quinta-feira, 1 de setembro de 2016

'STAR TREK: SEM FRONTEIRAS': PARECIDO COM UM CAPÍTULO DA SÉRIE CLÁSSICA, LONGA TEM ROTEIRO, ELENCO E DIREÇÃO ARREBATADORAS E COMEMORA COM SOBRAS OS 50 ANOS DA FRANQUIA


SINOPSE:

Kirk (Chris Pine), Spock (Zachary Quinto) e a tripulação da USS Enterprise já estão no terceiro ano da missão de exploração do espaço, prevista para durar cinco anos, em busca de novas culturas e novas civilizações.

Kirk começa a questionar o motivo de se juntar à frota estelar e Spock também passa por uma crise existencial.

Enquanto ambos tomam atitudes para mudar o rumo de suas vidas em breve, eles recebem um pedido de socorro que acaba levando-os ao maléfico vilão Krall (Idris Elba), um insurgente anti-Frota Estelar interessado em um objeto de posse do líder da nave.

A Enterprise é atacada e eles acabam em um planeta desconhecido, onde o grupo acaba sendo dividido em duplas.

CRÍTICA:

'Star Trek'  é das franquias mais bem-sucedidas da cultura pop e há 50 anos nos encanta, com sua espaçonave e tripulação icônicas desbravando os confins do universo.

Para comemorar o 50º aniversário da série de TV que originou a mania trekker no mundo, a Paramount Pictures criou 'Star Trek: Sem Fronteiras', em exibição em 514 salas em todo o Brasil e que completa a trilogia iniciada por J.J. Abrams em 2009.

Star Trek: Sem Fronteiras : Foto Zachary Quinto
Spock (Zachary Quinto) em cena do longa - Fotos dessa Postagem; Divulgação/Paramount Pictures do Brasil
Se é muita responsabilidade para um só longa comemorar meio século de aventuras, porém os fãs podem ficar tranquilos, já que que a obra cumpre seu papel, é divertida e se torna, desde já uma das mais perfeitas traduções do universo trekker em todos os tempos.

É que, para a alegria dos fanáticos trekkers, o longa mais parece um capítulo da série clássica (1966-1968), já que a trama se limita a acompanhar uma das aventuras da tripulação, sem ter o futuro da humanidade ou da Federação em suas mãos, um bem vindo respiro numa franquia que não sobrevive apenas com situações extremas e precisa desenvolver tramas mais contidas para garantir a diversidade de suas histórias.

Aliás, isso é o que mais encanta os fãs desde que a série clássica estreou.

Star Trek: Sem Fronteiras : Foto Chris Pine
Kirk (Chris Pine), com o novo uniforme da tripulação, em cena do longa
Aqui, vemos que já se passaram três anos da lendária missão de cinco anos da USS Enterprise, com o Capitão James T. Kirk (Chris Pine) começando a questionar o motivo de se juntar à Frota Estelar e passando a refletir sobre deixar a exploração espacial de lado.

Por sua vez, Spock (Zachary Quinto) também passa por uma crise existencial após a triste notícia da morte do embaixador Spock, versão do futuro interpretada pelo falecido Leonard Nimoy, lembrado com belíssima homenagem nesse filme, o primeiro após a partida definitiva da lenda.

Essa triste novidade faz com que Spock queira voltar junto ao seu povo e ajudar a reconstruir sua raça, dizimada após a destruição do planeta Vulcano (no filme de 2009).

Com isso, o romance dele com a tenente Uhura (Zoe Saldana) é abalado e ele precisa tomar uma difícil decisão.

Resultado de imagem para uhura and spock  star trek beyond
Spock e Uhura (Zoe Saldana): romance em crise
Enquanto Kirk e Spock tomam atitudes para mudar o rumo de suas vidas em breve, um pedido de socorro os obriga a sair em uma última missão, mas com consequências desastrosas.

Para os fãs, nada pior do que acompanharmos as cenas (belíssimas, por sinal) da USS Enterprise abatida e sua tripulação feita refém.

Agora, cabe aos protagonistas acharem um jeito de salvar a todos e a partir daí, a trama é muito simples e direta: Kirk precisa reunir sua equipe, fugir do planeta e impedir o plano do vilão Krall (Idris Elba, simplesmente sensacional).

