SINOPSE:
Três adolescentes planejam roubos muito bem planejados e sem grandes riscos.
Mas quando descobrem que um cego esconde uma pequena fortuna em casa decidem mudar de estratégia.
O problema é que, apesar da casa estar num bairro abandonado de Detroit, o local é uma fortaleza e o homem cego é um ex-militar altamente treinado.
Assim, o que era para ser o último crime do grupo, torna-se uma luta por suas vidas.
CRÍTICA:
O título original do longa, 'Don't Breath' ('Não Respire' em tradução livre), tem muito mais a ver com esse criativo suspense e terror, que tem entre seus produtores o mestre Sam Raimi.
É que a ideia de 'O Homem Nas Trevas', em exibição em 347 salas em todo o Brasil, é mostrar três jovens ladrões em uma situação complicada ao ficarem presos na casa de um ex-militar cego e perceberem que o roubo, que deveria ser fácil, se tornou, na verdade, uma luta por suas vidas.
Ou seja: se respirar, o cego escuta e...
Daniel Zovatto, Dylan Minnette e Jane Levy são os protagonistas do longa - Fotos dessa postagem: Divulgação/Sony Pictures
Ambientado em Detroit, Michigan, cidade atualmente cheia de bairros fantasmas após a derrocada da outrora poderosa indústria automobilística local, o filme, dirigido magnificamente por Fede Alvarez, também um dos roteiristas, é tenso, cheio de surpresas e reviravoltas, como há muito não víamos no cinema americano recente.
A produção ainda explora o visual apocalíptico da vizinhança e o aspecto sinistro da sombria casa do homem cego (Stephen Lang, sensacional) com extrema felicidade.
Não à toa, o longa, que estreou há dois finais de semana nos EUA, conseguiu destronar o peso pesado 'Esquadrão Suicida' e segue como o Top 1 da bilheteria americana.
A trama acompanha Rocky (Jane Levy), Money (Daniel Zovatto) e Alex (Dylan Minnette), três jovens com planos de abandonar suas vidas na cidade condenada e se mudar para a Califórnia.
Quando recebem uma dica sobre uma casa no meio de um bairro abandonado, habitada por um cego que guarda grandes quantias de dinheiro no local, não resistem e decidem que esse roubo os levará até seu sonho.
Quando fica claro que a casa é muito mais fortificada do que esperavam e o cego tem muito mais habilidade e capacidade de se defender do que imaginavam, uma série de péssimas decisões os leva a consequências terríveis e violentas.
Mas o que torna o longa irresistível é o diretor Alvarez não cair no clichê de focar demais na tortura - como 'Jogos Mortais', 'O Albergue' e tantos outros, com a câmera passeando pela casa e desnudando a esquisitice do lugar, sem perder o foco nos personagens.
Uma das melhores cenas acontece no porão escuro, onde Rocky e Alex precisam tatear por prateleiras para tentar achar seu caminho através da escuridão enquanto tentam não atrair a atenção do homem cego, cuja audição aguçada lhe dá uma bela vantagem.
O cego e uma de suas vítimas
Além de criar tensão e medo como poucos, o longa ainda consegue retratar todos os personagens de forma realista, sem criar heróis, vilões, vítimas, assassinos.
A forma como a trama brinca com isso é bem interessante, sempre fazendo a simpatia do público passear entre os diversos personagens, especialmente quando segredos sombrios são revelados.
Alex acaba funcionando como protagonista e, ao menos, tenta ser a voz da razão diante da situação caótica.
O longa só ganha com a forma como Stephen Lang rouba a cena, com seu cego, quase sem falas.
Stephen Lang como o cego dono da casa: sensacional
Se vemos, aqui e ali, saídas fáceis para situações complicadas e alguns absurdos narrativos para justificar a forma como as coisas evoluem e, claro, alguns clichês, a trama simples é capaz de explorar diversos medos e criar tensão do começo ao fim.
Filmaço.
TRAILER:
FICHA TÉCNICA:
'O HOMEM NAS TREVAS'
Título Original:
DON'T BREATHE
Gênero:
Terror
Direção:
Fede Alvarez
Roteiro:
Fede Alvarez, Rodo Sayagues Mendez
Elenco:
Brak Little, Christian Zagia, Daniel Zovatto, Dylan Minnette, Jane Levy, Jane May Graves, Jon Donahue, Katia Bokor, Sergej Onopko, Stephen Lang
Produção:
J.R. Young, Joseph Drake, Nathan Kahane, Sam Raimi
Fotografia:
Pedro Luque
Montador:
Gardner Gould
Trilha Sonora:
Roque Baños
Duração:
88 min.
Ano:
2016
País:
Estados Unidos
Cor:
Colorido
Estreia:
08/09/2016 (Brasil)
Distribuidora:
Sony Pictures
Estúdio:
Ghost House Pictures / Good Universe / Sony Pictures Entertainment (SPE)
Classificação:
16 anos
COTAÇÃO DO KLAU:
Nenhum comentário:
Postar um comentário