quinta-feira, 30 de junho de 2016

'PORTA DOS FUNDOS - CONTRATO VITALÍCIO': SEM O BRILHO DAS ESQUETES DO YOUTUBE, MESMO ASSIM LONGA É MELHOR QUE TODAS AS RECENTES COMÉDIAS BRASILEIRAS


SINOPSE:

Dois amigos, o diretor Miguel (Gregorio Duvivier) e o ator Rodrigo (Fabio Porchat), recebem o grande prêmio do júri num badalado festival internacional de cinema.

Depois de beberem demais, Rodrigo assina um contrato para participar do próximo filme do cineasta.

Miguel desaparece e ressurge dez anos depois com uma proposta de fazer um longa delirante.

Rodrigo já é famoso e desconfia da sanidade do diretor.

Para piorar, percebe que para honrar o contrato será obrigado a fazer um filme que pode destruir não apenas sua carreira, mas sua vida.

CRÍTICA:

O 'Porta dos Fundos' é um dos maiores fenômenos da internet brasileira com suas esquetes que zoam, sem dó, nem piedade, temas como religião e política, passando por piadas com a dublagem brasileira ou o atendimento de uma famosa rede de restaurantes.

Com essa diversidade de temas, não é à toa que é o canal brasileiro com mais inscritos no Youtube.

Com direção de Ian SBF, um dos fundadores do grupo ao lado de Fábio Porchat, aqui um dos roteiristas, o grupo de humor tenta alcançar o mesmo sucesso que teve na web também nos cinemas com 'Porta dos Fundos - Contrato Vitalício', em exibição em 410 salas em todo o Brasil.

Para isso, o roteiro satiriza todo o universo de blogueiras, vloggers e da imprensa cor-de-rosa e sua obsessão por escândalos e polêmicas.

Na trama, dois amigos, o diretor Miguel (Gregorio Duvivier) e o ator Rodrigo (Fabio Porchat), recebem o grande prêmio do júri no Festival de Cannes por um filme chamado 'Oxigênio'.

Porta dos Fundos - Contrato Vitalício : Foto
o diretor Miguel (Gregorio Duvivier) e o ator Rodrigo (Fabio Porchat), recebem o grande prêmio do júri no Festival de Cannes  - Fotos dessa Postagem: Divulgação/Paramount Pictures Brasil
Depois de beberem demais, Rodrigo assina um contrato vitalício prometendo participar de qualquer projeto futuro do amigo.

Entretanto, Miguel desaparece, ressurge dez anos depois com uma proposta de fazer um longa delirante sobre alienígenas que vivem no centro da Terra e Rodrigo percebe que para honrar o contrato será obrigado a fazer um filme que pode destruir a sua já consolidada carreira.

Com piadas batidas, pouco inspiradas e um roteiro nada convincente – que foi revelado por completo ainda nos trailers – o longa não traz surpresas e ainda por cima foge muito do humor crítico do grupo.

As tiradinhas também são repetidas à exaustão e chegam a cansar o espectador, sem mostrar a criatividade habitual do grupo.

Embora seja tarefa difícil, outros humorísticos já conseguiram fazer essa transição para os cinemas de forma competente.

Os britânicos do 'Monty Python' e os norte-americanos do 'Saturday Night Live' são grandes exemplos disso.

Porta dos Fundos - Contrato Vitalício : Foto
Marília Gabriela é uma das muitas  e divertidas participações especiais do longa
Entretanto, o que faltou aqui foi levar para os cinemas toda a sagacidade e identidade do Porta dos Fundos.

A exceção nessa sequência de clichês são os personagens de Luis Lobianco e Marcos Veras, que conseguem mostrar com muito humor o papel de um empresário de celebridades e de um jornalista da revista 'Tititi' - aqui, nomes e marcas famosas são citadas abertamente nos diálogos, sem problema algum.

Porta dos Fundos - Contrato Vitalício : Foto
Marcos Veras contracena com sua mulher
Graças à qualidade do elenco - além da trupe, temos muitas participações especialíssimas, como as de Marília Gabriela e Xuxa, impagáveis - o longa consegue ser melhor que todas as comédias nacionais lançadas recentemente, mas incapaz de alcançar o mesmo brilho das esquetes do canal do Porta no Youtube.

Mesmo assim, prepara-se pra rir muito.

TRAILER:


FICHA TÉCNICA:
Porta dos Fundos - Contrato Vitalício : Poster
'PORTA DOS FUNDOS - CONTRATO VITALÍCIO'
Gênero:
Comédia
Direção:
Ian SBF
Roteiro:
Fábio Porchat, Gabriel Esteves
Elenco:
Alexandre Ottoni, Anitta, Antonio Tabet, Fábio Porchat, Gregório Duvivier, João Vicente de Castro, Júlia Rabello, Luis Lobianco, Marcos Veras, Marília Gabriela, Naldo Benny, Nelson Rubens, Rafael Portugal, Sérgio Mallandro, Thati Lopes, Totoro, Xuxa Meneghel
Produção:
Tereza Gonzalez
Fotografia:
Gui Machado
Montador:
Bernardo Pimenta
Trilha Sonora:
Fabiano Krieger, Lucas Marcier
Duração:
106 min.
Ano:
2016
País:
Brasil
Cor:
Colorido
Estreia:
30/06/2016 (Brasil)
Distribuidora:
Downtown Filmes / Paris Filmes
Estúdio:
Paramount Pictures / Porta dos Fundos / Telecine Productions
Classificação:
14 anos

COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário