<>
Documentário brasileiro, que mostrou o golpe de 2016 para o mundo, também foi selecionado
<>
‘Coringa’ tornou-se um dos filmes mais aclamados pela crítica especializada e pelo público dos últimos anos e seu sucesso refletiu na temporada de premiações com diversas nomeações ao Globo de Ouro, ao SAG Awards, ao Critics’ Choice e ao BAFTA.
Agora, o longa-metragem de Todd Phillips fez história ao ser indicado a nada menos que 11 categorias na 92ª edição do Oscar, conquistando o patamar de filme baseado em quadrinhos com mais indicações ao prêmio.
Vale lembrar que no ano anterior Pantera Negra teve 7 indicações, enquanto Batman: O Cavaleiro das Trevas teve 8 em 2008.
Sem muita surpresa, Joaquin Phoenix é o favorito para levar para casa a estatueta de Melhor Ator, enquanto Todd Phillips está indicado para Melhor Diretor, competindo com Sam Mendes, Quentin Tarantino e Bong Joon-ho.
‘Coringa’ também concorre em Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Mixagem de Som, Melhor Figurino, Melhor Edição, Melhor Trilha Sonora, Melhor Fotografia, Melhor Maquiagem & Cabelo e Melhor Edição de Som.
'O irlandês', de Martin Scorsese e 'Era uma vez em... Hollywood', de Quentin Tarantino, tiveram 10 indicações cada.
Já o brasileiro ‘Democracia em Vertigem’ foi indicado ao Oscar 2020 de Melhor Documentário.
Dirigido por Petra Costa, o filme acompanha o passado político da cineasta de maneira pessoal e íntima no contexto do primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva até o processo que culminou com o impeachment de Dilma Rousseff, analisando a ascensão e a queda desses governantes e a consequente crise política no Brasil.
A produção foi indicada a diversos prêmios além do Oscar e entrou para a lista do New York Times como uma das melhores obras de 2019.
“O documentário analisa com louvor a política brasileira. Ele mostra o processo que derrubou dois presidentes e elegeu um presidente autoritário. Tudo é narrado à partir do ponto de vista indignado da cineasta Petra Costa”, afirma o conceituado jornal.
Relembre o trailer:
Como não poderia deixar de vez, Bolsoanta e seu bolsogado correram para as redes sociais na vã tentativa de desqualificar o documentário, chamando-o de 'documentário de ficção'.
Não é. É, sim, um importante instrumento para que o mundo tivesse conhecimento de que tivemos um golpe em 2016.
'Democracia em Vertigem' está no catálogo da Netflix.
A 92ª cerimônia do Oscar acontecerá em 9 de fevereiro e, novamente, não terá um apresentador principal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário