sexta-feira, 24 de junho de 2016

'BATMAN VS SUPERMAN - A ORIGEM DA JUSTIÇA - EDIÇÃO DEFINITIVA': LONGA MELHORA, MAS CONTINUA CANSATIVO E SEM CORRIGIR SEUS MAIORES ERROS



SINOPSE:

'Batman Vs Superman: A Origem da Justiça' chega em breve em home vídeo e versão digital com mais tempo de duração, novos personagens e mais cenas que ainda não vimos nos cinemas.

Após os eventos vistos em 'O Homem De Aço', Superman (Henry Cavill) divide a opinião mundial - afinal para salvar o mundo de Zod, ele destruiu Metrópolis.

Enquanto muitos o consideram o grande salvador da humanidade, outros não concordam com sua permanência no planeta.

Bruce Wayne (Ben Affleck) está do lado dos inimigos do alter ego de Clark Kent e decide retomar o manto de Batman para enfrentá-lo.

Enquanto os dois brigam, uma nova ameaça, o monstro Apocalipse, é criado por Lex Luthor (Jesse Eisenberg) e eles tem de se unir, juntamente com a Mulher-Maravilha (Gal Gadot), para acabar com a ameaça.

Em meio a tudo isso, Clark desenvolve uma relação próxima com Lois Lane (Amy Adams).

CRÍTICA:

Para quem esperava ver algo mais épico do que vimos no primeiro encontro dos dois maiores heróis da DC nos cinemas, infelizmente não foi dessa vez.

Mesmo com novas cenas, edição mais ágil e novos personagens, 'Batman Vs. Superman: A origem da Justiça - Edição Definitiva' continua o mesmo filme problemático, confuso e com furos narrativos sérios, incapaz de agradar à maioria das pessoas, embora seja um filme que pode ser divertido caso visto sem grandes expectativas e que agradou a muitos fãs.

Se a duração de 2h30min e o ritmo truncado já deixavam o longa visto nos cinemas muito cansativo, a falta de lógica entre os acontecimentos também ajudava a tirar o interesse de muitos espectadores.

Por isso a surpresa ao descobrir que a versão estendida de fato melhora consideravelmente a trama, como prometido pelo diretor Zack Snyder, mesmo com suas 3 horas de duração.

Deixar o filme ainda mais longo não parecia a solução ideal, mas curiosamente funciona e vale conferir a 'Edição Definitiva'.

O longa ainda é basicamente o mesmo, com erros graves e diversos problemas, como diálogos forçados, mas agora as coisas fazem mais sentido, especialmente, durante os dois atos que constroem os acontecimentos que levam à briga entre os heróis.

Batman vs Superman: A Origem da Justiça
O Batman (Ben Affleck) enfrentando o Superman (Henry Cavill) - Imagens dessa Postagem: Warner Home Vídeo
A investigação da Lois é aprofundada, Superman ganha mais tempo de tela e sua subtrama é melhor desenvolvida.

Agora, Clark investiga Batman e fica mais claro porque ele aceita enfrentar o Homem-Morcego tão facilmente, após ser manipulado por Lex Luthor (apesar de não justificar totalmente) - afinal já rolava uma animosidade entre os dois.

Além disso, o Homem de Aço volta a parecer um herói quando o filme explica que a bomba responsável por destruir o capitólio dos EUA estava protegida por chumbo, por isso ele não a viu, não foi distração.

Sem falar que agora ele não foge do local da explosão imediatamente sem mais nem menos, nessa versão ele ao menos tenta salvar as pessoas feridas.

Dito isso, os maiores problemas do filme continuam os mesmos: Batman e Superman brigam por um motivo besta (Clark precisa matar Batman para salvar sua mãe e, apesar da melhor contextualização ajudar, ainda não faz muito sentido).

Eles param de brigar por um motivo ainda pior (a mãe dos dois se chama Martha).

Apocalipse continua caindo de paraquedas no meio da trama, Jesse Eisenberg está péssimo como Lex Luthor e, mesmo conhecendo melhor seu plano agora, o personagem é simplesmente horrível.

E claro, o próprio Batman ganha tempo extra, mas como ele já apareceu bastante na versão dos cinemas, suas novas cenas acrescentam pouco.

