sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

'CAÇA AOS GÂNGSTERS': VALE POR SEAN PENN E RYAN GOSLING - E OLHA LÁ


Óbvio, com desenvolvimento e desfechos mais do que previsíveis e onde nem mesmo o elenco estelar salva.

'Caça aos Gângsteres' é aquele longa que ficou marcado pela tragédia com muitos mortos por um atirador na estreia de 'Batman: O Cavaleiro das trevas Ressurge'.
O trailer do filme, exibido antes da última parte da trilogia do Morcego, tinha uma cena onde gângsters saiam de trás da tela do Chinese Theater de Hollywood e metralhavam a plateia, que foi tirada do corte final pela Warner Bros. e substituída por uma cena de tiroteio na rua.

Aqui, não se duvida da boa intenção dos heróis, tampouco do mau-caratismo dos vilões.

Baseado na história real do gângster Mickey Cohen - que nasceu no Brooklyn e ambiciou ser o todo-poderoso da Los Angeles de 1940 -
temos um vilão violento e irascível, Cohen - interpretado por Sean Penn - alvo do sargento John O’Mara (Josh Brolin), mais um policial durão escalado pelo chefe de polícia Parker (Nick Nolte) para reunir um esquadrão de elite e confrontar o poderoso gângster.

O esquadrão reunido - fotos dessa postagem; Divulgação/Warner Bros.

Quando o esquadrão finalmente é reunido, o longa tenta ser engraçado - na primeira investida do grupo contra os negócios escusos de Cohen, algo dá errado e, de uma hora para outra, o roteirista Will Beall tenta inserir humor na trama - o que não funciona, mesmo porque o filme estava sendo levado para outro lado, o de filmes noir.

Os personagens são mais rasos que um pires, com traços básicos de caráter e alguma habilidade especial: um é bom com tecnologia (e usa óculos, claro), outro é uma espécie de pistoleiro do velho oeste quando está com um revólver na mão.

Há também o cínico individualista (Ryan Gosling, a melhor coisa do filme), que, recrutado para o tal esquadrão, se nega primeiro a se envolver na briga, mas muda de ideia por um motivo pessoal que nos revela toda sua bondade - Gosling é bem melhor fazendo vilões do que mocinhos.

Emma Stone - péssima - e Ryan Gosling - a melhor coisa do filme

Enfim, ninguém aqui interpreta pessoas de verdade, fazem caricaturas que enfrentam outra grande caricatura: o vilão vivido por Penn - que, por sinal, lembra muito o vilão interpretado por Al Pacino no longa 'Dick Tracy' (1990), o melhor filme da carreira de Warren Beatty.

O espectador é submetido a incontáveis cenas de perseguição e tiroteio, muito uso de câmera lenta e habilidades de filmes de Hong Kong, onde os mocinhos desviam das rajadas de metralhadora dos vilões - vão ser ruins de pontaria lá longe...

Sean Penn: vilão caricatura

Apesar da recriação visual excelente da Los Angeles da década de 40 - no melhor estilo noir - com contraste entre luz e sombra característico do gênero, o longa faz escolhas de estilo duvidosas e usa e abusa de efeitos de congelamento de quadros e slow motion - as técnicas chamam mais atenção do que o filme, principalmente quando usadas em cenas sem importância e sem necessidade.

O ator Josh Brolin, em cena do filme

Tecnologia de última geração e bons atores – tirante Emma Stone, péssima – não conseguem fazer um bom filme, como sabemos, muito em razão de o diretor Ruben Fleischer (do ótimo 'Zumbilândia')fazer o longa transitar sem rumo entre o real e a caricatura.

Nem como homenagem aos bons filmes noir que Hollywood já produziu 'Caça aos Gângsters' serve, o que é uma pena e só vale pelas presenças de Penn - sempre marcante - e de Gosling.

E olhe lá!

Confira o trailer do filme:

*****
'CAÇA AOS GÂNGSTERS'
Título Original:
Gangster Squad
Diretor:
Ruben Fleischer
Elenco:
Ryan Gosling, Emma Stone, Sean Penn, Josh Brolin, Nick Nolte, Giovanni Ribisi, Josh Pence, Frank Grillo, Anthony Mackie, Robert Patrick e outros
Produção:
Dan Lin, Kevin McCormick, Michael Tadross
Roteiro:
Will Beall
Fotografia:
Dion Beebe
Trilha Sonora:
Carter Burwell
Duração:
116 min.
Ano:
2012
País:
EUA
Gênero:
Drama
Cor:
Colorido
Distribuidora:
Warner Bros.
Estúdio:
Lin Pictures / Langley Park Productions
Classificação:
16 anos
Cotação do Klau:

Nenhum comentário:

Postar um comentário