segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

GLOBO DE OURO: '1917' FOI O GRANDE VENCEDOR, 'CORINGA' LEVA DOIS PRÊMIOS E 'O IRLANDÊS' NÃO LEVA NADA

<>
Indicada em inúmeras categorias de cinema e TV/Streaming, Netflix só levou dois prêmios: malhor atriz em série - drama, para Olivia Colman (The Crown) e melhor atriz em longa - comédia, para Laura Dern
<>

A 77º cerimônia da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood foi apresentada diretamente do salão principal do hotel Beverly Hilton e começou pontualmente às 22h (Brasília), mais uma vez com o comediante e apresentador Rick Gervais como anfitrião.

O MONÓLOGO DE ABERTURA DE RICK GERVAIS:

Ácido como nunca, o comediante britânico comparou grandes estúdios ao Estado Islâmico e não poupou nenhuma estrela com suas piadas.

No seu monólogo de abertura, escalado pela quinta vez para comandar a cerimônia e anunciando que esta seria sua última vez à frente do prêmio, Gervais afirmou com todas as letras que não se importava mais - ou melhor, nunca se importou.

"Lembrem-se: são apenas piadas", disse antes de começar seu monólogo, cheio de alfinetadas que atacaram todo tipo de assunto, desde os comentários do diretor Martin Scorsese sobre os filmes da Marvel até comparar grandes corporações, como a Apple e a Disney, ao Estado Islâmico.

"Esse foi um grande ano para filmes sobre pedófilos - Surviving R. Kelly, Leaving Neverland, Dois Papas", afirmou em certo ponto.

Mais tarde, brincou que ao final da estreia de Era Uma Vez... em Hollywood, um filme com mais de três horas, a acompanhante de Leonardo DiCaprio já era velha demais para ele.

Gervais, porém, não se absteve de fazer piada consigo mesmo e se disse surpreso de ter sido chamado mais uma vez para apresentar o Globo de Ouro.

"Kevin Hart foi demitido do Oscar por uns tweets ofensivos", afirmou, apontando para si mesmo - uma referência aos seus recentes posts polêmicos no Twitter fazendo piada com mulheres trans.

Por fim, terminou o monólogo dizendo que a única coisa boa que Cats - detonado pela crítica e público - trouxe foi que Dame Judi Dench aprendeu durante as filmagens a se deitar no carpete, levantar as pernas e lamber suas partes íntimas - cuspindo depois uma bola de pelo...

As reações no cômodo foram divididas e talvez o melhor exemplo disso seja a reação de Tom Hanks: ninguém sabia se ria ou se ficava chocado.

Quer aprovem ou não o monólogo, fato é que Gervais deu o tom da cerimônia e tornou-se o protagonista de um dos momentos mais marcantes da noite.

Assista:


ELLEN DEGENERES E TOM HANKS: OS HOMENAGEADOS DA NOITE:

Tom Hanks foi homenageado com o prêmio Cecil B. DeMille, premiação que é entregue todos os anos e atribuída individualmente a quem contribuiu de forma significativa ao longo de sua carreira no mundo do entretenimento.

A homenagem começou com um bonito discurso de Charlize Theron, que revelou os bastidores do filme The Wonders — O Sonho Não Acabou (1996), quando foi escalada pelo ator e ganhador do Oscar.

“Ele não precisava de cinco minutos. Eu precisava de cinco minutos”, relembrou a atriz sobre sua escalação para o longa, o primeiro de sua carreira.

Ao subir ao palco e começar seu discurso, Hanks afirmou que estava gripado e tinha tomado muitos remédios.

Ele, então, surpreendeu os telespectadores ao se emocionar e ir às lágrimas:

“Um homem é abençoado quando tem a família sentada na fileira da frente, como agora”, disse, apontando para a mesa onde estavam seus cinco filhos e sua mulher, Rita Wilson, com quem é casado desde 1988.

“É abençoado quando tem cinco filhos que são mais sábios que o seu velho pai”.

O ator também agradeceu colegas de profissão e disse que “roubou” o talento de muitos colegas, citando Meryl Streep, Denzel Washington e Sally Field, entre outros.

Ele também homenageou Charlize Theron no discurso:

“O por que eu tive que sair da sala por cinco minutos foi para contar aos produtores que ela estaria no filme, e que nós tínhamos que encontrar uma maneira de realizar isso”.

Voltando a ficar emocionado, Hanks culpou novamente seu resfriado:

“É o resfriado que está me deixando emocionado! Eu não sou assim em casa, prometo!“, argumentou, sem convencer.

Na internet, telespectadores do Globo de Ouro também se emocionaram com o discurso de Tom Hanks.

Veja:


Já a apresentadora, atriz e comediante Ellen DeGeneres foi homenageada com o prêmio Carol Burnett pelo sucesso na carreira e pela coragem e pioneirismo em se expor como lésbica na televisão há anos.

Ela já chegou a ser indicada três vezes ao Globo de Ouro, mas nunca ganhou.

Em contrapartida, coleciona alguns prêmios Emmy por seu trabalho como apresentadora do próprio talk-show.

Após receber um discurso de apresentação que destacou seu talento, generosidade e coragem e pioneirismo em expor na televisão que é uma mulher lésbica, ela foi aplaudida de pé pela plateia.

Daí, a comediante começou seu discurso de agradecimento lembrando os incêndios na Austrália e depois falou sobre ser a primeira a ganhar o prêmio, que homenageia artistas notáveis da TV e foi apresentado pela primeira no ano passado pela própria Carol Burnett, que recebeu o prêmio inaugural (a atriz também estava na plateia deste ano, sentada à mesa ao lado de Ellen).

Ela lembrou os tempos em que fazia stand-up, depois como atriz de sit-com e, há 17 anos, como apresentadora de talk show, no qual ela conseguiu ser ela mesma.

Segundo a apresentadora, a televisão a influenciou em tudo que ela é hoje.

"Tudo que eu quero fazer é que as pessoas se sintam bem e sorriam, não tem coisa melhor do que saber que eu fiz pessoas ficarem bem com meu programa", agradeceu Degeneres.

Veja:


'CORINGA' LEVOU SOMENTE DOIS PRÊMIOS:

Contrariando as expectativas, Coringa levou somente os prêmios de Melhor Ator de Drama (Joaquin Phoenix) e Melhor Trilha Sonora (Hildur Guðnadóttir).

Foi a segunda vez que Joaquin Phoenix levou a estatueta, após ser premiado em 2005 por interpretar Johnny Cash em "Johnny & June".

"Vocês sabem que não existe competição entre a gente, porque aprendemos uns com os outros", comentou o ator.

"Muitos aqui me deram oportunidades de continuar no caminho certo e eu sou muito grato a isso. Temos que fazer mudanças e sacrifícios para mudar as coisas. Não precisamos levar os nossos jatinhos para Palm Springs", comentou, ao falar sobre mudanças climáticas.

Veja:


BRAD PITT AGRADECE A LEONARDO DICAPRIO E FAZ PIADA COM TITANIC NO SEU DISCURSO:

Era Uma Vez...em Hollywood foi, ao lado de 1917, um dos grandes ganhadores da noite.

Ganhador do Globo de Ouro de melhor ator coadjuvante em um filme por interpretar Cliff Booth em Era uma Vez em... Hollywood, Pitt subiu ao palco e não economizou elogios aos colegas.

"Enquanto eu estava olhando para todos estes nomes, Al Pacino, Joe Pesci, Tom Hanks, Anthony Hopkins, eles são como deuses para mim. Isso é uma honra" - disse Pitt, fazendo referência aos outros atores que competiram com ele na categoria.

O ator completou, citando o colega de elenco, Leonardo DiCaprio.

"Antes de O Regresso, eu costumava assistir, ano após ano, aos colegas dele aceitando prêmios, levantando e agradecendo a ele profundamente. Eu sei por que, ele é uma estrela completa. Ele é um nobre, não estaria aqui sem ele."

Por fim, Pitt reservou um tempinho para uma piadinha com Titanic: 
"Eu teria dividido a jangada".

Veja:


AS SURPRESAS E OS ESNOBADOS:

Ninguém pode se dizer espantado com as vitórias de Parasita, Fleabag e Succession no Globo de Ouro 2020.

No entanto, a cerimônia de horas atrás pegou, sim, muita gente de surpresa com o reconhecimento de alguns candidatos que, certamente, não estavam na lista de favoritos, e o esquecimento de nomes importantes da indústria.

Confira as surpresas e os esnobados da noite:

SURPRESA: RAMY YOUSSEF (MELHOR ATOR EM SÉRIE DE COMÉDIA) POR 'RAMY'

Os indicados incluíam veteranos como Michael Douglas, por Método Kominsky, ou Bill Hader, por Barry, mas o prêmio de Melhor Ator em Série de Comédia ou Musical ficou com o egípcio Ramy Youssef, por Ramy.

Muita gente pode ter ficado coçando a cabeça para entender, mas ele certamente reconheceu a surpresa:

“Eu sei que vocês não viram minha série”, disse o ator, ao começar seu discurso.

Veja:


ESNOBADO: JARED HARRIS (MELHOR ATOR EM MINISSÉRIE OU FILME PARA TV)

Muitos esperavam que o protagonista de Chernobyl, Jared Harris, fosse levar o prêmio de Ator em Minissérie ou Filme para TV por sua performance como Valery Legasov na série da HBO.


Mas o inglês acabou saindo de mãos vazias, e quem ficou com o prêmio foi Russell Crowe, por interpretar Roger Ailes em The Loudest Voice.

SURPRESA: LINK PERDIDO (MELHOR ANIMAÇÃO)

Superando os queridinhos Frozen 2 e O Rei Leão, a animação da Laika, Link Perdido, levou o prêmio de Melhor Animação.

Ninguém acreditou que Disney e DreamWorks perderiam nessa categoria - nem mesmo o diretor Chris Butler, como revelou no seu discurso de vitória.

Veja:


ESNOBADO: ANDREW SCOTT (MELHOR ATOR COADJUVANTE EM MINISSÉRIE) POR FLEABAG

Outros fãs que ficaram tristes na noite do Globo de Ouro foram os que torceram pelo “Padre Gato” de Fleabag.


Phoebe Waller-Bridge enfatizou a importância de Andrew Scott em seu discurso ao ganhar o prêmio de Melhor Atriz em Série de Comédia, mas quem levou o prêmio na categoria de Scott foi Stellan Skarsgård, de Chernobyl.

SURPRESA: LAURA DERN (MELHOR ATRIZ COADJUVANTE) POR HISTÓRIA DE UM CASAMENTO

Laura Dern teve um papel pequeno em História de um Casamento, mas suas limitadas cenas bastaram para que a atriz levasse a estatueta por Melhor Atriz Coadjuvante, superando nomes como Kathy Bates e Annette Bening e até a aposta do ano, Jennifer Lopez, por As Golpistas.

Veja:

ESNOBADO: LEONARDO DICAPRIO (MELHOR ATOR EM FILME MUSICAL OU COMÉDIA) POR ERA UMA VEZ EM... HOLLYWOOD

Brad Pitt fez questão de dividir seu prêmio de Melhor Ator Coadjuvante com Leonardo DiCaprio, seu colega em Era Uma Vez em… Hollywood, mas o protagonista do filme de Tarantino acabou perdendo para Taron Egerton (Rocketman), apesar de ter recebido grandes elogios por sua performance.


Pelo menos LDC (como Brad Pitt o chamou) já está acostumado a sair de premiações de mãos vazias.

SURPRESA: SAM MENDES (MELHOR DIREÇÃO) POR 1917

Apesar da presença de nomes como Tarantino, Scorsese e Todd Phillips na lista de indicados, o prêmio de Melhor Diretor ficou com Sam Mendes, por seu trabalho em 1917.

Mendes também é um dos grandes diretores desta geração, tendo comandado filmes como Beleza Americana, Foi Apenas um Sonho e os dois últimos 007 - mas as apostas da noite certamente se surpreenderam com a sua vitória.

Veja:


ESNOBADO: O IRLANDÊS

O Irlandês levou cinco indicações no Globo de Ouro, mas quando a premiação acabou, o filme de Martin Scorsese se viu de mãos vazias.


Enquanto Joe Pesci e Al Pacino perderam para Brad Pitt, o diretor e o filme perderam para 1917 e o roteiro perdeu para Era Uma Vez em... Hollywood.

ESNOBADO: NETFLIX

A Netflix era uma das maiores apostas da noite, tendo sido a casa de grandes lançamentos como História de um Casamento, Dois Papas e O Irlandês.

O sucesso da plataforma foi até piada no discurso inicial de Ricky Gervais, que disse que era só entregar os prêmios à Neflix e poderíamos todos ir para a casa.


Só que, no fim da noite, o serviço de streaming ficou apenas com os prêmios de Melhor Atriz Coadjuvante, para Laura Dern, pelo longa 'Diário de Um Casamento' e Melhor Atriz em Série de Drama, para Olivia Colman, pela série 'The Crown'.

DISCURSO DO DIRETOR BONG JOON-HO

Tendo levado a Palma de Ouro em Cannes, não foi surpresa que Parasita tenha saído com o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro do Globo de Ouro.

Porém, o discurso de Bong Joon-ho certamente chamou a atenção.

Falando em sul-coreano, o elogiado cineasta fez um apelo a Hollywood para se abrir mais para as produções fora dos Estados Unidos.

“Quando vocês ultrapassarem apenas alguns centímetros da barreira das legendas, vocês descobrirão tantos filmes incríveis”, afirmou.

Veja:

PHOEBE WALLER-BRIDGE AGRADECE OBAMA

Phoebe Waller-Bridge subiu ao palco duas vezes, vencendo tanto por Melhor Atriz quanto por Melhor Série de Comédia, por Fleabag.

Ao levar o segundo prêmio, a atriz e roteirista aproveitou para agradecer o Presidente Barack Obama por ter colocado a produção entre suas séries favoritas do ano:

“Gostaria de agradecer Obama por ter nos colocado na sua lista. Como alguns de vocês devem saber, ele sempre esteve na minha”, disse a atriz, fazendo referência à uma cena bem específica da primeira temporada.

Veja:


OLIVIA COLMAN SENDO ELA MESMA

Olivia Colman levou o prêmio de Melhor Atriz em Série de Drama por The Crown, e como sempre faz, marcou a cerimônia com um discurso descontraído e muito “gente como a gente”.

Ela declarou não saber o que dizer porque, já que não esperava o prêmio, bebeu um pouco demais e gastou seu tempo no palco elogiando Fleabag e se emocionando com sua plateia de famosos.

Veja:


A REGATA DE JASON MOMOA

Embora não estivesse concorrendo a nenhum prêmio, Jason Momoa certamente foi um dos nomes da noite.

Para a surpresa de todos, o ator abandonou seu luxuoso blazer azul turquesa no meio da cerimônia e curtiu o restante do evento com sua regata preta.


Se ele não protagonizou o melhor meme da noite - Tom Hanks e sua reação ao monólogo de Ricky Gervais é também um forte candidato -, ele certamente legitimou muitos homens que se dizem injustiçados pelo seu apreço às regatas.

CONFIRA TODOS OS VENCEDORES DO 77º GLOBO DE OURO:

CATEGORIAS DE CINEMA:

Melhor Filme - Drama
1917

Melhor Filme - Comédia/Musical
Era uma Vez em... Hollywood

Melhor Direção
1917, Sam Mendes

Melhor Ator - Drama
Joaquin Phoenix, Coringa

Melhor Atriz - Drama
Renée Zellweger, Judy

Melhor Ator - Comédia/Musical
Taron Egerton, Rocketman

Melhor Atriz - Comédia/Musical
Awkwafina, The Farewell

Melhor Ator Coadjuvante
Brad Pitt, Era uma Vez em... Hollywood

Melhor Atriz Coadjuvante
Laura Dern, História de um Casamento

Melhor Roteiro
Quentin Tarantino, Era uma Vez em... Hollywood

Melhor Animação
Link Perdido

Melhor Filme Estrangeiro
Parasita, de Bong Joon Ho

Melhor Trilha Sonora
Hildur Guðnadóttir, Coringa

Melhor Canção Original
(I'm Gonna) Love Me Again (Elton John), Rocketman

CATEGORIAS DE TELEVISÃO/STREAMING:

Melhor Série - Drama
Succession

Melhor Série - Comédia
Fleabag

Melhor Ator - Drama
Brian Cox, Succession

Melhor Atriz - Drama
Olivia Colman, The Crown

Melhor Ator - Comédia
Ramy Youssef, Ramy

Melhor Atriz - Comédia
Phoebe Waller-Bridge, Fleabag

Melhor Ator Coadjuvante - Série/Telefilme
Stellan Skarsgard, Chernobyl

Melhor Atriz Coadjuvante - Série/Telefilme
Patricia Arquette, The Act

Melhor Telefilme/Série limitada
Chernobyl

Melhor Ator - Telefilme/Série limitada
Russell Crowe, The Loudest Voice

Melhor Atriz - Telefilme/Série limitada
Michelle Williams, Fosse/Verdon

Prêmio Cecil B. DeMille
Tom Hanks

Prêmio Carol Burnett
Ellen DeGeneres

Nenhum comentário:

Postar um comentário