quinta-feira, 29 de setembro de 2016

'MEU AMIGO, O DRAGÃO': FILME DA DISNEY MENOS BADALADO DO ANO FAZ CRIANÇADA PENSAR SOBRE DESMATAMENTO, GANÂNCIA E AMIZADE


SINOPSE:

Pete (Oakes Fegley), um garotinho de apenas cinco anos, sai com os pais para um dia de aventura.

Mas, depois de um acidente, ele acaba sozinho em uma floresta e acaba conhecendo Elliot, seu amigo dragão.

Seis anos depois, ele é encontrado por uma guarda florestal que tentava proteger a área de uma madeireira e terá a identidade de seu amigo descoberta por todos os cidadãos.

CRÍTICA:
Um dos filmes menos falados e repercutidos da Disney do ano, 'Meu Amigo, O Dragão', em exibição em 343 salas em todo o Brasil é um remake, mas é um remake bem feito e muito emocionante.

Se antes Pete fugia de casa cansado de sofrer abusos de seu pai, agora ele viaja a caminho de uma aventura com os pais quando tem apenas cinco anos - mas um acidente faz com que o garotinho fique sozinho na floresta logo no começo do longa.

Meu Amigo, o Dragão : Foto Oakes Fegley
O protagonista Pete - Fotos dessa Postagem: Divulgação/Disney
Já na floresta, Pete encontra Elliot, um dragão peludo que mais parece um cachorro com asas.

A amizade entre o garoto e a figura mitológica cativa logo de cara e o dragão assume o papel de tutor do pequeno e o ajuda a sobreviver.

Mas, com o avanço do desmatamento na região, Elliot está ameaçado de ser descoberto.

Apenas um morador acredita de fato na existência dele, o pai da guarda florestal Grace (Robert Redford), personagem de Bryce Dallas Howard.

Em uma de suas brigas com os donos da madeireira, ela encontra o garotinho que, ao começar a confiar nela, mostra o desenho de seu amigo grandalhão que o ajudou durante os seis anos que ficou na floresta - o mesmo que seu pai afirma ter visto há anos.

Meu Amigo, o Dragão : Foto Oakes Fegley
Pete e Elliot, em cena do longa
Apesar da morte dos pais de Pete já ser esperada - até mesmo pelo histórico dos filmes da Disney - ela também parece acontecer precocemente.

Não os conhecemos muito bem e a aproximação de Grace com menino faz com que cheguemos a questionar se ela não seria a sua mãe de fato (afinal, as duas têm traços semelhantes e a mesma cor de cabelo).

Até mesmo uma fala solta de seu noivo, Jack, dá essa impressão, já que ele diz que o menino poderia ser o filho dela.

O filme é emoção do começo ao fim e traz também com ele alguns valores da Disney já conhecidos como os relacionados à família (das mais variadas formas) e a crença na magia, apresentada na figura de Elliot, que surpreende quem o conhece por seu bom coração.

Ainda assim, a trama traz a dura lição de se fazer decisões.

De uma maneira sutil, o longa tenta mostrar que deixar algo partir não significa necessariamente perdê-lo totalmente e que as lembranças dos bons momentos vividos sempre serão guardadas.

Meu Amigo, o Dragão : Foto Bryce Dallas Howard, Robert Redford
Bryce Dallas Howard e Robert Redford, em cena do longa
Quanto aos vilões, eles já não são mais caricatos e estão mais próximos das figuras humanas que erram, aprendem com seus erros e evoluem, uma evolução para dar fim ao maniqueísmo tão presente ainda em filmes infantis.

A produção anterior era um musical e talvez por isso o longa tenha uma trilha sonora capaz de embalar as cenas de uma maneira muito harmônica e fazer você pensar que gostaria de ouvir aquela música de novo.

Já a história com ótimo ritmo permite que o tempo na sala de cinema passe bem rápido, o que é ótimo em uma produção infantil.

Filme para a família e para todas as idades, o longa conquista pela sua delicadeza em tocar em assuntos como amizade, família e ganância, trazendo uma linda mensagem de preservação à natureza - que pode fazer a criançada pensar.

TRAILER:


FICHA TÉCNICA:
'MEU AMIGO, O DRAGÃO'
Título Original:
PETE'S DRAGON
Gênero:
Aventura
Direção:
David Lowery
Roteiro:
David Lowery, Toby Halbrooks
Elenco:
Aaron Jackson, Annabelle Malaika Süess, Augie Davis, Augustine Frizzell, Brandie Stephens, Bryce Dallas Howard, Craig Hall, Esmée Myers, Gareth Reeves, Isiah Whitlock Jr., Jim McLarty, Karl Urban, Levi Alexander, Marcus Henderson, Oakes Fegley, Oona Laurence, Phil Grieve, Robert Redford, Tim Wong, Wes Bentley
Produção:
James Whitaker
Fotografia:
Bojan Bazelli
Montador:
Lisa Zeno Churgin
Trilha Sonora:
Daniel Hart
Duração:
103 min.
Ano:
2016
País:
Estados Unidos
Cor:
Colorido
Estreia:
29/09/2016 (Brasil)
Distribuidora:
Disney
Estúdio:
Walt Disney Productions
Classificação:
Livre

COTAÇÃO DO KLAU:


Nenhum comentário:

Postar um comentário