Entretanto, esses detalhes aliados à investigação de Clark deixam mais claro que o herói não está em seu melhor estado mental quando entra no jogo de Lex.

Ah sim, agora existe um nu de Affleck no banho só pra fazer graça.

É preciso dizer que a Mulher-Maravilha de Gal Gadot ainda é o melhor do filme, apesar de suas cenas extras não acrescentarem nada.

Batman Vs Superman: A Origem da Justiça
A dupla recebe o apoio decisivo da Mulher-Maravilha (Gal Gadot)
Curioso é ver como era fácil levar essa versão ao cinema e não a que realmente foi lançada.

Não faltam cenas desnecessárias que poderiam ser facilmente cortadas em prol de manter momentos cruciais, como os presentes nessa versão definitiva.

O filme continuaria sendo apenas razoável, mas pelo menos teria mais sentido.

Deve ser praga do diretor, já que o mesmo acontece com a versão definitiva de 'Watchmen - O Filme,' também de Snyder, que é superior à versão dos cinemas.

E não espere algo realmente 'para maiores', como prometido - pouca coisa muda no quesito violência.

E para quem está curioso, as cenas extras fazem revelações interessantes.

Jena Malone não é a Batgirl e sim Jenet Klyburn, cientista do S.T.A.R. Labs que ajuda Lois a analisar a bala encontrada no deserto.

Luthor revela saber a identidade secreta do Batman e, por isso, Bruce decide enviar o vilão para o icônico Arkham Asylum em Gotham.

Jesse Eisemberg como Lex Luthor: interpretação equivocada e terrível
Em outra cena, um grupo de militares invade a nave abandonada do General Zod para prender Lex e se depara com uma criatura que gravita três cubos em frente de si antes de desaparecer.

Pelos adornos na cabeça, o personagem seria Lobo da Estepe, capanga de Darkseid, grande rival da Liga da Justiça.

Provavelmente, Lobo da Estepe será o vilão do primeiro filme do supergrupo.

No final das contas, a versão estendida melhora sim a experiência de 'Batman Vs Superman', mas encarar 3 horas de filme é ainda mais cansativo - mas como é uma versão para ver em casa, onde é possível pausar quando necessário, então estamos no lucro.

Curiosamente, essa edição deixa ainda mais claro que poderíamos ter tido dois bons filmes no lugar de apenas um tão inchado assim: 'Batman Vs Superman' e ' A Morte de Superman'.

Com mais tempo para desenvolver ambas as tramas em filmes independentes, possivelmente teríamos dois bons longas e bem menos reclamações dos fãs.


TRAILER:


FICHA TÉCNICA:
'BATMAN VS SUPERMAN - A ORIGEM DA JUSTIÇA - EDIÇÃO DEFINITIVA'
Título Original:
Batman v Superman: Dawn of Justice - Ultimate Edition
Gênero:
Ação
Direção:
Zack Snyder
Roteiro:
Chris Terrio, David S. Goyer
Elenco:
Ahman Green, Amy Adams, Bailey Chase, Barton Bund, Ben Affleck, Callan Mulvey, Christina Wren, Dan Amboyer, Demi Kazanis, Diane Lane, Ezra Miller, Gal Gadot, Harley Wallen, Harry Lennix, Henry Cavill, Holly Hunter, Jason Momoa, Jena Malone, Jeremy Irons, Jesse Eisenberg, Joe Cipriano, Laurence Fishburne, Maggie Wagner, Marko Caka, Michael Cassidy, Nicole Forester, Ray Fisher, Sandhya Chandel, Scoot McNairy, Stephanie Koenig, Tao Okamoto, Will Blagrove
Produção:
Charles Roven, Deborah Snyder
Fotografia:
Larry Fong
Montador:
David Brenner
Trilha Sonora:
Hans Zimmer, Junkie XL
Duração:
180 min.
Ano:
2016
País:
Estados Unidos
Cor:
Colorido
Versão Digital HD - Lançamento:
28 de junho
Versão em DVD/Blu-ray - Lançamento:
19 de julho
Distribuidora:
Warner Home Video
Estúdio:
DC Entertainment / Dune Entertainment / Syncopy/Warner Bros.
Classificação:
18 anos

COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário