é desse dia.
OUTRA DIVA, BARBRA STREISAND VAI CANTAR NA CERIMÔNIA PELA PRIMEIRA VEZ EM 30 ANOS
Barbra Streisand pode ser uma figura familiar na cerimônia do Oscar, mas a atriz, cantora e diretora só se apresentou na noite de premiação uma vez...até agora!
A Diva das Divas vai cantar no Oscar 2013, segundo informaram produtores, sem dar detalhes sobre como a sua aparição se dará no show ou o que ela cantará.
Barbra, 70 anos, ganhou duas estatuetas do Oscar: uma de Melhor Atriz por "Funny Girl - Uma Garota Genial" (1968) e outra de Melhor Canção Original por "Evergreen", em "Nasce uma Estrela" (1976) - sua apresentação da canção no Oscar de 1977 foi sua única participação no palco na maior noite de Hollywood.
"Em uma noite que celebra a arte do cinema e da música, como a cerimônia poderia ser completa sem Barbra Streisand?", disseram os produtores Craig Zadan e Neil Meron, em comunicado.
"Estamos honrados que ela possa fazer uma apresentação no Oscar deste ano."
A Diva das Divas Barbra Streisand - foto: Tobias Schwarz/Reuters |
Streisand já foi nomeada várias vezes para o Oscar, incluindo Melhor Atriz em "Nosso Amor de Ontem" (1973) e como produtora na categoria de Melhor Filme com "O Príncipe das Marés" (1991).
Mais recentemente, ela atuou em "Minha Mãe é uma Viagem" - lançado nas telonas no fim de 2012 - e se prepara para voltar a dirigir dois filmes ainda em 2013.
No início deste mês, a Sociedade Cinematográfica do Lincoln Center anunciou que Streisand será homenageada neste ano com o Prêmio Chaplin anual em reconhecimento às suas realizações no cinema.
INDICADOS PARTICIPARAM DO TRADICIONAL ALMOÇO DA ACADEMIA
Tão certo quanto a cerimônia de entrega das estatuetas douradas acontecerem a cada fevereiro, o brunch oferecido no salão principal do Beverly Hilton Hotel pela Academia a todos os indicados nas diversas categorias do Oscar é um momento único de vermos astros, estrelas, diretores, roteiristas e demais trabalhadores da indústria cinematográfica americana em momentos de pura descontração.
No último dia 4.2, cerca de 160 indicados foram ao almoço, um dos rituais anuais que levam à grande noite de Hollywood.
Compareceram, entre outros, A atriz Anne Hathaway - candidata ao prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante por "Os Miseráveis"; o diretor Steven Spielberg - indicado à Melhor Diretor por "Lincoln"; a atriz Naomi Watts - candidata ao prêmio de Melhor Atriz por "O Impossível";o diretor David O. Russell e a atriz Jennifer Lawrence - indicados aos prêmios de Melhor Diretor e Melhor Atriz por "O Lado Bom Da Vida"; o ator e diretor Ben Affleck, de "Argo" - candidato ao prêmio de Melhor Filme; a atriz Jessica Chastain - candidata ao Oscar de Melhor Atriz pela atuação no filme "A Hora Mais Escura"; o ator Joaquin Phoenix - indicado ao prêmio de Melhor Ator por "O Mestre" e o diretor Tim Burton - indicado a Melhor Animação pelo longa "Frankenweenie".
O momento máximo do almoço é a já tradicional fotografia, onde todos os indicados posam juntos.
Os indicados posam todos juntos, no almoço da Academia - foto: Divulgação - The Academy Awards |
"Continua sendo importante", admitiu com seu clássico laconismo o veterano ator Robert de Niro, quase quatro décadas após ter obtido sua primeira nomeação - por "O Poderoso Chefão - Parte II" (1974).
Desta vez, De Niro disputará o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante por "O Lado Bom da Vida".
Com os olhos repletos de ilusão e também um pouco de ansiedade, também esteve no almoço a atriz Quvenzhané Wallis, que com apenas 9 anos de idade é a mais jovem da história a ser indicada ao Oscar de Melhor Atriz.
"Estou contente, entusiasmada por estar aqui. Embora você nunca pense que uma coisa assim vai acontecer com alguém da minha idade", disse a jovem atriz de "Indomável Sonhadora" aos jornalistas que se reuniram em uma das salas do hotel Beverly Hilton.
Entre a descontração de um e a ilusão da estreante, houve espaço para toda classe de emoções, desde a expectativa de percorrer o tapete vermelho do Dolby Theatre no próximo dia 24 - como admitiram as atrizes Jessica Chastain e Jennifer Lawrence, até a incredulidade de estar vivendo um momento tão especial, segundo confessou Ben Affleck.
PRODUTORES GARANTEM: SETH MACFARLANE TERÁ TOTAL LIBERDADE PARA APRESENTAR - E ZOAR - NA CERIMÔNIA
Os produtores Meron e Zadan reafirmaram sua total confiança em Seth MacFarlane, apresentador deste ano da festa, e garantiram que ele não será pressionado a controlar seu conhecido - e bom - humor corrosivo.
A escolha de MacFarlane para apresentar a premiação é vista como uma tentativa ousada por parte da Academia para atrair um público mais jovem.
Cartaz com Seth Macfarlane |
MacFarlane, criador da série de animação "Family Guy", também empresta sua voz à maioria dos personagens e também é o criador do desbocado urso de pelúcia politicamente incorreto do filme "Ted".
"Seth é Seth, e nós o amamos", enfatizaram os produtores.
Desde que foi anunciado como o apresentador principal da cerimônia desse ano, MacFarlane tem se dedicado a fazer comerciais em que satiriza filmes e sagas.
Separei dois para essa postagem:
'MATRIX':
MacFarlane fica em dúvida se toma a pílula vermelha ou azul, e acredita que tomou um viagra.
"E se a ereção durar mais que quatro horas, eu ligo para o meu médico?", brinca.
'JAMES BOND':
MacFarlane faz trocadilhos com o famoso pedido de James Bond, martini batido e não mexido...
A festa do Oscar, transmitida para todo o mundo, costuma ir ao ar com alguns segundos de atraso, justamente para o caso de ocorrência de palavrões ou surpresas consideradas inapropriadas pela ABC.
PREPARATIVOS PARA A CERIMÔNIA DO DOMINGO SEGUEM INTENSOS EM L.A.
A festa do Oscar começa na tarde de domingo (horário de Los Angeles) no teatro Dolby - ex Kodak - localizado no interior de um shopping center na movimentada Hollywood Boulevard, no mesmo quarteirão do Teatro Chinês - cinema construído em 1926, e por onde passa a Calçada da Fama.
Preparativos para a cerimônia na Hollywood Boulevard - foto: Robyn Beck/AFP |
Desde domingo passado, esse trecho da rua foi fechado para carros e assim ficará até dois dias depois da cerimônia de premiação, mas turistas ainda podem circular pelo shopping a céu aberto e acompanhar a montagem da estrutura onde ficará o tapete vermelho, em que centenas de jornalistas do mundo inteiro irão se acotovelar para conseguir entrevistar os famosos - reporta Fernanda Ezabella, da Folha.
No dia do evento, só credenciados entram no shopping e entre sexta e sábado, estatuetas gigantes do Oscar chegam para ajudar na decoração e uma boa quilometragem de tapete vermelho começa a ser estendida.
EVENTOS PRÉ OSCAR AGITAM HOLLYWOOD ATÉ DOMINGO
Para quem ficou sem convite para as dezenas de festas pré-Oscar que acontecem em Los Angeles nesta semana - como a balada da revista "Vanity Fair" na quinta ou da Madonna, no domingo - ainda dá tempo de respirar na cidade um pouco do glamour do evento mais importante de Hollywood - relata Fernanda Ezabella.
Os diretores indicados à estatueta de Animação - incluindo Tim Burton ("Frankenweenie") e Rich Moore ("Detona Ralph") - são esperados na quinta (21) na sede da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, em Beverly Hills, em uma série de encontros que apresentam trechos dos filmes e colocam o público para discutir com os artistas - os ingressos estão esgotados, mas duas horas antes serão distribuídas senhas para os lugares de quem comprou e não apareceu.
Sábado de manhã é a vez dos diretores de filmes estrangeiros e, à tarde, dos indicados a Melhor Maquiagem.
Também no sábado, na sede do sindicato dos roteiristas, acontece uma maratona com todos os documentários em competição, curtas e longas, das 9h à meia-noite, com presença dos artistas.
Para quem não conseguir cruzar com nenhuma celebridade, ao menos dá para ver o que eles e elas usaram nos filmes: até 27 de abril, o museu Fashion Institute of Design & Merchandising reúne cem figurinos de 20 filmes concorrentes, com destaque para os cinco indicados na categoria e com entrada gratuita.
Indicados ao Oscar, figurinos do filme "Lincoln", desenhados por Joanna Johnston, estão expostos em Los Angeles - foto: Alex J. Berliner/Associated Press |
Indicada dez vezes ao Oscar, Colleen Atwood é a única americana entre os estilistas e concorre com "Branca de Neve e o Caçador", após ganhar com "Chicago" (2002), "Memórias de uma Gueixa" (2005) e "Alice no País das Maravilhas" (2010).
A britânica Jacqueline Durran, que já concorreu três vezes ao prêmio, volta com "Anna Karenina".
Outra veterana é a japonesa Eiko Ishioka, com "Espelho, Espelho Meu", vencedora em 1993 por "Drácula de Bram Stoker".
Ishioka morreu em 2012 de câncer pancreático, aos 73 anos, e se levar, será o primeiro Oscar póstumo da categoria.
Os outros dois são novatos no Oscar: a inglesa Joanna Johnston, com "Lincoln", e o espanhol Paco Delgado, com "Os Miseráveis".
Há também figurinos dos concorrentes a Melhor Filme "Argo" e "Django Livre", além do vencedor do ano passado, "O Artista".
Para quem ficou sem convite para a cerimônia de domingo, dá para ver a festa no legendário hotel Hollywood Roosevelt, palco do primeiro Oscar, em 1929.
Jantar e festa, com quatro telões espalhados pelo lounge, saem por inacreditáveis US$ 99 (cerca de R$ 194), dinheiro de pinga na caríssima balada de São Paulo, por exemplo.
NA TRANSMISSÃO DA CERIMÔNIA, PREFIRA OS CANAIS E! E TNT À SEMPRE ATRASADA GLOBO
Se você gosta de acompanhar a cerimônia de entrega dos Oscars desde o início, certamente você não a acompanhará pela Globo.
Graças ao seu milionário acordo com a Disney/ABC, a Globo detém os direitos de transmissão do Oscar faz tempo, mas faz tempo em que insiste em começar a transmissão quando prêmios importantes - como Melhores Ator e Atriz Coadjuvantes, por exemplo - já foram entregues.
Tudo para não cancelar a edição dominical do "Big Bosta Brasil", que, afinal, corresponde, só ele, a 40% do faturamento anual da rede.
Mesmo nesse ano, quando finalmente terá um espaço exclusivo no tapete vermelho do teatro -cabendo ao correspondente Hélter Duarte mostrar a chegada das celebridades em flashes ao vivo a partir do "Fantástico" - a Globo não será a melhor pedida para os cinéfilos ainda mais com o chato do José Wilker comentando.
Joan Rivers, sempre divertidíssima no red carpet, pelo canal E! - foto: divulgação |
O canal por assinatura TNT exibirá um um pré-show direto do tapete vermelho às 20h30 e a cerimônia na íntegra a partir das 21h30 (horário de Brasília) com comentários do crítico Ruben Edwald Filho.
Minha sugestão: enquanto a cerimônia não começa no TNT, fique no canal E! e divirta-se com seus repórteres no tapete vermelho - Joan Rivers, do 'Fashion Police' à frente.
*****
Ainda nessa semana, tem mais Oscar Especial aqui no Blog e você já sabe: transmissão do Oscar, minuto a minuto, com comentários e fotos, você acompanha aqui no domingo (24), a partir das 20h30.
Nenhum comentário:
Postar um comentário