Entretanto, a produção se destaca não apenas visualmente e pelas ótimas cenas de ação, marcas do currículo do diretor  Justin Lin - famoso pela franquia 'Velozes E Furiosos' - mas também pelo desenvolvimento dos personagens, humor e capacidade de aprofundar questões emocionais.

Esses elementos são alcançados, em parte, ao dividir os personagens de forma inusitada, como colocar Spock e Dr. McCoy (Karl Urban), que vem se bicando há 50 anos, juntos, enquanto lutam por suas vidas em um planeta hostil.

O resultado, hilário, ficou irresistível e sensacional.

Star Trek: Sem Fronteiras : Foto Zachary Quinto
Spock e McCoy  (Karl Urban): dupla mais que improvável é responsável por momentos hilários do longa
Chama a atenção também o sólido e inspiradíssimo roteiro - de Doug Jung e Simon Pegg, atual intérprete de Scooty - e atuações espetaculares.

A produção introduz ainda uma nova personagem, Jaylah, uma alien cheia de habilidades e que ajuda a tripulação da Enterprise.

A atriz Sofia Boutella (de 'Kingsman - Serviço Secreto') está encantadora no papel, mesmo com sua personalidade não sendo aprofundada e alguns clichês aparecerem quando ela está em cena.

Resultado de imagem para simon pegg star trek beyond
Jaylah (Sofia Boutella) e Scooty (Simon Pegg), em cena do longa
Idris Elba, irreconhecível debaixo de tanta maquiagem, dá show como o vilão Krall, exagerado, caricato e com o tom dramático típico dos antagonistas da franquia, de lembrar o lendário Khan de Ricardo Montalban.

O público, encantado, nem percebe que as motivações do vilão são fracas demais, que falta explicação e algumas cenas para aprofundá-lo e transformá-lo em alguém realista e não apenas um vilão clichê, para entendermos realmente como o personagem chegou ao ponto em que se encontra.

Resultado de imagem para idris elba star trek beyond
Idris Elba, como o vilão Krall: sensacional
Mesmo assim, o longa faz jus à criação de Gene Roddenberry ao tratar de assuntos sociais relevantes para 2016 e além disso, o clímax ao som de Beastie Boys é absurdo, mas muito divertido e faz sentido com a ideia da série, de soluções fora do comum para resolver grandes problemas.

Assim, o novo longa deve agradar tanto aos fãs de longa data quanto aos novos públicos e comemora muito bem, até com sobras, 50 anos da franquia.

Filmaço.

Pena que Anton Yelchin não tenha vivido para curtir mais esse sucesso da saga: o intérprete de Checov morreu em um acidente na porta da sua casa, em 19 de junho, aos 27 anos - foi prensado pelo seu carro.

O longa traz algumas homenagens a Yelchin, desde a citação nos créditos finais ("Para Anton") até uma cena na qual o capitão Kirk faz um brinde aos amigos ausentes, imediatamente seguido por uma imagem de Chekov.

Yelchin (à direita): homenagens no filme
TRAILER:


FICHA TÉCNICA:
'STAR TREK: SEM FRONTEIRAS'
Título Original:
STAR TREK BEYOND
Gênero:
Ação, Aventura, Ficção Científica
Direção:
Justin Lin
Roteiro:
Doug Jung e Simon Pegg, baseados na criação de Gene Roddenberry
Elenco:
Adam DiMarco, Anton Yelchin, Ashley Edner, Chris Pine, Christian Sloan, Deep Roy, Fiona Vroom, Idris Elba, Jake Foy, Jason Matthew Smith, Jodi Haynes, Joe Taslim, John Cho, Joseph Gatt, Karl Urban, Lydia Wilson, Natalie Moon, Priya Rajaratnam, Rebecca Husain, Simon Pegg, Sofia Boutella, Thomas Cadrot, Zachary Quinto, Zoe Saldana
Produção:
Bryan Burk, J.J. Abrams, Roberto Orci
Fotografia:
Stephen F. Windon
Montador:
Dylan Highsmith, Greg D'Auria, Kelly Matsumoto
Trilha Sonora:
Michael Giacchino
Duração:
122 min.
Ano:
2016
País:
Estados Unidos
Cor:
Colorido
Estreia:
01/09/2016 (Brasil)
Distribuidora:
Paramount Pictures Brasil
Estúdio:
Bad Robot / Paramount Pictures / Skydance Productions
Classificação:
12 anos

COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário