quinta-feira, 7 de outubro de 2010

"TROPA DE ELITE 2": O DIRETOR FALA

“O Fernando Henrique não fez nada na questão da segurança pública. O Lula tinha um ótimo plano, mas nunca o implementou. E os candidatos não falam do problema da segurança pública”, diz José Padilha, diretor de “Tropa de elite 2”, na entrevista coletiva realizada na manhã desta quarta (6), em Paulínia, interior de São Paulo.


Foto: Alexandre Lima/Divulgação

O diretor José Padilha dirige Seu Jorge, numa cena do filme
O filme teve pre-estreia na noite da terça – a primeira sessão pública do longa no país.
“Se o filme fizer os candidatos tocarem nessa questão, eu me sinto feliz”, completou.

“Tropa de Elite 2” chega aos cinemas amanhã, em mais de 600 cópias – todas, segundo o diretor, numeradas para evitar pirataria.

A data de estréia, diz Padilha, não foi proposital.
“Não fiz o filme para falar dessa eleição. Tudo o que o filme fala, passam as eleições, e continua sendo verdade. O cinema faz parte da realidade, interfere nela. O filme não termina em Brasília aleatoriamente”.

Padilha fala que, para ele, conceitos como direita e esquerda estão ultrapassados, por isso, seria impossível classificar Nascimento - Wagner Moura - e o ativista Diogo Fraga - Irandhir Santos -, alguns dos personagens centrais do filme.
“Esses conceitos significam cada vez menos. A grande sacada do [presidente] Lula é que ele é tudo, esquerda, direita... Já eu, não sou nem de direita, nem de esquerda”.

Três anos depois do primeiro filme, Padilha acredita que desta vez não deverá haver um patrulhamento ideológico como foi feito com o original quando muita gente acusou o filme de facista.
“O filme pode ser acusado de panfletário, pode ser acusado de qualquer coisa. Desde que haja argumentos. A única forma do meu filme ser panfletário é se tudo o que ele mostra for mentira. E a gente sabe que não é verdade”, disse o diretor se referindo aos vários temas da obra, como a corrupção no governo e os milicianos fazendo o papel da segurança pública.

Confira também o Diretor, em vídeo do "Bate-papo UOL" realizado no último dia 30.9:


Nenhum comentário:

Postar um comentário