sexta-feira, 8 de outubro de 2010

"EU E MEU GUARDA CHUVA": FÁBULA BRASILEIRA QUE A CRIANÇADA VAI ADORAR

Há um fantasma que ronda a criançada, todo começo de ano letivo: a volta às aulas, e em
"Eu e Meu Guarda-Chuva" - de Toni Vanzolini - esse medo se materializa na figura de um barão que assombra o prédio da nova escola.

O roteiro é baseado no livro infanto-juvenil escrito pelo titã Branco Mello, o ator e parlapatão Hugo Possolo e o músico e escritor Ciro Pessoa, e por seu universo de fantasia e aventura, foi muito comparado à saga Harry Potter.

Mas a produção sustenta-se sozinha, sem precisar de paralelos ou comparações, especialmente por conta do ritmo que o diretor imprimiu ao filme.

O longa é uma aventura, e os personagens quase nunca estão parados, sem que isso promova uma correria infinita ou sem sentido.

Desde o princípio, a história ganha ares de fantasia, não se sabe se é realidade ou sonho, o que pouco importa, pois Vanzolini consegue fazer com que mergulhemos nesse universo, onde barões saem de dentro de pinturas e assombram crianças, guarda-chuvas são armas e o amor precoce é só o primeiro degrau da vida adulta.

No centro da história está Eugenio - Lucas Cotrin -, que vive com a mãe e sente saudades do avô que lhe deixou como herança um guarda-chuva.

Seu amor secreto é sua amiga de escola Frida - Rafaela Victor -, e seu melhor amigo é o atrapalhado Cebola - Victor Froiman.

Na noite que antecede a volta às aulas, os três resolvem conhecer a nova escola, quando descobrem que o Barão von Staffen - Daniel Dantas - fugiu do quadro do saguão e mantém crianças prisioneiras.

DivulgaçãoLucas Cotrim, em cena do filme

Frida acaba sendo raptada e cabe a Eugenio, com a ajuda de seu guarda-chuva e de Cebola, salvar a menina e as outras crianças, que são submetidas a duros testes de conhecimentos.

A aventura ganha ares surrealistas e viaja por alguns cantos do mundo, e nessa jornada, a dupla cruza com personagens estranhos, no Brasil e em Praga.

O ex-titã Arnaldo Antunes tem uma participação muito engraçada, como um sujeito metódico que cuida do setor de achados e perdidos, onde tudo o que se perde pode ser encontrado - embora possa levar algum tempo.
Paola Oliveira é uma comissária de bordo, num dos momentos mais surreais do filme.

Experiente diretor de arte - de "Eu Tu Eles" e "O Homem do Ano" -, Vanzolini estreia na direção de cinema com segurança num gênero considerado menor pelo cinema brasileiro: o filme infantil e infanto-juvenil, que tem se limitado às produções protagonizadas por Xuxa (!) e assemelhados.

"Eu e Meu Guarda Chuva" combina ação e aventura, com personagens bem construídos e interpretados por um elenco estreante de talento, sob uma direção segura, capaz de manter o ritmo e o interesse pela narrativa.

A combinação de um tom um pouco sombrio, com piadas tipicamente juvenis, têm tudo para agradar ao público-alvo sem entediar os adultos, especialmente porque o filme não agride a inteligência de ninguém - muito pelo contrário.

Confira o trailer do filme:


"EU E MEU GUARDA CHUVA"
Título Original: Eu e meu Guarda Chuva
Direção: Toni Vanzolini
Produção: Conspiração Filmes
Distribuição: Fox Films
Elenco Principal:
Lucas Cotrin
Rafaela Victor
Victor Froiman
Daniel Dantas
Ano: 2010
Cor: Colorido
País: Brasil
COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário