segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

'CATS: VISUAL HORROROSO, RITMO LENTO, MÚSICAS E INTERPRETAÇÕES IMPRESSIONANTES


SINOPSE:

Uma tribo de gatos chamada Jellicles todo ano precisa tomar uma grande decisão em uma noite especial: escolher um dos gatos para ascender para o Heaviside Layer e conseguir uma nova e melhor vida.

Cada um dos gatos conta a sua história para sua líder, a velha Deuteronomy (Dame Judi Dench), na tentativa de ser o escolhido.

CRÍTICA:

Um dos musicais mais famosos da Broadway, Cats nunca foi consenso entre a crítica especializada desde que estreou em 1982: os críticos foram do 'amei' ao 'odiei' em todas as suas montagens.

Cats. a adaptação cinematográfica da peça, estrelada por nomes de peso como Idris Elba, Dame Judi Dench, Taylor Swift e Sir Ian McKellen, recebeu críticas adiantadas pelo assustador trailer lançado em julho, cujo visual dos gatos causou uma onda de reações negativas, que tiveram que ser rebatidas por produtores e pelo diretor Tom Hooper.

O longa estreia neste dia de Natal aqui no Brasil.

Infelizmente, apesar de alguns retoques, os efeitos visuais seguem aterrorizantes e irregulares, tornando atores como a protagonista Francesca Hayward irreconhecíveis, enquanto personalidades mais famosas, como Rebel Wilson e James Corden, têm seus rostos mais expostos e se tornam um híbrido ainda mais assustador de computação gráfica e ser humano.

O uso de efeitos especiais também afetou demais alguns dos atores mais experientes do elenco, especialmente Elba e Sir McKellen.

Enquanto o primeiro não consegue imprimir o mínimo de carisma ou personalidade que o tornaram famoso em The Wire, o lendário ator britânico tem sua presença apagada por um personagem praticamente mudo, um velho gato chamado Gus, que ainda sai ainda mais prejudicado por sua voz fraca.

Outro nome completamente subaproveitado, a mega estrela do Pop Taylor Swift não justifica a grande publicidade feita em torno de sua presença no filme, já que aparece em apenas um número musical – “Macavity” – e sua entrada na trama é tão sem sentido quanto sua saída.

Por outro lado, Hayward, apesar de praticamente engolida pelos efeitos especiais, tem uma performance memorável.

Além de trazer emoção para a música “Ghosts”, suas interações com Jennifer Hudson e Laurie Davidson são impressionantes, mesmo que os pelos de computação gráfica ainda tragam, como em todas as outras cenas, algum desconforto ao espectador.

Mesmo assim, e também com tudo contra, Hudson também rouba a cena: sua interpretação de “Memory” - a canção mais famosa do musical e que virou top 1 da Billboard na voz de Barbra Streissand - é extremamente poderosa e capaz de emocionar até mesmo os mais espantados com o visual do filme.

De modo geral, a trilha sonora é extremamente bem-feita, com exceção das faixas cantadas por Sir McKellen e Elba.

O filme, aliás, funcionaria perfeitamente se fosse distribuído apenas como um álbum.

Centrada na gata Victoria (Hayward) se acostumando com a vida na rua após ser abandonada e nas trapaças de Macavity (Elba) para vencer um concurso de talento entre os gatos do grupo “Jellicle” – termo que nunca é explicado -, a conhecida trama passa despercebida entre a aparência espantosa dos personagens (que inclui, além dos gatos, ratos e baratas).

Ainda assim, algumas sequências tornam o espantoso visual tolerante, como a já citada canção de Hudson ou o bizarro momento em que os protagonistas fazem uso de erva-de-gato.

Soterrar um elenco talentoso de atores, cantores e dançarinos por trás de tanta maquiagem digital é o grande erro de Cats.

Mesmo contando com números de dança grandiosos, a apressada criação dos corpos digitais deixa claro que o filme de Hooper seria melhor aproveitado de olhos fechados.

A Universal Pictures prometeu dar uma melhorada no visual para os lançamentos em streaming e home vídeo - vamos aguardar.

GALERIA DE IMAGENS:
Cats : Foto

Cats : Foto Judi Dench

Cats : Foto Idris Elba

Cats : Foto Francesca Hayward

Cats : Foto Taylor Swift

Cats : Foto Taylor Swift

TRAILER:


FICHA TÉCNICA:
CATS
Título Original:
CATS
Direção:
Tom Hooper
Elenco Principal:
Taylor Swift, Jennifer Hudson, Dame Judi Dench, Idris Elba, Ian McKellen, Francesca Hayward
Roteiro:
Tom Hooper, Lee Hall
Trilha Sonora:
Andrew Lloyd Webber, Eric Fellner
Produtores:
Debra Hayward, Tom Hooper
Produtores Executivos:
Steven Spielberg, Andrew Lloyd Webber, Liza Chasin
Fotografia:
Christopher Ross
Estúdios:
Working Title Films, Amblin Entertainment
Efeitos especiais:
Industrial Light & Magic (ILM)
Distribuidor brasileiro (Lançamento):
Universal Pictures
Ano:
2019
País:
EUA/Reino Unido
Duração:
1h51min
Classificação Indicativa:
Livre

COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário