quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

'STAR WARS: A ASCENSÃO SKYWALKER': SAGA CRIADA POR GEORGE LUCAS EM 1977 SE ENCERRA COM SUAVIDADE E MAESTRIA


SINOPSE:

Com o retorno do Imperador Palpatine, todos voltam a temer seu poder e, com isso, a Resistência toma a frente da batalha que ditará os rumos da galáxia.

Treinando para ser uma completa Jedi, Rey (Daisy Ridley) ainda se encontra em conflito com seu passado e futuro, mas teme pelas respostas que pode conseguir a partir de sua complexa ligação com Kylo Ren (Adam Driver), que também se encontra em conflito pela Força.

Mas a amizade da moça com Poe (Oscar Isaac) e Finn (John Boyega), bem como sua aproximação com a general Leia (Carrie Fisher) mostram que nem tudo estará perdido.

CRÍTICA:

Star Wars: A Ascensão Skywalker, que estreia hoje, encerra a saga iniciada em 1977 por George Lucas com suavidade e maestria.

O diretor J.J. Abrams (O Despertar Da Força) conseguiu criar uma história coesa, capturar o espírito da franquia, expandir seu mundo, trazer elementos dos livros e games (famoso universo expandido) e criar uma trilogia digna, capaz de entreter e emocionar fãs e novatos na força.

Diferente do que Ryan Johnson fez em Os Últimos Jedi, J.J. Abrams não se arrisca o suficiente e segue um caminho mais seguro em sua conclusão, ignorando alguns elementos bem interessantes apresentados no longa anterior.

A narrativa pula alguns anos após os acontecimentos de Episódio VIII, mostra Rey cada vez mais treinada na força, Kylo Ren investido em sua missão de dominar a galáxia em nome dos Sith e a Resistência lutando para se opor às forças sombrias como pode.

Como esperado, o longa lembra a trama de Star Wars: Episódio VI - O Retorno do Jedi - só que a estreia se destaca por ser melhor amarrado e trazer algumas revelações surpreendentes.

O universo no cinema é expandido a um novo nível, com mais destaque para questões da força, Sith e elementos vistos apenas em outras mídias.

Só que J.J. Abrams, como mestre em entregar obviedades, mantém o status quo da franquia intacto, para alegria dos fãs que reclamam de mudanças mais bruscas.

Sem comentar spoilers, fica difícil explicar o motivo do novo longa agradar tanto, mas é possível dizer que a parte técnica é impecável, como esperado, os personagens tem desenvolvimento aprofundado - e o mais importante: voltamos a ver a amizade do trio principal: Poe, Rey e Finn.

Já a utilização de imagens pré-gravadas de outros filmes para trazer Carrie Fisher de volta como Princesa Leia não funcionam tão bem quanto poderiam.

Suas imagens destoam do restante do filme e fica claro que seus diálogos são genéricos.

Até que seu desfecho é digno, diante das circunstâncias, mas também reforça o impacto da perda da atriz, que teria uma papel importante nesse final épico.

Além disso, o longa volta a abusar do fan service e dos momentos para introduzir novos personagens com foco na venda de brinquedos - algo esperado, porém óbvio demais.

Apesar disso, o retorno de velhos personagens é bem-vindo, porque nostalgia sempre funciona.

Star Wars: A Ascensão Skywalker emociona ao encerrar a saga mais importante de todos os tempos.

Será interessante ver se a Disney e a Lucasfilm conseguirão deixar a trama central desses nove filmes de lado para focar, realmente, em outras histórias desse rico universo.

Se o final deu certo, respeitando o legado e criando algo capaz de conversar com novos públicos, agora é hora de explorar algo novo - está aí o sucesso da série derivada O Mandaloriano, no Disney+ para mostrar esses novos caminhos.

SPOILERS:

O imperador Palpatine não só esta vivo como tem um poderio bélico infinito.

Leia morre. Kylo Ren também. Chewbacca é dado como morto...só que não!

Além da aguardada aparição de Lando Carissian (Billy Dee Williams), que volta a fazer par na Milenniun Falcon com Chewbacca, temos uma breve, mas decisiva cena com Han Solo (Harrison Ford) e seu filho Ben, o Kylo Rem (Adam Driver).

GALERIA DE IMAGENS:
Star Wars: A Ascensão Skywalker : Vignette (magazine) Daisy Ridley, John Boyega, Oscar Isaac

Star Wars: A Ascensão Skywalker : Foto Carrie Fisher

Star Wars: A Ascensão Skywalker : Foto Adam Driver

Star Wars: A Ascensão Skywalker : Foto Billy Dee Williams

Star Wars: A Ascensão Skywalker : Foto Keri Russell

Star Wars: A Ascensão Skywalker : Foto Anthony Daniels, Daisy Ridley, John Boyega, Oscar Isaac

TRAILER:


FICHA TÉCNICA:
STAR WARS: A ASCENSÃO SKYWALKER
Título Original:
STAR WARS: THE RISE OF SKYWALKER
Gênero:
Aventura
Direção:
J.J. Abrams
Elenco:
Adam Driver, Andy Serkis, Anthony Daniels, Billie Lourd, Carrie Fisher, Daisy Ridley, Domhnall Gleeson, Dominic Monaghan, Greg Grunberg, Ian McDiarmid, Jimmy Vee, John Boyega, Joonas Suotamo, Kelly Marie Tran, Keri Russell, Lupita Nyong'o, Mark Hamill, Naomi Ackie, Oscar Isaac, Richard Bremmer, Richard E. Grant
Roteiro:
Chris Terrio, Colin Trevorrow, Derek Connolly, George Lucas, J.J. Abrams
Produção:
J.J. Abrams, Kathleen Kennedy, Michelle Rejwan
Fotografia:
John Schwartzman
Trilha Sonora:
John Williams
Montador:
Mary Jo Markey, Maryann Brandon
Estúdio:
Bad Robot, Lucasfilm, Walt Disney Pictures
Distribuidora:
Disney
Duração:
141 min.
Ano de Produção:
2019
Estréia:
19/12/2019
Classificação Indicativa:
12 anos

COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário